Este navegador não é suportado

Você está usando um navegador que não é mais suportado. Para continuar visitando nosso site, escolha um dos seguintes navegadores compatíveis.

Close

ATEX, NEC, DSEAR… o que são e como podem ajudar você?

18 de Dezembro de 2018

Há gases explosivos, vapores, névoas ou áreas empoeiradas no seu local de trabalho? Em caso afirmativo, você pode estar precisando de equipamentos especiais, projetados especificamente para uso em atmosferas potencialmente explosivas dentro de plataformas offshore, minas, indústrias petroquímicas e outros ambientes de trabalho industriais. Aqui, exploramos como esses tipos de atmosfera podem ocorrer e por que é importante considerar as certificações ATEX e NEC ao comprar equipamentos novos.

linkedin - expert article ATEX

Como gerente de operações, você pode estar ciente de atmosferas potencialmente explosivas que podem se inflamar sob determinadas condições. Para garantir ambientes de trabalho seguros, os empregadores são obrigados a classificá-los em zonas e a realizar uma avaliação de risco. Respeitando essas classificações, é possível identificar o tipo certo das ferramentas que irão trabalhar de forma segura em cada zona.

O que é ATEX?

ATEX significa "ATmosfera EXplosiva" e é a designação comumente dada às duas diretivas europeias que regulam essas atmosferas:

logo ATEX with hand and magnifying glass
  1. A Diretiva ATEX 2014/34/EU descreve os requisitos e procedimentos de certificação para equipamentos usados ​​em atmosferas potencialmente explosivas. Afirma que os fabricantes são os responsáveis ​​por garantir o desempenho seguro do equipamento, que precisa ser certificado de acordo com as especificações exigidas para as áreas onde será usado. 
  2. A Diretiva 99/92/EC, também conhecida como 'ATEX 137' ou 'ATEX Workplace Directive', fornece aos empregadores orientações sobre como especificar as diferentes zonas e define requisitos mínimos para a proteção de trabalhadores potencialmente em risco de encontrar atmosferas explosivas. A diretiva também explica como selecionar o grupo e a categoria correta de equipamentos para diferentes atmosferas explosivas.

Você sabia? No Reino Unido, esta diretiva é implementada pelo DSEAR (The Dangerous Substances and Explosive Atmospheres Regulations). A ATEX aplica-se apenas a países da UE. No entanto, para regiões como a América do Norte, sistemas semelhantes de zonas de trabalho são especificados de acordo com o NEC (National Electric Code) e a IEC (International Electrotechnical Commission).

Classificação das áreas ATEX

A diretiva ATEX 137 fornece aos empregadores orientações sobre como especificar as diferentes zonas. Esta classificação de áreas baseia-se na frequência e na duração da ocorrência de uma atmosfera explosiva, incluindo gás, vapor e névoa.

Zona Definição

Zona 0

Um local em que há continuamente gases explosivos, ou por longos períodos de tempo ou com frequência.

Zona 1

Um local em que aparecem ocasionalmente gases explosivos.

Zona 2

Um local em que normalmente não há presença de gases perigosos, ou ocorre apenas por um curto período de tempo.

Zona

Definição

Zona 20

Um local em que há continuamente poeira combustível, ou por um longo período de tempo ou com frequência.

Zona 21

Um local em que ocorrem ocasionalmente sob atividade normal nuvens de poeira explosivas

Zona 22

Um local em que poeira explosiva não é provável de ocorrer ou ocorre apenas por curtos períodos.

ATEX Impact Wrench | PN: 6151590570
As indústrias mais conhecidas por terem áreas onde podem ocorrer atmosferas explosivas são as minas e os sites de óleo e gás ou petroquímicos. Essas indústrias levaram o desenvolvimento a níveis mais altos de segurança devido a acidentes no passado.No entanto, existem outras indústrias, como fábricas ou usinas de tintas, com alto risco de atmosferas explosivas. Portanto, é fundamental usar ferramentas devidamente certificadas para o local de trabalho real, conforme definido pelas normas em conformidade.
Harald Odenman

A ATEX está presente para ajudar você a escolher o equipamento certo, para garantir a segurança de seus operadores em atmosferas explosivas.

Harald Odenman , Gerente de Marketing de Produto da Chicago Pneumatic

Isenção de responsabilidade: este artigo não é uma exposição do controle magnum opus a atmosferas explosivas nem aconselhamento jurídico para sua empresa usar em conformidade com as normas locais. Em vez disso, fornece informações básicas para ajudar você a entender melhor como abordar alguns pontos importantes. Estas informações não são o mesmo que aconselhamento jurídico, em que um advogado aplica a lei às suas circunstâncias específicas, pelo que insistimos que você consulte um advogado se pretender receber aconselhamento sobre a sua interpretação desta informação ou sobre a sua exatidão. Em suma, você não pode confiar neste documento como aconselhamento jurídico, nem como uma recomendação de qualquer entendimento jurídico específico.

Leia mais sobre tópicos de segurança