Apertadeira pneumática ou chave de impacto? Saiba quando usar
Saiba como este equipamento otimiza a instalação da linha de ar e proporciona melhor desempenho das ferramentas pneumáticas
Você sabe a diferença entre uma chave de impacto e uma apertadeira? Em geral, os termos são usados como sinônimos, mas cada ferramenta tem suas particularidades e aplicações mais indicadas. É importante conhecê-las para utilizar o equipamento certo em cada situação.
Chave de impacto
Aplicação
A principal característica de uma chave de impacto é garantir um alto torque com o mínimo esforço do operador. É usada principalmente para desmontar porcas, pois não fornece precisão para parafusar.
Características
- Basicamente, a ferramenta armazena energia em uma massa rotativa, acelerada pelo motor. Então, entrega essa energia repentinamente ao eixo de saída (a bigorna), criando um impacto de alto torque.
- O mecanismo do martelo é projetado de tal maneira que, após ter causado o impacto, volta a girar livremente e não fica travado.
- Graças a esse projeto, a única força de reação aplicada ao corpo da ferramenta é a do motor que acelera o martelo. Como resultado, o operador sente muito pouco a reação do torque, mesmo que um pico muito alto seja entregue ao soquete.
- A chave de impacto não requer um braço de reação. Não precisa, portanto, de uma superfície de reação para ser operada.
- O alto número de repetições de impactos gera um nível elevado de vibrações e ruídos. Por isso, mesmo reduzindo a reação sobre o operador, a ergonomia fica comprometida.
Veja também:
Apertadeira pneumática
Aplicação
Uma apertadeira tem um nível de vibração muito baixo, excelente repetibilidade e precisão, o que a torna perfeita para apertos com torque especificado ou quando uma porca mais rígida precisa ser removida.
Características
- A apertadeira pneumática é usada em situações em que o aperto de parafusos é uma etapa crítica de montagem, pois permite ao operador medir o torque aplicado para corresponder às especificações.
- A ferramenta é acionada por engrenagens contínuas, ao contrário da chave de impacto, acionada por “marteladas”. A saída de torque é ajustada controlando a pressão do ar.
- Funciona como uma caixa de engrenagens acoplada a um motor pneumático. Fora da caixa, existe um dispositivo de reação que é usado para absorver o torque e permitir que o operador da ferramenta a use com muito pouco esforço.
Resumindo: se você procura precisão de torque e ergonomia, a apertadeira pneumática sempre será a opção mais indicada.