Este navegador não é suportado

Você está usando um navegador que não é mais suportado. Para continuar visitando nosso site, escolha um dos seguintes navegadores compatíveis.

Close

Engate de mangueira: como evitar acidentes por desconexão?

Quando a mangueira se desconecta do engate, o efeito chicote pode lesionar operadores. Conheça os acessórios de segurança que evitam esse problema.

Engate de mangueira - Chicago Pneumatic

Empresas que levam a segurança do trabalho a sério vivem uma busca contínua por medidas de prevenção e controle de riscos. A ideia é reconhecer potenciais problemas futuros e evitá-los antes que realmente ocorram. Você segue esse princípio e atua em operações com ferramentas pneumáticas? Então, saiba que o engate de mangueira é um foco de acidente em potencial. Vamos entender o porquê.

O PROBLEMA: O engate de mangueira se solta por acidente

Sabemos que as mangueiras das ferramentas pneumáticas estão ligadas a sistemas de ar comprimido. Os engates são usados como ligações desconectáveis entre a mangueira e o equipamento. Assim, pode haver rompimento e o ar comprimido escapar com alta pressão, fazendo a mangueira ricochetear de maneira abrupta.

A força desse movimento não é intensa, mas preocupante: a terminação da mangueira, que é de metal, pode se chocar com alguma área sensível do operador, por exemplo olhos, nariz e mãos. Nesse caso, a lesão será inevitável e caracterizada como acidente de trabalho. É importante ressaltar que o tamanho da bitola do conector é proporcional à intensidade dos danos.

Por que isso acontece?

Esse incidente costuma acontecer quando os conectores estão em mau estado, geralmente por mau uso ou desgastados. Basicamente, o operador pode se movimentar com a ferramenta sem observar os limites da mangueira. Esse hábito vai torcendo o conector progressivamente e promovendo um desgaste prematuro, até que ocorrem a desconexão e o consequente escape.

Engate de mangueira - Chicago Pneumatic
AirFlex - Chicago Pneumatic

A SOLUÇÃO: Como evitar esse tipo de acidente?

Existem duas formas de reduzir o risco de acidentes por desconexão de mangueiras:

  1.  Uso de conectores articulados: como eles aceitam diferentes posições da ferramenta, a mangueira permanece na posição de trabalho ideal mesmo nas áreas de difícil acesso. É o caso do acessório Airflex, que permite reduzir o desgaste e o risco de desconexão acidental, além de reduzir a sensação de peso da ferramenta por diminuir o peso da mangueira.
  2.  Uso de fusíveis de ar: é um acessório que pode ser acoplado à mangueira para impedir o efeito chicote. Com o Air Fuse, por exemplo, caso haja desconexão do sistema, o excesso de pressão vai acionar uma válvula dentro do dispositivo e garantir a interrupção do fluxo de ar. Assim, a mangueira apenas cai no chão, sem movimentos bruscos.
AirFuse