Esmerilhadeiras com mecanismo de desligamento automático
Conheça o sistema de segurança de desligamento automático em caso de excesso de velocidade e garanta uma operação mais segura
Esmerilhadeiras pneumáticas de alta potência são amplamente utilizadas nas indústrias metalúrgicas, como fundições, estaleiros e fabricação de máquinas pesadas – setores que demandam cuidados redobrados com a segurança. Por isso, é muito importante adotar uma esmerilhadeira com mecanismo de desligamento automático.
Esse recurso reduz consideravelmente o risco de o disco abrasivo sofrer excesso de velocidade, se romper e ferir o operador – um tipo de acidente potencialmente fatal.
Como funciona uma esmerilhadeira com mecanismo de desligamento automático?
As potentes esmerilhadeiras pneumáticas possuem um controlador que regula a entrada de ar em função da velocidade. Quando a velocidade aumenta, a entrada fica menor para limitá-la à velocidade máxima definida para a ferramenta.
Este mecanismo é desenvolvido para funcionar a uma certa pressão de ar; se a pressão do ar aumentar significativamente, a velocidade ficará muito alta. É aqui que entra a proteção contra excesso de velocidade.
Operação de pressão regular
Na pressão correta, o ar flui da entrada de ar pelo motor até a exaustão, sem qualquer intervenção do mecanismo de desligamento. A ferramenta funciona normalmente.
Sistema de desligamento não ativado – O fluxo de ar é contínuo
Operação com excesso de pressão
Se a pressão aumenta muito e a velocidade do disco excede significativamente a velocidade máxima definida para a ferramenta, a força centrífuga libera uma esfera de aço que bloqueia a entrada de ar. Isso interrompe o fluxo de ar e a esmerilhadeira com desligamento automático para.
Esse processo acontece instantaneamente, em uma fração de segundo, antes que o disco abrasivo tenha tempo de atingir uma velocidade em que possa estourar e atingir pessoas com fragmentos.
Sistema de desligamento ativado – O fluxo de ar é interrompido
Vale destacar que o projeto da função de desligamento varia conforme a ferramenta e pode ser ligeiramente diferente dos exemplos apresentados acima.
E se o desligamento automático ocorrer, qual deve ser a providência?
Para reiniciar uma esmerilhadeira com desligamento automático, é necessário fazer manutenção; a esfera de aço deve ser removida do fluxo de ar e colocada de volta em sua posição inicial.
Um desligamento acionado normalmente sinaliza uma anormalidade no fluxo de ar, portanto, recomendamos que você execute diagnósticos da linha de ar e investigue a causa-raiz.
Assista ao vídeo e conheça uma esmerilhadeira com desligamento automático em ação:
Sugestão CP: Esmerilhadeiras com desligamento automático para indústria pesada
Estas são as ferramentas da Chicago com recursos de segurança e ergonomia avançados, mais recomendadas para esse tipo de aplicação:
Série CP3330 & CP3340
Equipados com poderosos motores governados, 3,7 hp para o CP3330 e 4,5 hp para o CP3340, essas esmerilhadeiras podem atingir uma taxa de remoção de material superior e reduzir os tempos de produção. Ambas as versões estão disponíveis em 2 velocidades diferentes:
- 6.000 RPM para discos de 6”/ 150 mm e 9” / 230 mm.
- 8.500 RPM para discos de 7”/ 180 mm.