Ferramentas elétricas ou pneumáticas: qual a melhor opção?
Antes de tomar uma decisão, aprenda a fazer as perguntas certas e conheça as características de cada modelo
Ferramentas elétricas apresentam menos benefícios que as pneumáticas? Na maioria dos casos, podemos dizer que sim. Mas a escolha do modelo correto sempre depende de uma compreensão completa dos objetivos de produção, das características e propriedades da máquina.
Cada tecnologia tem suas vantagens e desvantagens conforme a aplicação. Antes de decidir qual usar, procure seguir as diretrizes a seguir.
1. Ferramentas elétricas ou pneumáticas? Primeiro, faça perguntas estratégicas!
O que você está procurando em uma ferramenta?
Para a tarefa em questão, é mais importante garantir potência, eficiência, ergonomia ou mobilidade?
Como é sua infraestrutura?
Você tem uma boa instalação de ar comprimido e capacidade de mantê-la? Ou só tem acesso a tomadas elétricas?
Como é seu ambiente de trabalho?
Você está trabalhando em ambientes onde aplicações específicas precisam ser realizadas – por exemplo, um ambiente úmido, na indústria de construção naval, em que a presença de eletricidade pode causar acidentes?
2. A partir das respostas, avalie vantagens e desvantagens de cada tecnologia.
Ao tornar clara as características da sua demanda, fica mais simples avaliar os benefícios de cada tecnologia e ponderar qual delas melhor atende às suas necessidades.
Na prática: um exemplo com esmerilhadeiras
A partir dos itens listados acima, vamos ver em como você pode escolher uma esmerilhadeira seguindo esses critérios.
- Se o desempenho for vital para a sua aplicação, as esmerilhadeiras pneumáticas proporcionam os melhores resultados. Elas fornecem uma melhor relação potência / peso e têm um intervalo de manutenção mais longo.
- Se o custo inicial de compra é sua principal prioridade, uma esmerilhadeira elétrica é a melhor opção, pois apresenta um investimento inicial mais atraente.
- Uma esmerilhadeira elétrica também é uma boa opção se não houver uma linha de ar disponível e o ar comprimido não for fácil de acessar em seu local de trabalho.
Ainda está em dúvida?
Vale a pena, então, procurar o conselho de especialistas e distribuidores confiáveis para confirmar se a ferramenta escolhida é a mais adequada para sua aplicação.