Ferramentas industriais e de manutenção: qual é a diferença?
Mesmo parecidas no design, essas linhas possuem atributos próprios para diferentes aplicações. Entenda as diferenças e saiba como escolher
O portfólio da Chicago Pneumatic é dividido basicamente em uma linha de ferramentas industriais e outra de ferramentas para manutenção. À primeira vista, ambas são bastante parecidas, mas os modelos para manutenção são mais baratos – o que leva muitos clientes a escolherem uma solução orientados exclusivamente pelo preço.
Mas, dependendo da aplicação, essa decisão acaba não sendo vantajosa a longo prazo. Vamos entender o porquê.
Frequência de uso x durabilidade
Basicamente, as ferramentas industriais foram projetadas para operações que demandam uso contínuo. Para suportar longas horas de produção, os mecanismos internos são reforçados com materiais de maior qualidade, desde os rolamentos até as engrenagens.
Assim, os intervalos de manutenção são mais longos (em alguns modelos, cerca de 2 mil horas) e, consequentemente, viabilizam maior produtividade.
Já as ferramentas de manutenção são mais baratas porque foram projetadas com um sistema menos robusto, próprio para aplicações de uso não contínuo (intermitente). Se forem usadas em uma operação industrial, o custo de manutenção aumentará e a ferramenta se desgastará muito mais rápido, demandando substituição frequente. Ao fim do ciclo, os prejuízos com manutenções, paradas e substituições acabarão sendo muito superiores ao custo do modelo industrial.
Vale destacar:
Uso intenso (várias vezes por dia) é diferente de uso contínuo (ininterrupto). Para uso ocasional ou intenso, as ferramentas para manutenção podem ser indicadas no lugar de modelos industriais.
Ferramentas industriais: vantagens ergonômicas
Além da robustez, as ferramentas industriais geralmente possuem atributos superiores em ergonomia, como redução de vibração e melhor relação potência-peso – afinal, os operadores trabalham por muito mais tempo.
Como não se trata de uma regra, é importante conferir com o fabricante que recursos estão presentes em cada modelo e escolher o mais adequado com base nas demandas da sua aplicação.
Cuidado com falsas promessas
O mercado de ferramentas pneumáticas é repleto de marcas que nascem e morrem rapidamente. Como padrão, oferecem ferramentas industriais com apelo milagroso a preços convidativos, mas na verdade entregam desempenho e durabilidade próprios de ferramentas para manutenção. Não é incomum deixarem a sensação de insatisfação em revendedores e clientes finais que se aventuram nessa experiência nada agradável.
A Chicago Pneumatic é uma marca global com 119 anos de existência, especialista em ferramentas pneumáticas industriais e carrega o pioneirismo, robustez, qualidade e alguns modelos com características únicas. Prefira sempre um fornecedor de confiança!