Sua chave de impacto pneumática começou a não ser confiável, não funciona como deveria ou de repente parou de funcionar? Um dos motivos mais comuns para falta de durabilidade e falha prematura da ferramenta é lubrificação inadequada, não apenas do motor, mas também do mecanismo de impacto.
Sabe-se que a manutenção regular é vital para garantir que sua ferramenta tenha o melhor desempenho possível. Da mesma forma que você mantém os níveis de óleo no seu carro, é importante verificar regularmente o óleo e a graxa na sua ferramenta. Uma pequena manutenção pode ajudar bastante a melhorar sua durabilidade e longevidade.Neste blog, examinaremos as duas áreas diferentes de lubrificação e explicaremos como você pode manter sua chave de impacto adequadamente para garantir que ela continue oferecendo um excelente desempenho por uma longa vida útil. Também discutiremos com que frequência você deve lubrificar suas ferramentas pneumáticas e que tipo de óleo você deve usar para garantir que você trabalhe da forma mais produtiva possível.
Quais peças de uma chave de impacto precisam ser lubrificadas?
Quando se trata de lubrificação, há duas partes da chave a serem consideradas:a. O motorb. O mecanismo de impacto
As duas partes de uma chave de impacto que precisam ser lubrificadas: o motor e o mecanismo de impacto.
Você pode estar ciente de que o motor precisa de lubrificação regular, mas você sabia que o mecanismo de impacto também precisa de lubrificação? Os dois sistemas são independentes um do outro e, portanto, devem ser lubrificados separadamente. O motor é lubrificado por um lubrificador específico de linha de ar que você adiciona na FRL ou diretamente na entrada de ar (na ferramenta). Já o mecanismo de impacto é lubrificado de uma das duas maneiras, dependendo do sistema que a ferramenta utiliza. São elas:
Engraxar o mecanismo de impacto
Mecanismo de impacto em banho de óleo
Entendendo os dois tipos de sistemas de lubrificação para o mecanismo de impacto
A lubrificação do mecanismo de impacto é vital para minimizar a fricção entre os pontos de contato de impacto da bigorna e do martelo e, portanto, mantém a chave funcionando em excelentes condições. Vejamos esses dois sistemas com mais detalhes:
1. Sistema de graxa:
Mecanismo de impacto com lubrificação de graxa
Neste sistema, a graxa é aplicada somente nos pontos de contato entre a bigorna e o martelo para evitar atrito entre eles.
Um mecanismo de chave de impacto com um sistema de lubrificação precisa de reabastecimento regular de graxa.
No entanto, com o tempo, a graxa se moverá dos pontos de contato para o exterior do martelo (devido aos princípios de inércia) e, portanto, ficará ausente nessa área crítica. Como resultado, haverá uma maior fricção e aquecimento, e a ferramenta irá parar de funcionar. É requerido o reabastecimento regular de graxa.
2. Sistema de banho de óleo:
Mecanismo de impacto com lubrificação do óleo
Em uma ferramenta que usa o sistema de banho de óleo, toda a parte dianteira da chave de impacto é submersa em óleo. Não há dúvidas sobre se o óleo está presente ou não, porque ele envolve todo o sistema.Uma vantagem é que a lubrificação está sempre presente nos pontos de contato e, portanto, requer menos manutenção. A manutenção pode ser mais complicada, mas, com as dicas e os conselhos certos, fica muito fácil de fazer, conforme descrito abaixo.
Como lubrificar corretamente o mecanismo de impacto de uma chave de impacto?
1. Sistema de graxa:
Para lubrificar corretamente o mecanismo de impacto, recomendamos que você abra a ferramenta e adicione graxa cuidadosamente com as mãos ou com uma escova nos pontos de contato críticos: a bigorna (área em contato com o martelo) e na área interna do martelo.A maioria das ferramentas pneumáticas tem várias graxeiras e, se não for possível lubrificar o mecanismo de impacto conforme descrito acima, às vezes é possível adicionar graxa nesses furos. Se você não tiver certeza de onde eles estão, verifique seu manual ou pergunte ao seu serviço fornecido. Não se esqueça de remover a graxa antiga antes de adicionar a nova!
Condições de operação da ferramenta:
Frequência de uso da ferramenta: baixa
Frequência de uso da ferramenta: alta
Baixo
Cerca de 6 meses
Cerca de 3 meses
Elevado
Cerca de 3 meses
Cerca de 1 mês
2. Sistema de banho de óleo:
Para trocar o óleo, você deve abrir a ferramenta com cuidado, drenar o óleo usado e descartá-lo adequadamente e, em seguida, substituí-lo por um novo óleo.É fundamental que você use óleo, que é adequado apenas para sistemas de impacto, por exemplo, tipo de óleo SAE30.Observação: Este é um óleo diferente do usado na lubrificação do ar.
Condições de operação da ferramenta:
Frequência de uso da ferramenta: baixa
Frequência de uso da ferramenta: alta
Baixo
Cerca de 12 meses
Cerca de 6 meses
Elevado
Cerca de 6 meses
Cerca de 2 meses
A frequência com que as verificações de lubrificação devem ser realizadas depende do seu cronograma de uso e manutenção, e recomendamos seguir as orientações dos fabricantes aqui.
Observação: independentemente do tipo de lubrificação, use apenas produtos de limpeza e graxa recomendados pelo fabricante. Se não tiver certeza, verifique novamente o manual da ferramenta ou com seu provedor de serviços.
Quais são as consequências de não lubrificar corretamente?
Se a lubrificação for aplicada corretamente e com frequência, a durabilidade de uma ferramenta com um mecanismo de graxa e um mecanismo de banho de óleo será muito semelhante. No entanto, na maior parte do tempo, a graxa não é adicionada com frequência suficiente e a durabilidade do mecanismo de impacto diminui consideravelmente.Uma chave de impacto que não tenha sido lubrificada adequadamente operará com uma saída de potência mais baixa, e se a ferramenta for usada continuamente quando estiver com falta de graxa, os componentes internos se desgastarão e a ferramenta não durará um tempo próximo ao máximo possível.
Aumente a durabilidade de sua ferramenta pneumática lubrificando regularmente o motor e o mecanismo de impacto.
Leia mais sobre ferramentas de aperto
Torque de parafusos: 5 dicas para apertar rodas em veículos pesados
Entre as rotinas de manutenção de veículos pesados, o aperto de rodas costuma ser um trabalho exaustivo para o operador, que geralmente trabalha em posições desconfortáveis, com ferramentas pesadas e ruídos em excesso. Por isso, durante o torque...
Existe algum tipo de gás inflamável, vapores, névoas ou áreas de poeira no seu local de trabalho? Então, ele pode ser classificado como atmosfera explosiva — com alto risco de explosão. A ferramenta pneumática utilizada nesse ambiente precisa ter...
A cada semestre, pelo menos 50 novos modelos de carro são lançados no Brasil. Com tecnologias inovadoras e diferentes especificações de manutenção, esse movimento lança um desafio às oficinas mecânicas: diversificar sempre a “caixa” de ferramentas...