O torque aplicado corretamente é vital para manter a segurança de um veículo e de seus passageiros. As ferramentas com torque limitado são essenciais para ajudar a apertar as porcas da roda com o torque correto.Mas quais são as chaves de impacto de torque limitado, como elas funcionam e qual é a melhor ferramenta a ser usada? Saiba mais sobre elas aqui para garantir que você não esteja apertando demais as porcas para roda e arrisque vidas.
O que é uma chave de impacto com torque limitado?
Uma chave de impacto com uma função de torque limitado permite um controle eficiente do nível de torque, com o torque limitado no sentido de avanço para evitar o aperto excessivo. A ferramenta não para de funcionar, mas o torque aumenta mais lentamente, o que significa que você pode ter certeza de que não apertou a porca excessivamente.
Os operadores devem sempre concluir o aperto final com uma chave de torque calibrada para garantir que o torque aplicado seja preciso e esteja em conformidade com as especificações do fabricante do veículo.
Como funciona uma chave de impacto com torque limitado?
Há dois tipos de tecnologia de torque limitado, ambos projetados para reduzir a potência na direção de avanço assim que um determinado torque é atingido:
Modificação mecânica (ocorre no mecanismo de impacto da chave)
Modificação do fluxo de ar (ocorre no motor da chave de impacto)
Examinemos com mais detalhes os dois tipos para entender qual deles oferece o melhor desempenho:
a. Chave de impacto com torque limitado com modificações mecânicas
Ao inclinar o rompedor ou a bigorna, ou ambos, os dois componentes "deslizarão" um sobre o outro e o impacto será menos potente, embora ainda esteja presente.
b. Chave de impacto com torque limitado com a modificação do fluxo de ar
Existem dois tipos de modificação do fluxo de ar, ambos projetados para reduzir a velocidade do rotor e, portanto, fornecer menos potência. Para melhor ilustrar, aqui está um desenho de um motor pneumático limitado sem torque:Em uma chave de impacto padrão sem torque limitado que não possui modificações no fluxo de ar, o diâmetro da porta de entrada de ar é o mesmo para a frente e para trás. Como resultado, ele geralmente oferece os mesmos níveis de torque para a frente e para trás. Você pode ver isso na imagem abaixo:
Motor pneumático sem torque limitado (na posição de avanço) a: fluxo de ar b: porta de entrada c: motor (inclui lâminas, rotor e cilindro) d: porta de escape
Motor pneumático com torque limitado com a porta de entrada reduzida
O ar passa por uma porta de entrada menor, que reduz o fluxo de ar e, por sua vez, fornece menos ar para o rotor, o que significa que ele gira mais lentamente. Como resultado, o mecanismo de impacto acionado pelo rotor é menos potente. Veja a imagem abaixo:
Motor pneumático com torque limitado com porta de entrada de ar reduzida (na posição de avanço) a: fluxo de ar c: motor (inclui lâminas, rotor e cilindro) d: porta de escape e: porta de entrada reduzida (menor em comparação com uma ferramenta sem torque limitado)
Motor pneumático com torque limitado com uma porta de escape polarizada
Nesse caso, o rotor tem menos distância a percorrer do início da rotação até o escape e, portanto, gira o rotor mais lentamente. Veja a imagem abaixo:
Motor pneumático com torque limitado com porta de escape polarizada (na posição de avanço) a: fluxo de ar b: porta de entrada c: lâmina rotor motor f: porta de escape polarizada
Avaliação de duas tecnologias com limitação de torque
Como as chaves de impacto de torque limitado com modificações mecânicas dependem de um rompedor e uma bigorna que fazem contato físico, elas são inerentemente propensas a vibrações. Elas também sofrerão mais atrito no ponto de contato, o que resulta em calor e atua como uma fonte de falha em potencial.
É aqui que optar por ferramentas com modificações de fluxo de ar pode ser uma grande vantagem. As ferramentas com um fluxo de ar de entrada reduzido consomem menos ar e têm um benefício significativo da redução da vibração em comparação com as ferramentas com modificações mecânicas.
Dependendo da marca e do fabricante, as ferramentas com modificações de fluxo de ar também podem reduzir a vibração na direção de avanço em comparação com as ferramentas com um design sem limitação de torque. Isso ajuda a proteger os trabalhadores da Síndrome da Vibração Mão-Braço (HAVS), uma doença musculoesquelética comum, porém debilitante, que é frequentemente permanente, mas facilmente evitada, causada por exposição intensa e repetida à vibração.
Não importa qual tecnologia a ferramenta utiliza, as modificações mecânicas e de fluxo de ar garantem que, uma vez alcançado o nível ideal de torque, ele não seja excedido. Isso ajuda a evitar os riscos associados ao aperto excessivo.
LEMBRETE - Instalação da linha de arPara obter o máximo proveito de suas ferramentas pneumáticas, lembre-se de garantir que a linha de ar seja corretamente instalada e mantida. É importante observar que todas as recomendações do fabricante são baseadas em uma pressão de entrada de ar de 6,3 bar/91 psi. Você pode ler o nosso guia para descobrir como a otimização da eficiência geral do equipamento (OEE) pode ajudar a manter a produtividade, garantir a segurança no local de trabalho e proporcionar o melhor retorno do seu investimento.
Ferramentas com torque limitado é o mesmo de ferramentas de desligamento?
As ferramentas de desligamento incluem uma função de desligamento que monitora o torque na direção de avanço para evitar aperto excessivo. A ferramenta irá parar de funcionar quando o torque especificado for atingido. Ao contrário, a chave de impacto com torque limitado NÃO para de funcionar, o torque simplesmente para de aumentar.
Aumente a segurança do veículo! As chaves de impacto com torque limitado são especialmente projetadas para evitar o aperto excessivo das porcas.
Leia mais sobre ferramentas de aperto
Torque de parafusos: 5 dicas para apertar rodas em veículos pesados
Entre as rotinas de manutenção de veículos pesados, o aperto de rodas costuma ser um trabalho exaustivo para o operador, que geralmente trabalha em posições desconfortáveis, com ferramentas pesadas e ruídos em excesso. Por isso, durante o torque...
Existe algum tipo de gás inflamável, vapores, névoas ou áreas de poeira no seu local de trabalho? Então, ele pode ser classificado como atmosfera explosiva — com alto risco de explosão. A ferramenta pneumática utilizada nesse ambiente precisa ter...
A cada semestre, pelo menos 50 novos modelos de carro são lançados no Brasil. Com tecnologias inovadoras e diferentes especificações de manutenção, esse movimento lança um desafio às oficinas mecânicas: diversificar sempre a “caixa” de ferramentas...