5 de Abril de 2021
A JRC, uma empresa peruana dedicada ao desenvolvimento e construção de projetos de mineração e obras de infraestrutura para mineração, adquiriu recentemente seis torres de iluminação HiLight V5+ da Atlas Copco. Essas unidades provaram ser a solução perfeita para as operações da JRC na mina Iscaycruz (Peru), onde as condições de altitude são extremas, assegurando um funcionamento contínuo e eficiente.
A empresa peruana, com mais de 20 anos de experiência com foco no serviço integral de todos os processos de produção em minas subterrâneas, tem experimentado um crescimento sustentado ao longo dos anos. Para a JRC, o êxito da sua operação no projeto da mina Iscaycruz é de vital importância, uma vez que será o primeiro passo para conquistar novos projetos em minas a céu aberto.
Iscaycruz, de propriedade da Empresa Minera Los Quenuales S.A (Grupo Glencore), é um depósito polimetálico com quatro minas em produção: Limpe, Chupa, Tinyag 1 e Tinyag 2. Devido à sua altitude de 4.700 a 5.000 metros, Iscaycruz está em uma das áreas mais desafiadoras do Peru. "A sobrevivência nesta área é muito difícil, tanto para pessoas quanto para equipamentos: trabalhamos com torres de iluminação de outro fabricante por um tempo e não deu certo. Os motores de três cilindros desligaram após duas horas de trabalho e as lâmpadas quebraram facilmente", afirma Julio Tello, Gerente de equipamentos da JRC.
As difíceis condições de trabalho e a falta de torres de iluminação adequadas para este projeto resultou em pesadas perdas para a JRC, devido à impossibilidade de iniciar turnos noturnos. Para resolver esse problema, a empresa peruana testou no local uma torre de iluminação HiLight V5+ da Atlas Copco para garantir que esta unidade fosse o equipamento certo para o projeto. Após a realização do teste, a JRC adquiriu seis torres de iluminação HiLight V5+ para serem utilizadas na mina Iscaycruz.
"A aquisição das torres de iluminação HiLight V5+ da Atlas Copco com motores de dois cilindros mudou toda a imagem para nós. É uma solução que tem sido radical", diz Julio Tello. "Até agora, a experiência da JRC tem sido essencialmente projetos de mineração subterrânea, no entanto, as operações em Iscaycruz mostram que somos a escolha certa para operações a céu aberto, razão pela qual estamos preparando sete projetos de mineração no Peru e um no México. As torres de iluminação HiLight V5+ estão nos ajudando a operar esse tipo de projeto perfeitamente".
Nelson Batistucci, Gerente de linha de Negócios da Atlas Copco para a região andina explica: "Para fornecer a solução certa para nossos clientes, precisamos entender bem suas necessidades. Nesse caso, considerando os desafios de trabalhar em altitudes extremas, o que é comum para muitos dos nossos clientes de mineração no Peru, ajudou-nos a escolher a torre de iluminação adequada para a JRC. Na Atlas Copco, estamos fortemente comprometidos com a inovação tecnológica, e temos uma equipe altamente qualificada para analisar os desafios e fornecer a melhor solução aos nossos clientes."