A geração de altas taxas de fluxo de nitrogênio em uma mina remota no norte do México

17 de Dezembro de 2019

Na maioria dos lugares do planeta, uma abundância de oxigênio é uma coisa boa. No entanto, no interior da mina de carvão Mimosa, no norte do México, reduzir sua concentração era essencial para garantir a máxima segurança dentro da mina. Graças a um trabalho em equipe impressionante, conhecimento multidisciplinar e tecnologia de ponta, a Atlas Copco Rental conseguiu criar rapidamente uma solução econômica.

Terreno desafiador

A Minera del Norte entrou em contato com a Atlas Copco Rental pela primeira vez no início de março de 2019. Sua solicitação? Encontrar uma solução que torne inerte a atmosfera rica em oxigênio dentro de sua mina de carvão Mimosa. Logo ficou óbvio que a melhor solução seria deslocar o excesso de oxigênio (O2) injetando na mina grandes volumes de nitrogênio (N2). É mais fácil falar do que fazer, especialmente considerando algumas das restrições específicas do projeto:

  1. A localização remota: uma viagem de 5 horas de Monterrey, no norte do México, descartou a possibilidade de usar nitrogênio líquido. Isso também significava que a capacidade dos geradores de energia no local era limitada.
  2. Uma taxa de fluxo muito alta: 2.000 CFM foram necessários para manter condições seguras dentro da mina. Isso é uma vez e meia o volume de uma piscina olímpica a cada hora, 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante vários meses!
  3. O cronograma urgente: tudo tinha que estar funcionando em apenas 7 dias.

E assim, diante de todas essas restrições, Guillermo Garza, vice-presidente de operações, Angel Ramos, gerente de vendas da região norte do México e sua equipe começaram a desenvolver uma solução confiável e econômica para gerar N2 no local.

Solução de última geração

Para deslocar o excesso de O2 dentro da mina de Mimosa, precisávamos gerar N2 suficiente com pureza suficiente. Propusemos instalar 2 geradores de membrana de nitrogênio NGM 1100, cada um combinado com 3 compressores de ar a diesel de alta pressão PNS. O uso de 2 grupos separados não apenas significava taxas de fluxo mais altas, mas também redundância extra em caso de tempo de inatividade.

Angel Ramos , Gerente de Vendas da Área @ Rental Norte do México

As duas unidades operavam 24 horas por dia, sem interrupção, fornecendo mais de 2.000 CFM de N2 com 98% pureza durante 5 meses, após esse período uma única unidade foi mantida em funcionamento por mais 3 meses.

Considerando que o contrato original do cliente era de apenas 4 meses, é seguro assumir que a Minera del Norte era um cliente satisfeito.

Retorno evidente do investimento

O tamanho do projeto significava que poderíamos oferecer economias significativas de escala. Especialmente quando comparamos com o custo de transporte diário de nitrogênio líquido, nossa solução não era apenas mais simples e mais confiável, mas muito mais econômica.

Guillermo Garza , Vice-presidente de Operações - Rental México

Um bônus adicional de nossos geradores de membrana de nitrogênio é que eles funcionam em apenas 24 V de corrente alternada, assim como seu conjunto de trens modelo médio. Isso eliminou a necessidade de transformadores pesados e volumosos. Na verdade, a demanda por capacidade do gerador, outro recurso escasso na mina remota, limitou-se ao estritamente necessário.

Enorme esforço de equipe

A configuração de ambas as unidades dentro do prazo extremamente desafiador exigia um esforço coordenado entre vários departamentos, incluindo operações, técnicos e vendas. E como apenas uma membrana estava disponível no México na época, outra teve que ser importada do outro lado da fronteira, em Houston, Texas. Dado o prazo e as complicadas formalidades alfandegárias, esse talvez foi o maior obstáculo no caminho da equipe."Graças à flexibilidade e dedicação da equipe, juntamente com muitas soluções criativas de problemas, tivemos todo o sistema funcionando em menos de 7 dias!" conclui Guillermo Garza.É desnecessário dizer que foi um trabalho bem feito o tempo todo!

Para mais informações, contate:

        • Olivia Gambin - Gerente de Comunicação da divisão Specialty Rental da Atlas Copco

Na Atlas Copco , transformamos desde 1873, ideias industriais em vantagens essenciais para as empresas. Ouvindo nossos clientes e conhecendo suas necessidades, entregamos valor e inovamos, tendo sempre em mente o futuro.Grandes ideias reforçam o desenvolvimento sustentável. Na Atlas Copco Specialty Rental, trabalhamos em parceria com nossos clientes para instalar avançadas soluções temporárias de ar, energia, transferência de fluidos, vapor e nitrogênio. Nossos especialistas têm ampliado a aplicação e o conhecimento acerca dos equipamentos. Entendemos as necessidades de nossos clientes e podemos fornecer uma solução completa para qualquer setor da indústria, seja em emergências ou para projetos planejados. Somos uma divisão da área de negócios Power Technique, com sede em Boom, Bélgica, e oferecemos soluções especiais de locação sob diversas marcas em todo o mundo.