Não desista
Acho que é seguro assumir que, quando você chegou a esta página, estava bem ciente da importância do ar comprimido. Em todo o mundo, os compressores são usados em uma grande variedade de aplicações e indústrias. Infelizmente, embora altamente valorizados como uma utilidade, eles têm uma grave desvantagem: o ruído. O ruído não tem uma causa única. Mas a maior parte pode ser atribuída – ou dada a culpa – ao atrito. Como sua banda de heavy metal favorita, quanto mais peças móveis ele tiver, mais alto ele ficará. Adicione um motor a diesel à equação e os dBs aumentarão cada vez mais.
Mas não podemos colocar toda a culpa nos compressores. Os arredores também contribuem para o seu ruído. Pisos de concreto, áreas abertas e muito mais podem amplificar ruídos. Qual é o volume? Bem... muito alto. Mas como é determinado "alto"? A intensidade do som é medida em decibéis – ou dB e pode ser mostrada em nível de potência ou nível de pressão. Cada um é usado em ocasiões diferentes. A potência sonora é usada em modelos de cálculo para gerar um impacto no meio ambiente. A pressão sonora é usada para mostrar o impacto em um objeto - na maioria das vezes, o impacto no operador. Quando começamos a calcular, também pode ser um pouco confuso, pois o som é medido em uma escala logarítmica. Isso significa que, para potência sonora, um nível de som de 103 dB é duas vezes mais alto que um nível de som de 100 dB (2x mais energia). Mas para pressão sonora, você precisa aumentar 6 dB para medir 2x mais pressão. Além disso, dobrar a capacidade de percepção de ruído que um ser humano típico pode sentir é uma coisa completamente diferente.
Ruído intenso é prejudicial
Muitos estudos mostraram que ruídos altos afetam negativamente o humor no trabalho e prejudicam a produtividade devido a uma diminuição na comunicação. E é irritante. Por outro lado, existem regulamentações governamentais (locais e regionais) cada vez mais rigorosas para os canteiros de obra urbanas em relação ao ruído (poluição). A solução? Compressores elétricos. Felizmente, a Atlas Copco Rental tem se "eletrificado” há algum tempo.
Mais eletricidade, menos ruído
Embora seja possível realizar algumas artimanhas com a proteção auricular, ela não é totalmente satisfatória. Mas o que é? Os compressores elétricos já eliminam um dos principais fatores que contribuem para o ruído: o motor. As tecnologias VSD / VSD+ também são importantes contribuições para a redução de ruído. Mas essa não é a única parte móvel, é claro, que afeta o ruído. Os compressores de ar de parafuso rotativo têm um volume de som mais baixo. Menos peças móveis, menos ruído. Agora, você provavelmente tem duas perguntas:
O que é a tecnologia VSD?
Um controlador com acionamento de velocidade variável (VSD), controlador de velocidade ou controlado por frequência, ajusta automaticamente a velocidade do seu motor de acordo com a demanda de ar. Seu equivalente, em velocidade fixa ou "compressor ocioso", ou "compressor de carga/descarga", encontra-se em potência máxima ou não.
Compare-o com um carro: um "compressor ocioso" anda a 100 km/h ou não anda. Isso é aceitável se a aplicação requer um fornecimento de ar comprimido com carga total ou sem carga. Mas, a maioria das aplicações não, pois elas possuem uma demanda de ar flutuante, e é aí que o compressor VSD entra em evidência.
Um compressor de acionamento de velocidade variável simplesmente ajusta a velocidade do motor e dos elementos para atender à demanda. A vantagem é óbvia: um acionamento de velocidade variável opera apenas na velocidade exigida, o que economiza uma quantidade considerável de energia. Em comparação com um compressor ocioso, a VSD permite uma economia de 35% em média, um GA VSD+ permite até 50% em média. Essas economias são importantes. Mesmo quando você depende temporariamente de uma solução total da Atlas Copco Rental.
Como funciona um compressor de ar de parafuso rotativo?
Um compressor de ar de parafuso rotativo é um dos dois tipos de compressor de gás de deslocamento positivo. Ele usa dois rotores para criar a pressão necessária para comprimir o ar. Eles são um dos tipos de compressor de ar mais fáceis de usar e manter
O outro tipo de compressor de deslocamento positivo é o compressor alternativo ou de pistão.
Equivalentes aos compressores de deslocamento positivo, são os compressores dinâmicos, como compressores centrífugos. O primeiro comprime o ar forçando o gás para dentro de uma câmara sob alta pressão, o segundo acelerando o ar dentro do mecanismo.
As peças principais do compressor de parafuso são os rotores macho e fêmea, que giram em direções opostas. Isso aspira ar comprimido à medida que o espaço entre os rotores e seus alojamentos diminui.
Cada elemento de parafuso tem uma relação de pressão fixa e integrada que depende de seu comprimento, do passo do parafuso e da forma da porta de descarga. Para obter
Não vamos fazer muito barulho
Constatamos que nossa frota possui as tecnologias certas e, no papel, "parece" ótimo. Mas e quanto aos números? Como mencionado anteriormente, existem variáveis que não podemos levar em consideração, como a localização da unidade. Se a sua instalação de produção tiver a acústica de uma arena de concertos, sempre ficará barulhenta. No entanto, aqui estão alguns destaques de unidades especializadas da Atlas Copco Rental. Não, espere... primeiro, temos que falar sobre certificação.
O que é a certificação ISO 2151: 2004?
A ISO 2151:2004 especifica métodos para a medição, determinação e declaração da emissão de ruído de bombas de vácuo e compressores portáteis e estacionários. Prescreve as condições de montagem, carga e trabalho em que as medições devem ser feitas e inclui a medição ou determinação da emissão de ruído expressa como o nível de potência sonora em condições de carga definidas e o nível de pressão sonora de emissão na estação de trabalho em condições de carga definidas.
É aplicável a compressores para vários tipos de gases, compressores de ar lubrificados a óleo, compressores de ar inundados de óleo, compressores de ar com injeção de água, compressores de ar isentos de óleo, compressores para manipulação de gases perigosos (compressores de gás), compressores para manipulação de oxigênio, compressores para manipulação de acetileno, compressores de alta pressão (acima de 40 bar/4 MPa), compressores para aplicação em baixas temperaturas de entrada (ou seja, abaixo de 0 °C), compressores grandes (mais de 1 000 kW de potência de entrada), compressores de ar portáteis e montados em skids e sopradores rotativos de deslocamento positivo e exaustores e sopradores centrífugos em aplicações de 2 bar/0,2 MPa ou menos. Não é aplicável a compressores para gases que não sejam acetileno com máxima pressão de trabalho admissível inferior a 0,5 bar/0,05 MPa, compressores por refrigeração utilizados em sistemas de refrigeração ou bombas de calor, nem a compressores portáteis manuais.
Fonte: iso.org
Agora que sabemos disso, aqui estão dois extremos. Um compressor pequeno E-Air portátil e um compressor grande Full Feature. Duas máquinas muito diferentes em tamanho, aplicações e som. Ou... eles são?
- E-Air H250 VSD: 75dB(A) @1m
- ZT 160 VSD FF: 76dB(A) @1m
Duas unidades muito diferentes, feitas para duas aplicações muito diferentes, mas com uma coisa em comum (além da nossa marca). Seus níveis de ruído estão em algum lugar entre uma conversa casual e um liquidificador. Como ele se compara aos equivalentes a diesel? Bem, essas unidades, sob os mesmos parâmetros de distância, se aproximam - ou excedem - números de três dígitos.
Potência e pressão
Se ao menos fosse assim tão simples... Até agora, demos uma olhada mais simplificada no som. O básico, digamos. No entanto, há muito mais que se trata de som. Alto não é apenas alto. Há muitas terminologias e descrições a serem consideradas:
O que é o nível de pressão sonora?
Essas são variações de pressão no ar criadas por ondas sonoras. A pressão sonora mais baixa que os humanos podem ouvir é chamada de "limiar auditivo". O mais alto é o "limiar da dor".
Unidade de medição: PA (Pascal)
O que é o nível de potência sonora?
A potência sonora é a energia acústica total criada por uma fonte.
Unidade de medição: W (Watts)
O que é o nível de intensidade sonora?
O fluxo de som através de uma área específica em uma direção.
Unidade de medição: dB (decibel)
Três termos diferentes, mas soam parecidos. Sem trocadilhos. Vamos usar uma analogia. O calor é bom – se assim posso dizer. Um aquecedor gera calor que se espalha por toda a sala. Em cada posição em uma sala, há um nível de temperatura específico. Isso é medido em graus. Com o som é a mesma coisa.
Ouvimos pressão sonora, mas a energia de uma fonte é a sua causa. Por exemplo, aquele aquecedor na sala gera uma determinada quantidade de calor por hora. Isso é medido em Watts. A potência sonora é o mesmo princípio. A potência sonora é uma propriedade do objeto que produz o som. E isso também é medido em Watts...
Agora o calor começa a se espalhar por todo a sala. O fluxo de calor tem uma direção e temperatura. A intensidade do som também tem um nível e direção. Se estiver longe do aquecedor, levará mais tempo para o calor chegar até você – e, quando chegar, não estará tão quente. Assim como o som.
Sobre A
Você deve ter notado, mas usamos dB(A) antes quando falamos sobre o E-Air e ZT. De onde vem esse A? Quando dB(A) é usado, a medição foi ajustada para considerar nossa audição para diferentes frequências de som. Foram implementadas diretrizes regulamentares que preferem a medição dB(A) na crença de que está mais bem correlacionada com o risco de perda auditiva. A proteção do trabalhador contra perda auditiva e exposição ao ruído é regulamentada pela UE.
O que é a Diretiva 2003/10/CE?
Objetivo
O objetivo da presente diretiva é estabelecer requisitos mínimos para a proteção dos trabalhadores contra os riscos para a sua saúde e segurança decorrentes ou suscetíveis de surgir da exposição ao ruído e, em particular, os riscos para a audição.
Definições
A diretiva define os parâmetros físicos que servem como preditores de risco, tais como a pressão sonora máxima, o nível de exposição diária ao ruído e o nível de exposição semanal ao ruído.
Ela define os valores limites de exposição e os valores de ação de exposição em relação ao nível de exposição diária e semanal ao ruído, bem como à pressão sonora máxima. Os valores limites de exposição fixados em 87 decibéis devem levar em consideração a atenuação fornecida pelos equipamentos de proteção individual (protetores auriculares) utilizados pelos trabalhadores. O valor da ação de exposição é fixado em 80 decibéis (valor inferior) e 85 decibéis (valor superior).
Índice
O empregador deve avaliar e, se necessário, medir os níveis de exposição ao ruído a que os trabalhadores estão expostos. Isso deve ser feito de acordo com as obrigações estabelecidas na Diretiva-Quadro 89/391/CEE. Os resultados da avaliação de risco devem ser registrados em um meio adequado e atualizados regularmente. A avaliação de risco deve ainda ser atualizada regularmente, especialmente se houver alterações significativas que possam torná-la desatualizada, ou se os resultados da vigilância sanitária mostrarem que é necessário.
Ao realizar a avaliação dos riscos, o empregador deve dar atenção especial ao nível, tipo e duração da exposição, aos valores limites de exposição/ação, aos efeitos na saúde que se espalham pela sensibilidade particular do trabalhador, às interações com outros riscos (substâncias otóxicas, vibrações), à exposição a ruídos fora do horário normal de trabalho sob sua responsabilidade e ruídos causados por sinais de aviso no trabalho.
Os riscos decorrentes da exposição ao ruído devem ser eliminados ou reduzidos ao mínimo. A redução dos riscos decorrentes da exposição ao ruído deve basear-se nos princípios gerais de prevenção estabelecidos na Diretiva 89/391/CEE, por exemplo, por métodos de trabalho ou equipamentos que exijam menor exposição ao ruído, instruções sobre o uso correto de equipamentos, medidas técnicas (proteção, coberturas antirruído) ou medidas organizacionais, para reduzir a duração e a intensidade da exposição.
Se o risco não puder ser banido por outros meios, o empregador deverá fornecer equipamentos de proteção individual adequados (protetores auriculares), de acordo com a Diretiva 89/656/EEC.
Os valores limites de exposição não devem ser excedidos. Se forem excedidos, o empregador deve tomar medidas adequadas imediatamente para reduzir a exposição.
O empregador deve assegurar que os trabalhadores expostos a riscos de ruído no trabalho e/ou os seus representantes recebam todas as informações e formação necessárias relativas ao resultado da avaliação de riscos prevista no artigo 4º da diretiva.
Os Estados-Membros devem adotar disposições que assegurem uma vigilância adequada da saúde dos trabalhadores (preservação da função auditiva).
Fonte: Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no trabalho
Parece que não há problemas
Em conclusão, há muitos benefícios em se tornar elétrico, mas a redução da poluição sonora é provavelmente aquela que será negligenciada. Mas, com a conservação cada vez maior da saúde e bem-estar pessoal, as unidades elétricas, além de serem a solução mais ecológica, têm outro grande benefício...
Na Atlas Copco , transformamos desde 1873, ideias industriais em vantagens essenciais para as empresas. Ouvindo nossos clientes e conhecendo suas necessidades, entregamos valor e inovamos, tendo sempre em mente o futuro.Grandes ideias reforçam o desenvolvimento sustentável. Na Atlas Copco Specialty Rental, trabalhamos em parceria com nossos clientes para instalar avançadas soluções temporárias de ar, energia, transferência de fluidos, vapor e nitrogênio. Nossos especialistas têm ampliado a aplicação e o conhecimento acerca dos equipamentos. Entendemos as necessidades de nossos clientes e podemos fornecer uma solução completa para qualquer setor da indústria, seja em emergências ou para projetos planejados. Somos uma divisão da área de negócios Power Technique, com sede em Boom, Bélgica, e oferecemos soluções especiais de locação sob diversas marcas em todo o mundo.