Como lidar com os desafios no departamento de manutenção
O departamento de manutenção desempenha um papel importante em toda indústria. Mas, também é um trabalho que não conhece um momento de tédio. Eventos inesperados muitas vezes redefinirão seu planejamento. Descubra 5 desafios de manutenção e como lidar com eles.
Dito isso, existem desafios de manutenção que se escondem em cada esquina. Então, é hora de enfrentar esses desafios e encontrar as melhores maneiras de lidar com eles.
Mas onde você começa?
Você pode começar olhando para o mês anterior. Onde você gasta mais tempo ou dinheiro; determina a área-chave na qual você precisa se concentrar. Isso o ajudará a dar os primeiros passos tangíveis para lidar melhor com os desafios que surgem em seu caminho.
Listamos 5 desafios e suas possíveis soluções para te ajudar nesse processo.
1. Manutenção não planejada
Como gerente de manutenção, você deve lidar com interrupções inesperadas. O tempo de paralisação não planejado é geralmente causado por uma falha evitável do equipamento. A manutenção não planejada impacta no fornecimento de utilidades. A maioria dos gerentes de manutenção também relata dificuldades com a manutenção não programada, por indisponibilidade de tempo, definição da tarefa ou técnico específico.
Estas situações podem ocorrer quando você menos espera. Quando você está mergulhado nessas situações, a ação mais rápida a ser tomada é resolver esses problemas. Chamamos essa manutenção reativa de reação à falha do equipamento. Mas por que essa mesma situação continua se repetindo?
Você deve estar pensando em maximizar a utilização de seus ativos operacionais. A programação da manutenção preventiva é a melhor solução para evitar emergências recorrentes. O principal objetivo é evitar riscos em suas operações. Como resultado:
- Seu equipamento será mais confiável.
- As chances de falha de seus ativos diminuirão.
Existem opções para usar software que o ajudam a programar a manutenção. Isso funciona rastreando a manutenção anterior e o uso do equipamento.
Solução: implementar uma estratégia de manutenção preventiva
2. Gestão de contingência
Esteja sempre preparado para falha não planejada do equipamento. Um plano de contingência ajuda a lidar com essas interrupções da maneira mais eficiente. Ele foi projetado para retomar suas operações após uma interrupção de emergência. Um bom plano de contingência também lida com uma flutuação na demanda.
Por onde começar?
- Primeiro, você precisa identificar os principais riscos e as respostas adequadas em diferentes cenários. Comece fazendo uma lista dos riscos que podem afetar suas operações.
- Em seguida, classifique os riscos mais importantes. Esses são os que tem maior probabilidade de acontecer ou que podem causar danos extensos quando ocorrerem.
Depois de priorizar seus riscos, você pode começar a desenvolver um plano de contingência.
- O plano deve incluir o gatilho principal que acionará o plano.
- Deve também indicar a resposta imediata preferida.
- Além disso, também indica quem precisa ser envolvido e informado quando isso acontecer.
Após a conclusão, você deve obter a aprovação do seu plano de contingência. Uma vez aprovado, certifique-se de distribuir o plano para todas as partes envolvidas. Recomenda-se verificar sua eficácia a longo prazo. Um plano de contingência bem executado economizará tempo e dinheiro.
Então, o que você deve fazer em caso de emergência?
- Sempre coloque a segurança em primeiro lugar.
- Em seguida, comece inspecionando o problema para descobrir o que causou a falha.
- Se alguém da sua equipe puder resolver o problema, comece a reparar o equipamento. Você também pode contratar uma equipe externa para lidar com os reparos.
- Se o tempo de paralisação do equipamento estiver afetando sua operação, considere contratar uma unidade temporária.
- Se não for possível reparar o equipamento, você deve substituir o equipamento. Faça isso alugando ou comprando um novo equipamento.
Solução: desenvolva um plano de contingência