A nova série DZM da Atlas Copco é um sistema de várias bombas que oferece soluções plug-and-play de alto desempenho fáceis de instalar e operar. Bombas de vácuo de várias garras combinam componentes comprovados dos sistemas de compressores com a tecnologia simples e eficiente das bombas a seco de garras DZS.
Hanover, 24 de abril de 2017 - na ComVac, a principal feira internacional de tecnologia de ar comprimido e vácuo, realizada em Hanover de 24 a 28 de abril, a Atlas Copco está apresentando seu novo sistema de várias bombas DZM de alto desempenho (Hall 26, estande B32). Essas bombas de vácuo a seco de várias garras oferecem uma solução durável e confiável para uma ampla variedade de aplicações, desde linhas de envase, transportadores pneumáticos e sistemas de fixação para máquinas CNC, para máquinas de moldagem, processos de secagem ou sistemas centrais de fornecimento de vácuo. As bombas de vácuo de garras usam dois rotores em forma de garra que funcionam em direções opostas, que não se tocam uma na outra ou nem na câmara da bomba.
Esse princípio simples garante que os usuários se beneficiem de um alto grau de desempenho e eficiência no consumo de energia. Isso também se aplica às unidades DZM, que combinam entre duas e quatro bombas de vácuo de garras DZS, dependendo da aplicação, em um único corpo compacto. As resistentes e duráveis bombas DZS da Atlas Copco são unidades isentas de óleo, de um estágio, com resfriamento a ar e exigem pouquíssima manutenção, mesmo em condições adversas. Uma das bombas em cada unidade DZM tem um acionamento de velocidade variável, permitindo que o vácuo seja adaptado precisamente às necessidades do cliente. Isso melhora drasticamente a eficiência, reduzindo a energia necessária e, portanto, reduzindo o custo de propriedade e contribuindo para salvar o planeta.
Os sistemas de vácuo que economizam espaço estão disponíveis em três tamanhos: DZM 600 VSD, DZM 900 VSD e DZM 1200 VSD, com um fluxo de volume de admissão entre 112 e 1230 metros cúbicos por hora (m3/h). Assim como com as bombas de garra DZS individuais, o sistema DZM pode criar um nível de vácuo de até 140 mbar(a).
Alto desempenho com baixos custos do ciclo de vida útil
As características padrão das bombas DZS incluem garras de aço inoxidável e uma câmara de bomba resistente à corrosão, permitindo uma operação confiável mesmo em condições difíceis. "Os gases de processo fluem continuamente através de bombas de vácuo, o que pode resultar em falha prematura da bomba", afirma Christoph Angenendt, Gerente de Comunicações da Industrial Vacuum da Atlas Copco. "Por isso, é muito importante selecionar materiais e revestimentos adequados." A tecnologia de garra usada na série DZS também oferece a vantagem de que, apesar das folgas muito apertadas entre os rotores e o revestimento, não existe contato entre esses componentes e a bomba, portanto, praticamente livre de desgaste. O resultado é uma bomba confiável que combina longevidade com despesas mínimas de manutenção e alto desempenho, com baixos custos do ciclo de vida útil. Graças a cobertura antirruído e aos detalhes inteligentes, como os pés com redução de vibração e um silenciador de escape integrado, as bombas DZS estão entre as bombas de garra mais silenciosas do mercado, contribuindo, portanto, para uma agradável atmosfera de trabalho.
Solução de sistema compacta
"O nosso novo sistema de várias bombas baseia-se nos princípios de projeto simples dos nossos compressores", afirma Angenendt. "Instalamos nossas bombas DZS de alto desempenho sob uma cobertura antirruído juntamente com todos os componentes necessários e oferecemos aos nossos clientes uma solução de sistema compacta e inteligente." A estrutura resistente protege as bombas, reduz os níveis de ruído e calor e contém toda a tecnologia necessária para a operação em uma única caixa. Para proteger os componentes eletrônicos sensíveis ao calor, os componentes "quentes" e "frios" são instalados separadamente um do outro. As paredes laterais são removíveis, permitindo acesso rápido e facilitando a manutenção.
A interface do usuário apresenta o controlador Elektronikon® testado e comprovado da Atlas Copco, que está integrado no painel frontal. O controlador opera a unidade de bombeamento de várias garras e garante que as bombas individuais sejam harmonizadas entre si em operação. O nível de vácuo é monitorado automaticamente dentro do sistema e corresponde perfeitamente ao ponto de serviço do processo. O controle preciso é mantido com o acionamento de velocidade variável funcionando em conjunto com o controle em cascata das bombas restantes. As bombas de atraso alternam as tarefas regularmente para uso uniforme, especialmente quando a redundância é integrada ao sistema, por exemplo, no tempo de desligamento para manutenção.
Informações sobre o status da bomba, capacidade do sistema, pressão do sistema, eficiência energética, eventos especiais e status de manutenção podem ser exibidas no visor e também transmitidas por meio de módulos de comunicação, se o cliente desejar."O usuário recebe uma solução plug-and-play que é fácil de instalar e manipular", diz Christoph Angenendt. "Nosso sistema de várias bombas é compacto, fácil de transportar, economiza espaço e é mais barato do que as tecnologias alternativas que precisam ser montadas e instaladas na planta do cliente."
A tecnologia de vácuo é versátil e tem muitas aplicações interessantes. A indústria da marcenaria é um espaço onde a utilização de bombas de vácuo garante eficiência e precisão para diferentes atividades. Os benefícios de um sistema de vácuo bem...
Em um mundo que está hiper avançado, os produtos industriais precisam oferecer mais do que apenas produtividade. Eles precisam ser inteligentes. E com as bombas de vácuo não é diferente. Isso é algo em que a Atlas Copco Vacuum se concentra muito;...