Fechar

A Atlas Copco estabelece padrões de conectividade

8 de Janeiro de 2024

HEX@GRID™ - a plataforma de controle inovadora para usuários de vácuo industrial    

Colônia, novembro de 2021: para redes inteligentes de máquinas e sistemas, é fundamental que os processos industriais possam ser controlados centralmente. Com o objetivo de preparar os usuários de vácuo industrial para os cenários de Internet das coisas e Indústria 4.0, o fabricante Atlas Copco desenvolveu a inovadora plataforma de controle HEX@GRID. O controle central de várias bombas possui uma infinidade de funções inteligentes e define novos padrões em termos de conectividade e eficiência energética.
 

Custos reduzidos de operação e manutenção

Em termos de processos operacionais otimizados, os usuários têm a oportunidade de melhorar seu desempenho de vácuo. Além disso, os custos podem ser reduzidos com o HEX@GRID, pois um sistema de vácuo devidamente ajustado resulta em operação e manutenção mais fácil e econômica. "Outro benefício para os usuários está relacionado à conectividade, porque com o novo controlador todos os componentes de vácuo podem ser integrados em um sistema," explica o gerente de produto responsável, Yuri Vanderveken. 


Valores em tempo real no terminal

Isso permite que os clientes operem seus sistemas de uma única fonte, independentemente do local: por exemplo, se vários componentes de um sistema de vácuo com controle de velocidade variável (VSD) precisam manter a pressão constante. "Com a ajuda da interface HMI opcional de 10 polegadas do HEX@GRID, os usuários obtêm uma visão completa do sistema de vácuo central," destaca Yuri Vanderveken. "A interface de usuário individual e intuitiva permite que os valores dos componentes do sistema sejam inseridos e monitorados em tempo real por meio de laptop, tablet ou smartphone," diz o gerente de produtos.

As verificações se tornam um exercício de dedos

Graças à total conectividade do HEX@GRID, atualizações e novas funções também podem ser baixadas diretamente. Uma função de notificação no dispositivo final selecionado sempre mantém os usuários atualizados. Outras vantagens: as verificações regulares do sistema de vácuo tornam-se um exercício fácil para os dedos, e a calibração também se torna mais fácil. "Se necessário, o usuário pode adicionar programações, planejar ações e proteger todo o processo. Com a ajuda do controle do ponto de ajuste central, o sistema de vácuo pode ser operado de forma estável e inteligente," explica Yuri Vanderveken.

Diferentes recursos, dependendo da aplicação

Dependendo da aplicação, diferentes versões do HEX@GRID estão disponíveis para o usuário. Para usuários de vácuo com um HEX@, MK5 ou outro controlador da Atlas Copco, há uma versão do HEX@GRID padrão, bem como uma versão atualizada com o Optimizer. "Ambas as versões também podem controlar produtos de terceiros," afirma Yuri Vanderveken. Para sistemas de vácuo que consistem em bombas DZS VSD+ ou GVS VSD+, o app VSD+ é adequado; para um sistema com até 16 bombas de vácuo, o LINK HEX@GRID com sensor de pressão e controle de máquina virtual.

Os intervalos de manutenção são otimizados

Com o CONTROLE do LINK, o usuário tem a vantagem de operar as bombas de vácuo como máquina virtual 1. Dependendo do processo, essas bombas são iniciadas uma após a outra em 60%, cada vez que a primeira bomba atuando como líder VSD está atingindo a capacidade total. Quando todas as bombas seguidoras estiverem em 60% e a bomba líder ficar sem capacidade, essas bombas seguidoras podem aumentar sua capacidade em etapas de 10% como máquina 1. Para processos com um tempo de operação predefinido, a provisão de bombas reserva é crucial. O controle do LINK coordena o uso de bombas reserva para otimizar os intervalos de manutenção.

A bomba principal compensa as flutuações na demanda

A versão padrão da plataforma HEX@GRID controla até oito bombas. "Ele tem controle de máquina virtual e, portanto, o mesmo princípio de funcionamento do LINK onde temos uma bomba líder que adapta o VSD às demandas e bombas seguidoras que funcionam como 1 dentro da faixa de capacidades de 60 a 100%", explica Yuri Vanderveken. O resultado é que isso pode levar a uma redução no consumo de energia de até 10% em comparação com os sequenciadores convencionais. "Além disso, as horas de operação de diferentes bombas em uma rede também podem ser equilibradas," o que resume o Gerente de Produtos Yuri Vanderveken. No entanto, a ponta do iceberg tecnológico é o algoritmo de controle do Optimizer. Cada bomba individual em um sistema de vácuo tem uma energia específica diferente em diferentes velocidades e pressões de entrada. O HEX@GRID usa essas informações para otimizar continuamente a velocidade de cada uma dessas bombas individuais calculando a maneira mais eficiente em termos de energia de controlar todo o sistema com base na demanda. Como uma adição de até 20 bombas pode ser controlada pelo controle do Optimizer.

Para obter mais informações, entre em contato com: