O que é uma central elétrica temporária?
Uma central elétrica temporária dispõe de fontes de produção de energia – normalmente sob a forma de um ou mais geradores alimentados a diesel de forma a fornecer um fluxo de energia independente. É possível combinar vários geradores numa só central elétrica para funcionarem em simultâneo e assim fornecerem a energia de que necessita. É também designada por central elétrica ou alimentação remota.
Onde são utilizadas as centrais elétricas temporárias?
Em suma: são instaladas em locais onde existe a necessidade de uma alimentação independente. As estações elétricas temporárias podem ser utilizadas em várias situações: – Greenfield/área remota onde a nova construção/atividade terá início – antes de existir ligação à rede. – Locais com energia insuficiente ou uma rede instável. Normalmente, durante uma interrupção de emergência ou para apoiar picos de produção.
Por que razão uma central elétrica temporária é normalmente 100% alimentada a diesel?
Para gerar energia no local, os geradores a diesel continuam a ser a tecnologia mais eficiente. Os geradores alimentados a diesel também são fáceis de transportar e podem ser instalados rapidamente, permitindo um tempo de implementação bastante reduzido. O desenvolvimento contínuo assegura que os geradores a diesel mais recentes se estão a tornar cada vez mais eficientes e, consequentemente, menos poluentes. Recentemente, os módulos de armazenamento de energia também podem ser utilizados em combinação com geradores a diesel para otimizar a eficiência geral de uma central elétrica temporária.
O que é uma central elétrica temporária híbrida?
Uma central elétrica híbrida combina várias fontes de energia numa única central. Uma central híbrida pode produzir e armazenar energia para consumo posterior.
Qual é o custo total da alimentação temporária?
Tenha em atenção que a taxa de aluguer representa apenas uma parte do custo total. Deve ter em consideração o impacto total desta central elétrica. Dependendo da sua configuração, o consumo de diesel da mesma fonte de energia pode variar significativamente. Confira com o seu fornecedor se está instalada a configuração mais adequada. Um maior consumo de combustível também aciona outras ações que podem ter um impacto nos custos e/ou na eficiência, como por exemplo: reabastecimento e intervalos de assistência regulares. Quando o seu local é remoto, tenha também em consideração o impacto logístico para tentar minimizar a área de ocupação geral da alimentação temporária.
Qual a melhor alimentação temporária se a minha necessidade de energia variar?
Os geradores a diesel são a alimentação temporária mais eficiente quando os seus requisitos de alimentação são estáveis. No entanto, quando a necessidade de energia varia, os geradores funcionam em carga parcial, perdendo assim eficiência no que diz respeito ao consumo de combustível. Nesse caso, considere uma central elétrica híbrida na qual um gerador funciona em plena carga – e carrega uma unidade de armazenamento de energia quando a sua necessidade diminui – ou simplesmente para de funcionar quando o módulo de armazenamento de energia está totalmente carregado e capaz de assumir o controlo.