Este navegador não é suportado

Você está usando um navegador que não é mais suportado. Para continuar visitando nosso site, escolha um dos seguintes navegadores compatíveis.

Close

Como aproveitar ao máximo sua ferramenta de trabalho?

Rompedores e perfuratrizes manuais são equipamentos essenciais em várias tarefas de construção. Embora ter o equipamento certo seja um bom ponto de partida, vários fatores podem ajudá-lo a obter mais deles para otimizar o desempenho, melhorar a produtividade e prolongar a vida da ferramenta manual. Um deles é selecionar a ferramenta de trabalho certa com base no seu trabalho. 

Conheça suas ferramentas

Não existe uma solução única para todos quando se trata de ferramentas de trabalho. O que funciona bem ao quebrar uma superfície pode não ser a melhor opção para trabalhar em uma aresta aberta. É por isso que é vital conhecer as opções disponíveis e para qual aplicação foram projetadas.Os tipos mais comuns de ferramentas de trabalho são ponteiros e cinzéis estreitos, mas outras alternativas de aplicação específica também estão disponíveis.

Ponteiro

Projetado para materiais de quebra, incluindo concreto, asfalto, tijolos, o ponteiro é a ferramenta para penetrar em uma superfície dura quando não há borda aberta para posicionar a ferramenta. 

Cinzel estreito

Em comparação com o ponteiro, o cinzel estreito é a melhor ferramenta para quebrar e cortar quando há uma superfície aberta ou uma aresta disponível. Dá a você melhor controle sobre a direção da divisão e é menos provável que fique preso no material que está quebrando.

Cinzel largo

Um cinzel largo é uma ferramenta útil quando você deseja obter contato de linha em vez de contato de ponto. É bem adequado para uso em aplicações de corte, por exemplo, ao cortar lajes de concreto finas e asfalto, quando a profundidade da lâmina é maior que a espessura do material.

Cortador de asfalto

Desenvolvida explicitamente para cortar asfalto quente, a ferramenta possui uma lâmina fina para garantir um corte limpo em asfalto recém-laminado. A ferramenta está disponível com duas opções: uma borda reta padrão ou uma borda curva que oferece penetração mais rápida e vibração reduzida. Ela possui autoafiação e a baixa resistência da lâmina fina significa que ela corta o material muito rapidamente, proporcionando uma borda excepcionalmente limpa.

Cinzel de perfuração

Essas são as ferramentas de trabalho ideais quando as condições do solo são desafiadoras, por exemplo, quando há uma alta concentração de agregados no material. A lâmina é mais espessa e profunda do que em outros tipos de cinzéis. No entanto, a 3", ainda é estreita o suficiente para permitir que a energia de sopro do rompedor seja direcionada a uma massa menor, ajudando a fornecer mais potência por centímetro quadrado para um impacto ideal.

Trado hidráulico

Ideal ao trabalhar com hastes elétricas longas, o bate-estacas em forma de copos mantém a extremidade da haste no lugar enquanto o impacto do rompedor de pavimento a direciona para o solo. Ele foi projetado para suportar o contato de metal com metal e apresenta resistência integrada para exercer pressão sobre fraturas.

Batente de solo

Um batente de solo é a ferramenta perfeita para trabalhar em cantos e pequenas áreas de asfalto e valas, por exemplo, ao realizar reabastecimentos temporários. Ele está disponível em diferentes tamanhos, com perfis quadrados e redondos, e pode ser facilmente operado por uma pessoa.

Use-os corretamente

Mesmo com a ferramenta de trabalho correta, algumas etapas podem ajudar a melhorar o desempenho ainda mais. Desde a manutenção até as configurações do compressor, vários fatores podem ter um efeito significativo no andamento de sua tarefa e na produtividade de sua ferramenta durante sua vida útil.

Concentre-se na capacidade e na pressão

Antes de iniciar o trabalho, você deve sempre verificar se tem a capacidade correta do compressor e definir a pressão corretamente. As ferramentas pneumáticas manuais são projetadas para operar a 6-7 bar. 

Manutenção regular

Não negligencie a manutenção da ferramenta, pois isso afetará a velocidade e a qualidade do trabalho. Lembre-se de verificar a lubrificação em intervalos regulares e realizar a manutenção quando necessário. Os melhores lubrificantes sintéticos, como o óleo CP Airolene Plus Tool, são especialmente desenvolvidos para uso em rompedores e martelos, evitando o acúmulo de ferrugem e gelo para operação suave em todos os ambientes.

Armazenamento adequado

Quando o trabalho estiver concluído, limpe a ferramenta corretamente e guarde-a na posição correta, na posição vertical em um suporte ou armazenada horizontalmente em um rack. Drene a água, certifique-se de que não haja mais umidade e lubrifique a ferramenta quando for armazenada por mais tempo. 

Quando armazenados durante a noite, compressores e mangueiras podem acumular água devido à condensação. Certifique-se de lavar com água antes de conectar a mangueira à ferramenta manual. 

Verifique se há danos

Damage attention points handheld working tools
A área de impacto da ferramenta de trabalho é onde qualquer dano pode ocorrer. A seleção da ferramenta de trabalho correta para a aplicação minimizará o risco de quebras. Ainda assim, é uma prática recomendada inspecionar a área regularmente e trocar a ferramenta de trabalho quando o desgaste estiver no máximo. Isso prolongará a vida útil da ferramenta.

Considere o limite de desgaste

Use os medidores para garantir que a ferramenta esteja dentro do limite de desgaste. Para aumentar ainda mais a eficiência e otimizar a precisão, mantenha o cinzel sempre limpo e afiado. 

Elimine a poeira

Certifique-se de eliminar a poeira nos acoplamentos das mangueiras ao conectar as mangueiras. Limpe o cinzel e a superfície de impacto antes de inserir a ferramenta. Isso evitará estragar o pistão.

Use um coletor de pó

Use um coletor de pó para manter o local livre de poeira para melhorar a visibilidade durante tarefas críticas e melhorar a saúde e a segurança.

Quick links