Como escolher a melhor chave de impacto para sua aplicação?
Considerar esses 6 pontos vai garantir mais segurança e eficiência operacional
Com muitas opções diferentes no mercado, pode ser desafiador saber que fatores avaliar ao selecionar a melhor chave de impacto para determinada aplicação. Este guia fornece uma breve visão geral da tecnologia e descreve algumas etapas simples para ajudá-lo nessa tarefa. Confira!
1. Primeiro, avalie seus requisitos
O design da ferramenta pode desempenhar um papel fundamental na melhoria da produtividade. Por exemplo, um centro de gravidade bem posicionado é um grande benefício, pois permite melhor suporte por longos períodos. Já diferentes formas de alça de suporte e posições de gatilho podem melhorar o conforto do usuário.
3. Lembre-se de que o material é importante
É bom ter em mente que não existe uma solução única para todos. A faixa de torque desejada, os requisitos de energia e o design do mecanismo de impacto podem variar dependendo da aplicação, influenciando peso, vibração, velocidade e durabilidade da ferramenta.
Portanto, para iniciar o processo de seleção, faça os seguintes questionamentos:
- O que você procura em uma ferramenta: É potência, eficiência, ergonomia, liberdade de movimento ou flexibilidade de uso?
- Seu ambiente: como você vai acionar a ferramenta?Qual seria o recurso de acionamento mais confortável e produtivo para a aplicação?
- O torque: que nível de precisão sua aplicação requer?
- A ergonomia do produto: os níveis de vibração e som, o design da ferramenta e os acessórios propostos são adequados para o trabalho?
- O tipo de embreagem: o mecanismo é capaz de fornecer a potência necessária?
- Peso e material da ferramenta: será fácil usá-lo por longos períodos e o material é uma boa combinação para o seu ambiente de trabalho?
Veja também: Apertadeira pneumática ou chave de impacto? Saiba quando usar
2. Veja mais de perto o design da ferramenta
O material da ferramenta é outra consideração crítica. As ferramentas industriais metálicas são geralmente mais robustas, mas também pesadas para uso por longos períodos.
Já as ferramentas composite, por outro lado, são muito mais leves, facilitando manobras, mas o material as torna menos duráveis.
Felizmente, os avanços no desenvolvimento de materiais na última década melhoraram a resistência mecânica do composite tornando-o uma boa alternativa ao metal em muitas aplicações.
É bom lembrar que o alojamento da embreagem e o corpo da ferramenta podem ser feitos de materiais diferentes. Ao comparar ferramentas, verifique qual parte é composite e qual é metal. Como regra geral, chaves de impacto maiores que ¾”tendem a ser feitas de metal.
4. Obtenha o nível de torque certo
A melhor chave de impacto deve apresentar um torque máximo superior ao torque necessário para sua aplicação. Isso garantirá melhor taxa de produtividade e reduzirá as vibrações às quais o operador estará sujeito.
Mas cuidado com o aperto excessivo! Em algumas aplicações, por exemplo, ao trocar pneus em veículos ou caminhões pequenos, o aperto requer precisão e controle de torque. O uso de ferramentas industriais com funções de torque limitado é mais indicado nesses casos.
5. Revise o tamanho do parafuso
Você pode identificar o quadrado ideal da ferramenta de acordo com o tamanho do parafuso a ser utilizado. Se o quadrado for muito pequeno para as dimensões do parafuso, provavelmente quebrará. Se for muito grande, é a vez do parafuso ser danificado.
6. A melhor chave de impacto é ergonômica e segura
É vital prestar atenção a fatores que afetam a segurança e a ergonomia do usuário, como nível de ruído e vibração.
O nível de ruído aceitável geralmente é determinado pelo padrão ISO-15744 e, quanto menor o valor, mais segura a experiência do usuário. O mesmo vale para os níveis de vibração, geralmente regidos pela ISO-28927.
Alguns sistemas de impacto são projetados para permitir baixos níveis de vibração – inclusive, esse requisito é fundamental em todas as ferramentas industriais da Chicago Pneumatic. A segurança e o conforto também podem ser aprimorados com o uso de luvas de absorção de vibração.
Saber o que você precisa considerar ao procurar a melhor chave de impacto para a sua aplicação é um bom começo. Mas vale destacar que, às vezes, a revisão de especificações técnicas não é suficiente para garantir uma boa decisão de compra.
Por isso, recomendamos sempre discutir seus requisitos com o fabricante e solicitar um “test-drive”. Experimentar a ferramenta diretamente no local da operação pode fornecer, de forma segura, todas as respostas que você precisa!