Graças ao seu custo relativamente baixo e composição robusta, o aço continua a rivalizar com materiais alternativos em aplicações em que a eficiência de custos é mais importante do que atingir o peso menor possível. No entanto, com uma densidade de 7,85 g/cm3, apresenta aos metalúrgicos vários desafios no que diz respeito a esmerilhamento e perfuração. Aqui, examinamos três problemas comuns enfrentados ao trabalhar com aço e ligas de aço e compartilhamos dicas para superá-los.
1. As tarefas de remoção de material são demoradas
Um dos principais desafios ao trabalhar com aço e ligas de aço é que as tarefas de remoção de material podem ser muito lentas, o que rapidamente se traduz em eficiência reduzida e custos mais altos. O material é muito resistente, o que é um de seus principais benefícios, mas retarda o processo de remoção de material.
Nossa dica:
Antes de iniciar o trabalho, compare os diferentes métodos de remoção de material para garantir que o escolhido seja o mais eficiente. Por exemplo, em alguns casos, as ferramentas de corte podem produzir resultados visivelmente mais rápidos, melhorando a produtividade. Se o esmerilhamento for o método mais adequado, escolha o abrasivo com cuidado. Abrasivos resistentes, como o óxido de zircônio, podem melhorar a taxa de remoção de material, proporcionando um excelente desempenho por uma vida útil mais longa.
2. O aço corrói e enferruja
Apesar de seus muitos benefícios, o aço é inerentemente sujeito à corrosão e pode ser difícil tentar protegê-lo contra ferrugem. Conseguir e manter um bom acabamento da superfície para pintura também pode ser um desafio.
Nossa dica:
Nossa dica: evitar a contaminação cruzada entre diferentes materiais, como aço carbono galvanizado e aço inoxidável, é crucial para minimizar a corrosão. Na prática, isso significa que você nunca deve usar o mesmo disco da esmerilhadeira angular em dois materiais diferentes. Além disso, se houver materiais diferentes no local do trabalho, lembre-se de cobri-los para evitar que entrem em contato com respingos da esmerilhadeira angular. Essas etapas ajudarão a reduzir o risco de ferrugem, ajudando a obter o melhor acabamento da superfície possível para pintura.
3. Os trabalhadores ficam cansados
Graças à sua durabilidade, o aço é frequentemente utilizado nas aplicações mais exigentes. No entanto, as ferramentas usadas geralmente são pesadas e, como mencionado acima, o trabalho de remoção pode demorar muito. Algumas aplicações podem colocar os trabalhadores em risco de fadiga e ferimentos e, às vezes, pode ser difícil até mesmo encontrar trabalhadores qualificados para as tarefas mais exigentes.
Nossa dica:
Garanta que seus trabalhadores tenham acesso às ferramentas certas e preste atenção a todos os recursos que possam ajudar a melhorar a segurança e a produtividade, como a relação potência-peso. Concentre-se na ergonomia da ferramenta: o trabalhador será capaz de manuseá-la por longos períodos? Algumas ferramentas podem pesar mais de 5 quilos, aumentando o desgaste físico do trabalhador. Também vale a pena observar os recursos adicionais que podem ajudar a minimizar os fatores que contribuem para a fadiga. Os autobalanceadores, por exemplo, ajudam a estabilizar a ferramenta e reduzem significativamente a vibração, o que torna a ferramenta mais segura de usar por horas a fio.
Para obter mais informações sobre como superar os desafios associados a materiais, incluindo aço, alumínio e compostos, faça o download do nosso white paper
Tendências de materiais nas indústrias pesadas e seu impacto em ferramentas e aplicações de metalurgia.
Você sabia que, além de durável, o aço também é resistente aos raios UV e 100% reciclável? Atualmente, há mais de 3.500 tipos de aço em uso. Curiosamente, mais de 75 por cento deles foram desenvolvidos nos últimos 20 anos e as novas gerações ainda continuam a ser projetadas.
Leia mais sobre os tópicos relacionados a metalurgia
Lixadeira e esmerilhadeira de 7 polegadas: conheça os diferenciais da série CP3750
Esmerilhadeiras pneumáticas de alta potência são amplamente utilizadas nas indústrias metalúrgicas, como fundições, estaleiros e fabricação de máquinas pesadas – setores que demandam cuidados redobrados com a segurança. Por isso, é muito importante...