A calibração é um passo vital no sentido de garantir que as ferramentas funcionem como deveriam, fornecendo leituras corretas, proporcionando um ambiente de trabalho seguro para os usuários finais, e garantindo que as empresas estejam cumprindo suas obrigações legais. No entanto, a calibração é, muitas vezes, confundida com exatidão e precisão. Aqui, exploramos o que exatamente significa a calibração e por que isso é tão importante.
O que é calibração?
Sua ferramenta está funcionando bem, mas como você sabe que a medição está precisa? É aí que entra a calibração.
A calibração é a determinação e a documentação da diferença nas leituras dadas por uma ferramenta em comparação com uma leitura dada por um padrão de medição (dispositivo fixo que é conhecido por ser preciso). Geralmente é seguido pelo ajuste da ferramenta.
O processo verifica se os valores estão dentro de um intervalo aceitável (nível de tolerância) em relação à aplicação específica. Se não, o equipamento deverá ser ajustado para garantir que o desvio entre o valor real e o valor necessário seja mínimo, e que a ferramenta tenha sua precisão de desempenho original restaurada, fornecendo ainda mais precisão. Uma verificação de calibração pode ser feita após o ajuste da ferramenta.
Por que calibrar?
O desempenho de ferramentas e instrumentos tende a se desviar com o tempo e toda ferramenta perde sua precisão até certo ponto. O exemplo a seguir mostra como o torque de uma parafusadeira BlueTork, que é usada para apertar os parafusos das rodas de um caminhão, pode variar ao longo de alguns anos em condições normais de operação.
Embora o valor do torque seja o mesmo, o valor real medido é outro. Nos primeiros dois anos, o valor ainda está dentro do intervalo de tolerância, mas no terceiro ano, ele fica fora do intervalo de tolerância e a parafusadeira deve ser ajustada para garantir que continue fornecendo um resultado preciso.
A calibração é fundamental para manter a precisão e a taxa de repetição das ferramentas ao longo do tempo.
Ao calibrar e ajustar as ferramentas, garante que sua precisão permaneça no nível exigido. Três razões pelas quais isso é importante:
a ferramenta funciona corretamente, mantendo o aperto correto ao longo do tempo
a empresa está em conformidade com os padrões e os requisitos regulamentares do sistema de qualidade e, portanto, evita possíveis consequências legais em relação à responsabilidade do produto. Se uma empresa tiver a certificação ISO 9001, será necessário calibrar suas ferramentas para garantir a qualidade dos produtos acabados e serviços
o processo garante a segurança de funcionários e clientes
No final do processo de calibração, um certificado de calibração deve ser entregue por um laboratório.
Nota: um certificado de teste é diferente de um certificado de calibração. Os certificados de teste mostram apenas o desempenho da ferramenta em um determinado momento.
Como calibrar as ferramentas?
Somente laboratórios em conformidade com a norma ISO/IEC 17025 podem fornecer um certificado de calibração válido. Você pode entrar em contato com seu organismo de certificação local para obter a lista de todos os laboratórios certificados.
Como exemplo, veja abaixo algumas listas existentes para o mercado americano:
Credenciamento de sistemas de gestão da qualidade dado a empresas que provam que seguem e aderem a processos, incluindo gerenciamento de rastreabilidade e calibração.
ISO 5393
Método de teste de desempenho de ferramentas rotativas para fixadores rosqueados para a medição da repetição de torque (dispersão de torque)
ISO 6789-2
O procedimento de calibração para chaves de torque manuais
ISO/IEC 17025
Requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente de laboratórios que executam a calibração
Com que frequência as ferramentas devem ser calibradas?
O padrão de qualidade ISO 9001 não especifica o período de calibração, e a frequência depende de diversos fatores: por exemplo, o uso da ferramenta e o meio ambiente. Pode ser preciso fazer a calibração com uma frequência diária ou anual (por exemplo, recomenda-se realizar a calibração de uma chave de torque manual uma vez por ano ou a cada 5.000 ciclos – o que ocorrer primeiro).
Dessa maneira, em última análise, cabe ao gerente de manutenção especificar um intervalo de calibração razoável, pois eles entendem o trabalho e a aplicação das ferramentas melhor do que qualquer outra pessoa.
Quatro dicas para determinar com que frequência a calibração deve ser realizada:
Verificar a recomendação de medição do fabricante do equipamento (a calibração deve ser realizada após um determinado número de ciclos?)
Qual é o histórico de estabilidade do equipamento?
Quão importante é a medição em questão?
Quais são os riscos e as consequências de uma situação além da tolerância?
Leia mais sobre as apertadeiras
Torque de parafusos: 5 dicas para apertar rodas em veículos pesados
Entre as rotinas de manutenção de veículos pesados, o aperto de rodas costuma ser um trabalho exaustivo para o operador, que geralmente trabalha em posições desconfortáveis, com ferramentas pesadas e ruídos em excesso. Por isso, durante o torque...
Alguns processos de aperto na indústria pesada demandam torque de alta precisão, difícil de ser alcançado com uma chave de impacto comum. A solução ideal para determinadas aplicações é adotar uma torqueadeira pneumática com stall torque.
Quando as rodas de caminhões e ônibus são montadas e apertadas corretamente, isso garante a segurança de motoristas e passageiros e pode reduzir acidentes rodoviários. As tradicionais chaves de impacto, no entanto, não garantem a precisão necessária...