Este navegador não é suportado

Você está usando um navegador que não é mais suportado. Para continuar visitando nosso site, escolha um dos seguintes navegadores compatíveis.

Close

Parafusadeira Blue Tork: 4 vantagens na troca de pneus em caminhões e ônibus

Ergonomia diferenciada e recursos avançados de controle de torque garantem segurança em todos os sentidos

Parafusadeira Blue Tork - Chicago Pneumatic

Quando as rodas de caminhões e ônibus são montadas e apertadas corretamente, isso garante a segurança de motoristas e passageiros e pode reduzir acidentes rodoviários. As tradicionais chaves de impacto, no entanto, não garantem a precisão necessária para atingir esse objetivo. Já a parafusadeira Blue Tork CP7600 permite alcançar um novo patamar de eficiência na troca de pneus, com uma série de vantagens.

Vamos conhecê-las!

1. Tem menos vibrações e reduz os riscos de Síndrome da Mão Branca

Com uma chave de impacto comum, a rotina diária pressupõe vários apertos em sequência, de modo que o operador se expõe à vibração por um elevado período de tempo. As lesões causadas por esse hábito podem gerar afastamentos e provocar processos trabalhistas para o empregador.

É o caso da chamada Síndrome da Mão Branca, um grave distúrbio que causa diversos danos aos vasos sanguíneos, nervos, músculos e articulações do pulso e braço, devido à exposição intensa e repetida à vibração. É assim chamado porque as mãos afetadas ficam pálidas pela falta de circulação sanguínea.

Como a Blue Tork usa um mecanismo de aperto contínuo, as vibrações são reduzidas a menos de 2,5 m/s, proporcionando maior segurança ao operador.

2. Oferece pré-regulagem de torque

A parafusadeira Blue Tork permite que os operadores reconfigurem facilmente o torque para cada uso, fornecendo um aperto preciso de acordo com as orientações do fabricante do equipamento original.

O modelo está disponível em quatro versões:

  • CP7600, com um ajuste de torque em avanço apenas;
  • CP7600R, com um ajuste de torque com avanço e reverso;
  • CP7600-4P, que apresenta quatro configurações de torque apenas para avanço;
  • CP7600R-4P, que apresenta quatro configurações de torque com avanço e reversão.

Algumas versões também podem ser especificadas com uma caixa de engrenagens estendida para alcançar parafusos mais profundos.

3. Oferece controle de torque para máxima segurança na troca de pneus

As montadoras possuem um rigoroso controle de qualidade dos processos de fabricação de caminhões e ônibus, de forma a aplicar os torques conforme as especificações de engenharia. Depois que o veículo vai para as ruas, nem sempre as rotinas de conserto e manutenção garantem que essas especificações sejam atendidas.

Quando utilizamos uma chave de impacto comum, o torque aplicado é definido pelo momento de parada da máquina — por sua vez, determinado pelo operador. Por maior que seja a competência e o conhecimento do profissional, a qualidade do aperto sempre será questionável: afinal, atingir o torque necessário é impossível sem a tecnologia adequada.

Para garantir um torque preciso na troca de pneus, a Blue Tork possui uma válvula de corte que controla o processo de aperto, enquanto a contrarreação de torque é obtida por uma barra de reação.

A ferramenta usa uma configuração de motor duplo que fornece aceleração inicial a 100 rpm para ajustar rapidamente a porca, enquanto o segundo motor gira a 8 rpm para fornecer o torque especificado final.

4. Ajuda a cumprir a lei do silêncio em áreas urbanas

Algumas cidades possuem legislações específicas para combater a poluição sonora em áreas urbanas – o que inclui o ruído de ferramentas utilizadas na troca de pneus.

Especialmente na cidade de São Paulo, por exemplo, a chamada “Lei do Psiu” (Programa Silêncio Urbano) pune a emissão de ruídos produzidos por quaisquer meios ou por quaisquer espécies, com níveis superiores aos determinados pela legislação. As multas por descumprimento variam de 8 mil até 30 mil reais.

Com a Blue Tork, os responsáveis pela gestão da frota ficam livres desse tipo de multa, mesmo que a troca de pneus seja necessária em áreas residenciais. Como a ferramenta é rotativa, em vez de força de impacto, ela é silenciosa a menos de 79 dBA.

Fale com nossos especialistas e confira as opções do portfólio CP que melhor atendem sua necessidade!

Chicago Pneumatic