A Atlas Copco amplia sua linha de bombas submersíveis WEDA para atender às demandas das tarefas de drenagem do século XXI em mineração e construção
18 de Julho de 2024
A Atlas Copco está expandindo sua linha de bombas submersíveis elétricas WEDA em resposta às crescentes exigências de resistência ao desgaste e operação autônoma das bombas de drenagem. Os quatro novos modelos apresentam a Tecnologia de Defletor de Desgaste patenteada pela Atlas Copco, que se baseia na experiência da empresa em projetos de engenharia, combinada com modernas técnicas de modelagem e fabricação, para oferecer confiabilidade superior da bomba e vida útil mais longa em ambientes operacionais extremamente difíceis.
As bombas WEDA são projetadas para operar de forma confiável por longos períodos em ambientes adversos, onde a água provavelmente conterá altos níveis de areia e pedras. Isso as torna ideais para a remoção de água em aplicações de mineração, perfuração de túneis e construção, bem como em cenários de emergência de alívio de inundações. Os quatro novos modelos – WEDA D80SH, WEDA D81, WEDA D91 e WEDA D95SH – tem potência nominal de 20-20-26-37 kW (50Hz, 60Hz: 31-31-40-58 HP) e podem bombear de forma confiável água carregada de sólidos com gravidade específica de até 1,1 e manusear pedras de até 12 mm (0,47 pol).
A drenagem é uma operação exigente e crítica em termos de segurança, mas tem faltado investimento no desenvolvimento de melhores soluções de bombeamento, adequadas aos desafios do século XXI. A Atlas Copco é a única empresa que desenhou suas bombas de drenagem na última década, usando modelagem computacional moderna e técnicas avançadas de fabricação. O resultado é a linha de bombas WEDA, que oferece maior confiabilidade e durabilidade, é fácil de implantar e manter e funcionará por mais tempo com o mínimo de supervisão.
Os novos modelos WEDA aumentam a confiabilidade da bomba
As novas bombas também incorporam a Tecnologia de Defletor de Desgaste da Atlas Copco, que foi introduzida pela primeira vez na bomba WEDA D70 em 2021. A tecnologia patenteada é o resultado de métodos de projeto e fabricação que mudam paradigmas e que eram inatingíveis até recentemente. Um software de Dinâmica de Fluidos Computacional de última geração é usado para prever o desempenho e eliminar possíveis pontos críticos de desgaste prematuro antes mesmo de uma bomba entrar no estágio de protótipo. Novas técnicas de impressão 3D são usadas para prototipagem rápida e permitem a fundição de geometrias que eram impossíveis historicamente. Para os usuários finais, o resultado é uma bomba de drenagem altamente confiável, fácil de implantar, que funcionará por períodos mais longos com o mínimo de intervenção e que pode ser reajustada para um desempenho como novo para prolongar a vida útil.
Motores e projeto avançados para melhor manutenção e durabilidade
A capacidade de funcionamento a seco é fornecida por motores cuidadosamente dimensionados que não requerem arrefecimento pelo líquido bombeado. Além disso, as bombas são projetadas para facilitar a inspeção e manutenção no local, o que significa que é mais provável que ocorra a manutenção preventiva. A possibilidade de reparo também é incorporada no estágio de projeto para minimizar o tempo de paralisação. Todos os novos modelos WEDA apresentam uma vedação mecânica dupla tipo cartucho em um alojamento de aço inoxidável, em vez de muitas peças propensas a desalinhamento e sujeira.
Os locais de mineração e construção enfrentam desafios difíceis, e a última coisa de que precisam é uma falha na bomba que possa resultar em danos ao maquinário ou perda de vidas. A resistência ao desgaste e a autonomia das nossas bombas WEDA nas operações de bombeamento podem manter as operações fluindo sem problemas e proporcionar a confiabilidade e a durabilidade que as aplicações modernas de drenagem exigem.