Fechar

A nova torre de iluminação híbrida HiLight BI+ 4 da Atlas Copco melhora a eficiência energética e a produtividade operacional

5 de Dezembro de 2023

A Atlas Copco lançou sua primeira torre de iluminação híbrida, a HiLight BI+ 4, que irá transformar o setor. A inovadora torre de iluminação incorpora a tecnologia de iluminação LED de dispositivo de montagem em superfície (SMD) de última geração e baterias de íons de lítio para proporcionar excelente desempenho e eficiência. Os operadores em locais de construção, eventos, minas, aplicações de emergência e empresas de locação poderão reduzir a pegada de carbono e os custos operacionais, melhorando ao mesmo tempo os níveis de sustentabilidade – tanto ambientalmente quanto nos negócios. 

Nova torre de iluminação híbrida HiLight BI+ 4

Combinando o uso de baterias de íons de lítio com um motor a diesel Estágio V de baixo consumo, a nova torre de iluminação HiLight BI+ 4 oferece aos usuários a máxima flexibilidade, pois possui quatro modos de operação: ele pode ser alimentado diretamente pela rede elétrica, a partir de suas baterias de íons de lítio, de seu motor a diesel ou de um ambiente híbrido para aproveitar ao máximo a energia disponível.

 

As torres de iluminação possuem uma autonomia de bateria de sete horas quando operam em seu potencial máximo. E, ao utilizar a função de controle de intensidade de luz, proporcionar mais de 20 horas de operação silenciosa e sem emissões com uma única carga. Com um tempo de recarga da bateria de apenas quatro horas, a HiLight BI+ 4 também pode apresentar uma tomada de alimentação externa como opção.

 

Ao operar em modo híbrido, contando tanto com as baterias quanto com o motor, o consumo de combustível da torre de iluminação é uma média de 0,29 l/h, que é o menor consumo médio de combustível em sua classe de torres de iluminação. Graças à incorporação de uma bateria, os operadores podem reduzir até sete toneladas de CO2 por unidade, por ano,em comparação com as tradicionais torres de iluminação a diesel. Ao otimizar seu consumo de energia, os usuários podem reduzir o seu impacto ambiental e melhorar consideravelmente sua lucratividade.

 

A tecnologia de bateria de íons de lítio 5 kW oferece um desempenho superior ao de torres de iluminação equivalentes alimentadas por baterias de chumbo-ácido de manta de vidro absorvente (AGM). Se compararmos, a vida útil de uma bateria de íons de lítio é superior e deve durar aproximadamente 36.500 horas, em comparação com apenas 1.500 horas para baterias de chumbo-ácido AGM.

Torre de iluminação HiLight BI+ 4 da Atlas Copco

Torre de iluminação HiLight BI+ 4 da Atlas Copco

A introdução da capacidade de usar baterias reduz o uso do motor, o que prolonga a vida útil da unidade e resulta numa solução de iluminação temporária com um baixo custo total de propriedade (TCO). Com uma redução de 60% no tempo de funcionamento do motor, os intervalos de manutenção são três vezes maiores do que as torres de iluminação que funcionam exclusivamente com diesel. A HiLight BI+ 4 requer manutenção mínima a cada 1.500 horas de iluminação, para que os usuários possam economizar nos custos associados à manutenção.

 

A solução flexível de iluminação temporária também é a primeira torre de iluminação da Atlas Copco a apresentar luzes de LED SMD altamente eficientes, que são 20% mais eficientes do que as luzes LED COB (Chip-on-board) alternativas encontradas em torres de iluminação alternativas e soluções concorrentes. Cada torre de iluminação tem quatro holofotes que fornecem 150 W de potência para cobrir 4.000 m2 de forma confiável,prolongando os dias de trabalho e contribuindo para um ambiente de trabalho seguro. A HiLight BI+ 4 é ergonômica, com elevação do mastro totalmente hidráulico e rotação do mastro elétrico, que é facilmente controlado no painel de controle do sistema.

 

A torre de iluminação tipo caixa é 15% mais leve do que qualquer torre de iluminação híbrida disponível no mercado. Os operadores podem instalar até 22 unidades em um Eurotruck padrão de 13 metros, o que afeta positivamente a transportabilidade e melhora a eficiência operacional.

A sustentabilidade é cada vez mais importante para os nossos clientes, à medida que buscam melhorar suas credenciais ambientais, por isso, ao projetar novos equipamentos, temos a mente: "essa nova torre de iluminação híbrida é a primeira do tipo, combinando a mais recente tecnologia de iluminação SMD com baterias de íons de lítio para proporcionar o melhor desempenho e eficiência.

Eric Tomin , Gerente de Marketing de Produtos de Torres de iluminação e Geradores portáteis
Divisão Power and Flow da Atlas Copco

A Atlas Copco também está lançando as torres de iluminação portáteis HiLight PS 3 e PE 3 para expandir ainda mais sua linha. Ambos os modelos incorporam holofotes de LED SMD eficientes e fornecem alta luminosidade com 3.000m2 de cobertura de luz (com uma média de 20 lux) durante uma longa vida útil de até 50.000 horas. Eles garantem uma fonte de luz estável e confiável para locais de trabalho, com certificação para suportar velocidades de vento de até 50 km/h sem a necessidade de sistemas de fixação.

 

A compacta HiLight PE 3 é uma torre de iluminação estática em um tripé, enquanto a HiLight PS 3 está disponível em um carrinho para facilitar o transporte. Ambas as torres de iluminação possuem capacidade de controle de intensidade de luz, proporcionando versatilidade no local e podem ser facilmente operadas a partir de um smartphone e conexão Wi-Fi. A HiLight PS 3 foi projetada para ser alimentada pelo sistema de armazenamento de energia baseado em bateria ZBP2000 e está disponível com dois painéis solares dobráveis de 200 W para que os usuários possam otimizar o uso de energia.

Torres de iluminação HiLight PS 3 da Atlas Copco

Torres de iluminação HiLight PE 3 da Atlas Copco

Essas novas soluções são uma adição bem-vinda ao portfólio mais amplo de torres de iluminação da Atlas Copco, que também inclui os modelos recém-lançados de torres de iluminação móveis que incluem uma variedade de soluções eficientes em termos de consumo de energia, como unidades elétricas e solares.