Fechar

Como selecionar bombas submersíveis

Aqui estão as quatro principais considerações nas quais você deve se concentrar ao escolher comprar ou alugar uma bomba submersível elétrica. Ajudamos você a decidir qual é a certa para você!
Como selecionar bombas submersíveis

1. Qual fluido precisa ser bombeado?

Nem todos os fluidos são iguais. A primeira consideração é a natureza do fluido a ser bombeado, pois isso tem um grande impacto no tipo de bomba. Alguns fatores importantes a serem considerados são:

  • Composição geral
  • Concentração e tamanho das partículas suspensas
  • Nível de pH do fluido
  • Temperatura
  • Teor químico

2. Quais são os requisitos de capacidade?

Bomba de drenagem submersível WEDA D50 e WEDA D80

Bombas submersíveis WEDA D50 e WEDA D80

Uma das considerações de desempenho mais importantes é o requisito de fluxo, ou seja, quanto líquido precisa ser movido e com que rapidez?Por exemplo, uma bomba com uma vazão máxima de 138 m3/h (como a WEDA D50 da Atlas Copco) removerá a água de uma piscina de 36 m3 em 15 minutos. No entanto, uma bomba com uma vazão de 350 m3/h (como a WEDA D80) esvaziaria a piscina em apenas 6 minutos.

3. Qual é a distância e a elevação que o fluido precisa ser bombeado?

Acima de qual altura o fluido precisa ser bombeado e até que distância ele precisa viajar? Isso terá um impacto na pressão que a bomba precisa fornecer para garantir que ela possa bombear de maneira eficiente e confiável. Quanto maior a distância que a água precisa ser bombeada, mais atrito é criado, o que resulta em perda de pressão da bomba. As bombas precisam superar a resistência à gravidade e as perdas por atrito.

Ao especificar, verifique a curva da bomba publicada pelo fabricante, que mostra a altura da cabeça em relação à vazão, para garantir que ela cobre o ponto de serviço necessário.

4. Qual é a sua fonte de energia?

Se houver energia elétrica disponível, uma bomba elétrica será a melhor e mais eficiente escolha na maioria dos casos. As bombas elétricas submersíveis, como as bombas WEDA da Atlas Copco, são a abordagem mais simples, econômica e com maior economia de energia, fornecendo alta potência em pacotes leves e compactos.

Se o local for remoto e propenso a uma fonte de alimentação flutuante, considere uma bomba que tenha o motor e o motor de partida equipados com proteção elétrica integrada contra tensão variável, falha de fase e erro humano.

Conclusão

Além do tipo de fluido a ser bombeado, da fonte de energia e das necessidades de fluxo e volume, outros fatores precisam ser considerados ao escolher uma bomba submersível, como economia de energia, durabilidade e despesas de manutenção para cada bomba oferecida. Fazer a escolha certa não é uma decisão simples, mas com orientação especializada, ela pode ser alcançada de forma satisfatória.

Como selecionar bombas submersíveis

explainer icon