Acelerando a transição para um futuro mais sustentável
24 de Novembro de 2023
Uma proporção significativa das aplicações dos produtos da Atlas Copco está em locais de difícil acesso à eletricidade. Como resultado, a energia a diesel reinou por muito tempo no mercado de compressores portáteis. Mas, graças às mudanças sociais combinadas com os avanços tecnológicos, esse domínio está sendo desafiado.
O lançamento do primeiro compressor de parafuso portátil a bateria do mundo, o B-Air 185-12, marca um momento decisivo na transformação do mercado em direção a um futuro de baixo carbono
A Atlas Copco não é estranha a inovações
Nossa talentosa equipe de engenheiros tem sido pioneira em novas tecnologias e inovações há 150 anos, alinhando o desenvolvimento de produtos com as necessidades em constante mudança da sociedade. E o que a sociedade precisa agora, enquanto continua a se afundar cada vez mais em uma emergência climática e em uma crise energética, é descarbonizar. E rápido.
Possibilitando a transformação para uma sociedade de baixo carbono
Para ajudar a acelerar a jornada rumo a um futuro de baixo carbono, a Atlas Copco se comprometeu com uma série de metas científicas, incluindo a redução das emissões de nossa cadeia de valor, principalmente o impacto do carbono de nossos produtos em uso, em 28% até 2030, em comparação com nosso nível de emissões de 2019. Tornar nossos motores de combustão interna mais eficientes e adotar biodieseis, como o óleo vegetal hidrotratado (HVO), reduziu drasticamente nossas emissões na última década. Mas a chave para alcançar a transformação que todos buscamos exige a substituição total da energia a diesel no longo prazo. A solução óbvia para esse desafio é mudar para a eletrificação, alimentada por energias renováveis.
Tudo começou com os compressores de ar portáteis elétricos plug-in
Em 2018, lançamos a linha E-Air VSD de compressores de ar portáteis elétricos plug-in, que, posteriormente, provou ser extremamente popular. No entanto, por mais bem-sucedida que seja, ela é limitada por sua necessidade de um fornecimento externo constante de eletricidade. O B-Air, autossuficiente e alimentado por bateria, é, portanto, uma evolução lógica do gênero.
Agora apresentamos os primeiros compressores de parafuso portáteis alimentados por bateria
O armazenamento de energia da bateria apresenta a solução ideal para fornecer uma combinação de eficiência energética e autonomia. O B-Air funciona com eletricidade fornecida por sua bateria, com sua capacidade interna de bateria de 57kWh, eliminando a necessidade de combustível ou um fornecimento externo contínuo de eletricidade. Sem cabos quando em uso e com design compacto, ele oferece portabilidade e produtividade para aqueles que trabalham em locais onde o acesso à eletricidade é restrito. Isso marca uma mudança significativa para a indústria, pois pela primeira vez na história ele oferece uma alternativa de bateria viável para aplicações como construção de estradas, sopro de cabos de fibra óptica e trabalho de barreira de impacto, ao mesmo tempo em que fornece aos usuários a mesma funcionalidade que está disponível com um compressor a diesel.
O potencial da tecnologia de baterias
A tecnologia de baterias passou por uma transformação nos últimos anos, oferecendo novas oportunidades de produtos de motores sem combustão interna e tornando-se um facilitador de uma forma mais sustentável de trabalhar em vários setores. As baterias de íons de lítio, em particular, tornaram-se o coração de inúmeros dispositivos e veículos portáteis. E agora também em um de nossos compressores de parafuso portáteis.
Redução de emissões prejudiciais e poluição sonora
Uma das principais maneiras pelas quais essa inovação pode acelerar a transição para um futuro mais sustentável é reduzindo as emissões nocivas e a poluição sonora. Mesmo os compressores mais avançados a gasolina ou a diesel ainda emitem gases nocivos, contribuindo para a poluição do ar e as mudanças climáticas. Por outro lado, os compressores alimentados por bateria operam silenciosamente e não produzem emissões locais, tornando-os ideais para locais internos, áreas ambientalmente sensíveis e locais de trabalho urbanos. E tudo isso sem comprometer o desempenho. Pelo contrário, oferece até novas possibilidades, por exemplo, para aplicações internas onde as alternativas a diesel não são uma opção devido às suas emissões.
Projetado para maximizar a utilização de energia
A tecnologia de bateria traz outra vantagem significativa para a indústria de compressores portáteis que também está disponível com nossas unidades elétricas com cabo: eficiência energética. Os compressores alimentados por bateria são projetados para maximizar a utilização de energia, resultando em menores custos operacionais e uma pegada de carbono reduzida. Seus sistemas eficientes de gerenciamento de energia ajudam a economizar energia e, ao mesmo tempo, fornecem resultados de alto desempenho, garantindo economias de longo prazo para empresas e para o meio ambiente.
A grande mudança em direção a um futuro de baixo carbono
Cada dia marca uma mudança incremental da convenção profundamente arraigada da indústria em relação à dependência do diesel em direção a um futuro de baixo carbono. Graças à popularidade do E-Air elétrico plug-in, os compressores móveis têm sido uma das primeiras histórias de sucesso dessa transformação energética. Por fim, pretendemos oferecer uma alternativa a diesel para cada usuário e cada aplicação, e o B-Air alimentado por bateria dá um passo importante em direção a esse objetivo.
É nossa responsabilidade liderar essa transição
Como líder de mercado em soluções portáteis de ar comprimido, a Atlas Copco entende sua responsabilidade de desempenhar um papel de liderança em ajudar a indústria a descarbonizar. A contribuição para a mudança climática exige um esforço de toda a indústria para fazer a transição do diesel para alternativas renováveis. Depende também da aceitação de novas formas de trabalho, da abertura a novas tecnologias e liderança para mostrar o caminho para os outros. Nas palavras da autora Richelle E. Goodrich: "A direção que você escolhe enfrentar determina se você está no final ou no início da estrada".