Projeto hidráulico das bombas submersíveis WEDA para desempenho sustentado
10 de Março de 2022
As bombas submersíveis elétricas precisam muitas vezes ser usadas nos mais diferentes tipos de ambientes. Elas são transportadas e precisam funcionar em uma variedade de condições, o que pode afetar o desempenho da bomba. Além disso, sólidos suspensos em água podem causar desgaste e falha prematura de um impulsor.
A Atlas Copco lançou uma plataforma inovadora de alta tecnologia para a sua linha WEDA de
As bombas submersíveis elétricas precisam muitas vezes ser usadas nos mais diferentes tipos de ambientes. Elas são transportadas e precisam funcionar em uma variedade de condições, o que pode afetar o desempenho da bomba. Além disso, sólidos suspensos em água podem causar desgaste e falha prematura de um impulsor.
A Atlas Copco lançou uma plataforma inovadora de alta tecnologia para a sua linha WEDA de bombas submersíveis elétricas que protege o impulsor, garantindo um desempenho sustentado durante meses. Alexey Flidlider é um dos engenheiros responsáveis pelo projeto e desenvolvimento da Tecnologia de defletor de desgaste, que permite a remoção de água com areia de construções e locais industriais de forma mais confiável e com aumento da produtividade.
Quais são os recursos mais significativos da Tecnologia de defletor de desgaste?
A geometria exclusiva do difusor, feita de poliuretano (PU) e palhetas defletoras de sólidos integradas. Essa combinação de geometria e material é única e oferece o melhor desempenho sustentável e resistência ao desgaste no mercado. A geometria especialmente desenvolvida para o impulsor, de tipo fechado e em ferro com elevado teor de cromo, minimiza a cavitação, oferece alta resistência à erosão e eficiência hidráulica (menos consumo de energia por litro de água bombeada). Todos esses recursos juntos compõem a inovadora tecnologia de defletor de desgaste, patenteada pela Atlas Copco.
Quais são as principais vantagens da nova WEDA D70?
Além de sua eficiência e resistência ao desgaste, as principais vantagens do novo modelo de bomba são robustez e facilidade de manutenção. O projeto especial refrigerado a água do motor elétrico tem uma grande tolerância ao funcionamento a seco, algo que é geralmente importante para os nossos clientes. O sistema de vedação de cartucho em aço inoxidável de última geração aumenta a robustez e é de fácil manutenção, o que significa menos tempo de paralização para o usuário final e para os revendedores, que alugam as bombas e devem fazer a manutenção delas.
Projetamos uma exclusiva cobertura amarela que combina interfaces e configurações elétricas integradas de fácil acesso para o mercado global, bem como uma variedade de opções para cabos e conexões de descarga.
Como foi projetado a WEDA D70?
O projeto começou em 2018 como uma investigação para um novo conceito hidráulico. Realizamos a CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional) e verificamos os resultados construindo vários protótipos funcionais usando recursos internos de fabricação de aditivos (impressão 3D). Então, em 2019, o projeto foi oficialmente aprovado e, com a grande experiência técnica de toda a equipe, começamos a construir a bomba em torno da geometria hidráulica.
Na fase final, antes do lançamento oficial do produto, realizamos vários testes diferentes nos protótipos para garantir a robustez e o desempenho ideais.
Qual é o nível de preparo da Atlas Copco para atender às necessidades desse segmento de mercado em comparação com seus concorrentes?
Contamos com uma grande equipe de profissionais motivados, com experiência reconhecida, e contamos com os produtos, a tecnologia e uma linha de produção exclusiva. É uma boa oportunidade para aumentar nossa participação no mercado.
Que impactos esta nova linha WEDA pode ter na Atlas Copco Power and Flow?
Devido ao desafio técnico, a WEDA D70 foi a mais crítica, e é o primeiro modelo que oferece a nova plataforma. Começamos a trabalhar no projeto em 2018 e o lançamento ocorreu em meados de 2021.
Estamos ansiosos para receber feedback de nossos clientes para que possamos aprender com isso e incluir suas percepções em processos futuros. O plano é criar uma gama de bombas com projeto e aparência externa semelhantes nos próximos anos. Acredito que nossos clientes e a Atlas Copco se beneficiarão dessa jornada para melhorar nosso portfólio de bombas submersíveis elétricas.
Sobre Alexey Flidlider
Com 13 anos de experiência em bombas de drenagem. Alexey possui um Diploma de Engenharia especializado em máquinas hidráulicas do Moscow Power Engineering Institute. Ele ingressou na Atlas Copco em 2017 e seu cargo atual é Engenheiro Sênior de Projeto Hidráulico.