5 de Julho de 2024
A presença e a experiência da Atlas Copco melhoraram as operações críticas de drenagem em um projeto de infraestrutura estratégica nas Filipinas. O projeto da ponte Dipolog-Dapitan é uma das várias iniciativas de desenvolvimento na ilha de Mindanao, com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico da região. Apesar dos altos níveis de chuva, as condições de trabalho seguras foram mantidas e o projeto foi mantido dentro do cronograma por meio da implantação de bombas de drenagem da Atlas Copco.
A ilha de Mindanao é fundamental para os planos do governo filipino de impulsionar o progresso econômico do país. É a segunda maior ilha depois de Luzon, abrangendo 97.530 quilômetros quadrados, e possui um enorme potencial como centro de comércio, turismo e energia limpa. A transformação da ilha depende de planos para aliviar o congestionamento e melhorar a conectividade. Mais de 70 projetos emblemáticos de infraestrutura de alto impacto, no valor de PHP 2,4 bilhões, estão planejados ou já estão em andamento, incluindo o projeto de modernização do transporte público de Davao, o projeto ferroviário de Mindanao, a ponte de ligação Samal Island-Davao City, a via expressa de Davao City, a ponte Panguil Bay e a ponte Dicolog-Dapitan.
Desafios de drenagem
Como parte do plano nacional de desenvolvimento de infraestrutura, foi projetada a construção da ponte para ligar as cidades de Dipoolog e Dapitan no oeste de Mindanao. A maior parte dos elementos estruturais da ponte está posicionada na água; por isso, a drenagem desempenha um papel fundamental para manter o projeto em andamento. Isso envolve a drenagem e a remoção de águas subterrâneas e superficiais para permitir que as colunas e fundações da ponte sejam construídas com segurança.
Além de lidar com os desafios habituais da construção subaquática, o projeto apresentou alguns problemas adicionais. A quantidade de água que requer deslocamento pode ser altamente variável nessa região, dependendo da época do ano. Há chuvas fortes em Mindanao de julho a novembro: um fenômeno que está sendo exacerbado pelas mudanças climáticas. Essas chuvas fortes não apenas aumentam o volume de água, como também levam a uma concentração mais alta de sólidos em suspensão.
Os principais empreiteiros de engenharia civil da região precisavam de uma solução de drenagem suficientemente robusta e confiável para implantação nessas condições adversas, ao mesmo tempo em que oferecesse desempenho e versatilidade poderosos. Eles recorreram ao parceiro de longa data Atlas Copco para atender às desafiadoras especificações de drenagem exigidas no projeto da ponte Dipoolog-Dapitan.
Soluções de bombeamento
A Atlas Copco entregou várias unidades de dois modelos de seu
A Atlas Copco entregou várias unidades de dois modelos de seu portfólio de bombas de drenagem centrífugas autoescorvantes: as bombas de reboque PAS 200MF 310 e VAR 6-250 com montagem sobre patins. As linhas PAS e VAR foram meticulosamente projetadas para oferecer alto desempenho, confiabilidade e facilidade de uso em muitos ambientes desafiadores, incluindo construção, drenagem de minas, remoção de água de inundações e outras aplicações municipais, como desvio de esgoto.
A PAS 200MF é composta por uma unidade separadora de ar e uma bomba de vácuo, e conta com escorva automática rápida. A unidade de drenagem altamente eficiente pode lidar com líquidos com sólidos de até 100 mm em suspensão, e lida facilmente com alturas de sucção.
A bomba Web Prime VAR 6-250 pode lidar com sólidos de até 75 mm. Ela é montada em reboque, o que a torna especialmente adequada para o controle de inundações graças à sua facilidade de implantação. Juntas, as soluções PAS e VAR oferecem o desempenho e a flexibilidade necessários para lidar com os desafios de drenagem do projeto de construção da ponte Dipolog-Dapitan.
Além de equipamentos de drenagem, a Atlas Copco fornece suporte pós-venda local, o que proporciona à empreiteira local mais confiança e acesso imediato à assistência técnica, caso seja necessário.
Economia de tempo, aumento da eficiência
A implantação das bombas de drenagem PAS e VAR está proporcionando benefícios tangíveis em comparação com os equipamentos de drenagem tradicionais e ajudando a manter o projeto da ponte em andamento para a conclusão em junho de 2024. Além de fornecer aos operadores e usuários finais a solução que melhor se adapta às particularidades do projeto, a experiência da Atlas Copco permitiu que eles melhorassem a produtividade para cumprir os prazos operacionais com confiabilidade.
Temos orgulho de fazer parceria com as principais empreiteiras de engenharia civil da região, promovendo o desenvolvimento das Filipinas. Nossa colaboração em vários projetos, incluindo a ponte de fronteira que liga Dipolog e Dapitan, exemplifica nosso compromisso compartilhado com a inovação, a eficiência e a qualidade. Juntos, não estamos apenas construindo estruturas; estamos criando conexões, impulsionando o progresso e moldando o futuro da infraestrutura em Mindanao e além.