9 de Fevereiro de 2024
A Atlas Copco forneceu um gerador de energia QES 60 para a instalação bem-sucedida da primeira turbina eólica offshore de 16 megawatts do mundo, na província de Fujian, no sudeste da China. A parceira da Atlas Copco na região, Chengdu Shiwei Technology Corporation, forneceu esse confiável gerador de energia QES para fornecer a fonte de alimentação essencial necessária para o distribuidor instalar as três grandes pás da turbina.
Investindo em energia eólica
De acordo com o National Bureau of Statistics, no primeiro semestre de 2023, o total de energia gerada na China atingiu 4,17 trilhões de kWh, um aumento de até 3,8% em relação ao ano anterior, com um aumento de energia eólica de 16% em relação ao ano anterior.
Como parte do compromisso do país com a sustentabilidade, a China investiu e construiu o maior parque eólico offshore do mundo em termos de capacidade unitária, na província de Fujian. O parque eólico, localizado a aproximadamente 35 quilômetros da costa de Pingtan, é composto por 11 unidades de turbina eólica offshore, incluindo a maior unidade de turbina eólica offshore de 16 megawatts do mundo. A capacidade total instalada do parque eólico atinge 111 megawatts.
A turbina eólica offshore de 16 megawatts tem 152 metros de altura e inclui as maiores pás de turbina do mundo, com 123 metros, e cada pá pesa 54 toneladas. A área total das três pás é de aproximadamente 50.000 m2, o que equivale à área de sete campos de futebol de tamanho padrão.
Na velocidade máxima do vento, a turbina eólica pode gerar 34,2 kWh de potência após uma rotação completa. A sua produção anual de energia é estimada em média em mais de 66 milhões de kWh e espera-se que atenda à demanda anual de 36.000 famílias de três pessoas, economizando 22.000 toneladas de carvão padrão e reduzindo 54.000 toneladas de dióxido de carbono.
Desafios de instalação
A instalação foi facilitada pela plataforma integrada de instalação de energia eólica mais avançada e autopropelida da China, Baihetan, com uma capacidade de elevação de 2.000 toneladas. No entanto, a instalação de uma turbina tão grande não foi uma tarefa fácil e o vasto tamanho da turbina causou desafios significativos.
A altitude e o ambiente marinho também tornaram esse projeto extremamente complexo. Além disso, a área de superfície da turbina exposta ao vento aumenta com cada pá adicionada. Como resultado, a terceira pá teve de ser instalada em uma operação sem interrupção para garantir a estabilidade geral da estrutura. Isso exigiu demandas específicas do gerador.
A umidade e a maresia poderiam facilmente corroer as máquinas, por isso o equipamento precisava ser capaz de suportar essas condições. Além disso, as pás foram encaixadas a uma altura de 100m, e trabalhar em tal altitude exigia equipamentos com função de controle remoto. Finalmente, nessa aplicação, o tempo de paralisação representaria uma enorme perda, e a estabilidade e durabilidade dos geradores eram essenciais.
Um gerador personalizado para operações difíceis
A Chengdu Shiwei Technology Corporation recomendou o gerador de energia QES 60 da Atlas Copco porque sabia que seria capaz de operar de forma confiável nessas condições desafiadoras. O QES 60 foi ideal para a aplicação, pois pode suportar elementos agressivos e está equipado com um sistema de operação e monitoramento remoto. Os operadores podem instruir a unidade a partir de uma plataforma distante, monitorando o desempenho dos geradores e supervisionando o processo remotamente.
O gerador de energia QES 60 também foi ligeiramente modificado para atender às necessidades específicas do cliente. “Esse grupo gerador QES foi especialmente projetado com um tanque de grande capacidade para que pudesse funcionar continuamente por mais de 24 horas sem falhas, proporcionando assim a confiabilidade e estabilidade necessárias”, explica Wang. “Além disso, a cobertura impermeável passou por um processo de pintura e revestimento de C5M para proporcionar maior resistência à corrosão em comparação com os modelos convencionais. O gerador também foi equipado com um aquecedor anticondensação para melhorar a resistência à umidade e à anticorrosão dos componentes do núcleo elétrico.”
Vento favorável
A instalação do vasto parque eólico offshore marca um avanço na fabricação de turbinas eólicas de alta tecnologia e nas capacidades de construção de instalações de energia eólica em alto mar.
“A configuração e utilização eficazes da turbina eólica representam uma conquista significativa no avanço da indústria de energia eólica offshore da China em direção à ampla inovação offshore”, afirmou Fangjian Xie, Gerente de Projetos da Chengdu Shiwei Technology Corporation.
Globalmente, a capacidade eólica offshore instalada atingiu 63,2 GW no final do primeiro semestre de 2023, sendo que 45% (28,7 GW) estão agora instalados na China, de acordo com o relatório anual publicado pelo órgão do setor World Forum Offshore Wind (WFO). Além disso, o país fornece quase 60% dos equipamentos de turbina eólica globais. O crescimento da China continua, com 2,2 GW de capacidade recentemente instalada durante o primeiro semestre de 2023.
Espera-se que a turbina eólica offshore de 16 megawatts aumente ainda mais o desenvolvimento da indústria de energia eólica offshore da China, e a Atlas Copco tem orgulho de contribuir para a otimização do uso de energia renovável.