26 de Setembro de 2024
Uma mina no norte do Chile dobrou sua taxa de extração de lítio desde que instalou as bombas de drenagem WEDA da Atlas Copco. Os operadores da mina sul-americana queriam melhorar seu processo de extração de lítio e recorreram ao parceiro de distribuição da Atlas Copco, a TRILE, para obter orientação especializada e uma solução confiável. Além de otimizar seu processo, a mina também reduziu seus custos de manutenção em 60%.
A importância do lítio
O lítio é fundamental para a descarbonização global e a transição energética. É um componente essencial para baterias, como as encontradas em veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia. A demanda por lítio é sempre alta, com a expectativa de que demanda global dobre entre 2025 e 2030 ultrapassando 2,4 milhões de toneladas métricas. Até 2035, a demanda deve chegar a 3,8 milhões de toneladas.
Em 2023, o Chile foi responsável por aproximadamente 24% da produção global de lítio, estimada em 44.000 toneladas métricas. Isso representa um aumento de mais de 15% em relação ao ano anterior.
Melhoria do processo de extração
O carbonato de lítio para baterias é produzido pela refinação de salmoura. A extração de lítio envolve o bombeamento da salmoura dos reservatórios subterrâneos para a superfície e através de uma série de lagos de evaporação. O nível de salmoura em cada lago deve ser cuidadosamente controlado para atingir taxas eficientes de evaporação. A evaporação rápida é fundamental para facilitar a concentração do lítio, e os lagos mais rasos têm uma taxa de evaporação mais rápida.
A mina chilena estava atingindo profundidades de salmoura de 25 cm em seus lagos usando bombas de drenagem existentes, mas queria reduzir esse nível para melhorar a eficiência operacional e otimizar seu processo de extração de lítio. Os responsáveis pela mina entraram em contato com o parceiro de distribuição regional da Atlas Copco, a TRILE, para encontrar a solução mais adequada.
Trabalhamos em estreita colaboração com o nosso cliente de mineração para entender completamente suas necessidades. A confiabilidade do produto para atingir baixos níveis de salmoura foi fundamental. Temos uma vasta experiência com as bombas de drenagem submersíveis da Atlas Copco e fomos capazes de projetar uma solução ideal com base na linha WEDA D para essa aplicação.
Uma solução robusta e confiável
A TRILE sugeriu que a mina usasse as bombas submersíveis
A TRILE sugeriu que a mina usasse as bombas submersíveis WEDA D80N da Atlas Copco, pois elas incorporam tecnologia de ponta de defletores de desgaste para oferecer o melhor desempenho da categoria durante uma longa vida útil. Essa bomba foi projetada para minimizar o desgaste em seus principais componentes, o que permite um desempenho excepcional e um baixo custo total de propriedade. A WEDA D80N apresenta inovações de design, como palhetas de cromo elevado (55 HRC) que, combinadas com as suas palhetas auxiliares de redirecionamento sólido, protegem o impulsor resistente ao desgaste, reduzindo o tempo de paralisação operacional e aumentando significativamente a vida útil média do modelo.
"As bombas de drenagem WEDA lidam com água limpa ou suja, mesmo com pequenos sólidos, com desempenho e eficiência confiáveis", diz Pablo Romero, Gerente de Vendas de bombas de drenagem da América do Sul da Atlas Copco. “A capacidade de reparo de nossos produtos também é integrada desde a fase de projeto. Isso minimiza o tempo de paralisação e reduz a pegada ambiental, prova de nosso compromisso com a sustentabilidade como empresa.”
As bombas de drenagem foram construídas para durar, tendo em mente a manutenção e a facilidade de manutenção. Graças ao design modular inteligente e a um sistema de vedação exclusivo, as bombas estão entre as mais flexíveis do mercado. Os usuários podem instalar as bombas, realizar inspeções e manutenção facilmente, reduzindo o tempo de paralisação e os custos associados.
O modelo WEDA D80N tem uma altura máxima de bombeamento de até 40m, uma taxa de fluxo máxima de 100 l/s e pode transportar sólidos de até 12 mm. Considerando os desafios da mina chilena, foi decidido que uma bomba seria instalada em cada lago, para uma instalação potencial de 200 unidades operacionais.
Obtenção de evaporação mais rápida
Desde a instalação das bombas WEDA, a mina conseguiu reduzir o nível de salmoura nos lagos para apenas 15 cm, o que permite uma evaporação mais rápida e maior produção de lítio. A mina também conseguiu reduzir a manutenção e os custos associados em 60%.
"Durante todo o processo, mantivemos o objetivo de fornecer a melhor solução para as necessidades de nossos clientes. Nosso conhecimento e experiência em mineração, bem como o suporte técnico especializado da Atlas Copco , nos permitam fornecer uma solução que não apenas foi bem-sucedida, mas também superou as expectativas do cliente. O alinhamento de nossos objetivos nos permitiu fazer a diferença", explicou Enzo Altamore.
O operador da mina ficou tão impressionado com o desempenho dessas unidades submersíveis que agora está procurando otimizar ainda mais o processo de extração, ampliando-o também com bombas maiores WEDA D100N no local. A WEDA D100N tem uma altura máxima de bombeamento de até 42 m com uma taxa de fluxo máxima de 280 l/src. O suporte técnico que pudemos oferecer, juntamente com a experiência comercial da TRILE, foi essencial para o sucesso do projeto.