Apesar de todos os avanços nos métodos de fixação, como, por exemplo, colagem e aperto, a rebitagem é ainda um dos principais métodos usados pela indústria de montagem de aeronaves e também por outras indústrias de construção leve em que a chapa de metal de alta resistência não é soldável.
Existem várias razões para o uso do método de rebitagem, entre as quais o baixo custo de instalação, menores requisitos para a preparação do furo, alta confiabilidade, junta leve e resistente devido ao baixo peso, resistência à fadiga devido à alta elasticidade e durabilidade.
Uma regra geral é que o rebite deve ter um diâmetro de pelo menos três vezes a espessura da chapa mais grossa que está sendo unida. De acordo com o padrão militar, portanto, o diâmetro da contracabeça de estampo da junta do rebite deve ser maior que 1,4 vezes o diâmetro da haste. A altura deve se estender até 0,3 vezes o diâmetro da haste.
Com todos os parâmetros mencionados, você pode calcular o comprimento desejado do rebite. Normalmente, a dotação é de cerca de 1,5D.
A espessura do metal é de 0,050+0,050=0,10 polegada (1,27+1,27=2,54 mm) e 1,5D é de 0,234 polegada (5,94 mm), portanto, o comprimento total deve ser de 0,10 + 0,234=0,334 polegada (1,27+5,94=7,21 mm) para o rebite. Veja a imagem abaixo:
Por exemplo, duas peças de chapa de 0,050 polegada (1,27 mm) devem ser rebitadas juntas. O rebite de diâmetro adequado seria 3 x 0,050=0,150 polegada (3 x 1,27=3,81 mm). Um rebite de 5/32" (0,156 polegada, 3,96 mm) seria usado.
Na prática, para a rebitagem, tais como rebitagem de revisão e reparo, a regra geral é usar o mesmo tamanho e tipo de cabeça usados na estrutura adjacente. Isso irá atender a todos os requisitos de resistência da junta.
Outro tópico relacionado com o rebite é a preparação do furo. Depois de selecionar o tamanho do rebite e a colocação das chapas, os furos devem ser marcados para a perfuração. Essas marcas devem ser feitas com um punção central na profundidade suficiente para iniciar a perfuração. Se o punção for muito duro, a marca será muito grande e o metal será distorcido. O diâmetro da broca depende do tipo de rebite no furo:
Observe na tabela que o tamanho da broca é cerca de três milímetros de polegada maior do que o rebite.
Antes de iniciar a perfuração é importante verificar a condição da broca e se a ferramenta está devidamente presa no mandril. Clique aqui para verificar o estado da furadeira. Após a perfuração, remova as rebarbas do furo sem chanfrar a borda do furo. Às vezes, as chapas podem se mover ou ter alguma folga. Nesses casos, é preciso usar fixadores temporários ou braçadeiras considerando que irão impedir que os dois furos saiam do lugar e irão manter as chapas unidas ao rebitar.