Quando se trata de trabalhar profissionalmente com ferramentas de perfuração manuais, alguns fatores importantes e decisivos devem ser considerados para obter um melhor resultado.
Fatores decisivos: força de avanço, velocidade de corte e velocidade
Um ser humano comum é incapaz de alcançar as forças de avanço usadas, por exemplo, em uma ferramenta de perfuração de coluna, exceto quando pequenos tamanhos de brocas são usados. Na perfuração manual, é necessário então reduzir a força de avanço necessária selecionando a broca correta e a aplicação de uma técnica de perfuração. A velocidade em que as pontas de corte penetram o material é chamada de velocidade de corte. Ela é zero no centro do furo e mais elevada na periferia, que é também onde ela é medida. Ela é especificada em metros por minuto (m/min). Diferentes tipos de material exigem diferentes velocidades de corte.
A velocidade livre de uma ferramenta de perfuração é especificada em um número de rotações por minuto (rpm) e é indicada na placa de classificação da ferramenta.
A broca
Há três pontos para se ter em mente sobre brocas: o material da broca, o tratamento de superfície da broca e o tipo de broca. Aço de alta velocidade é o material mais comum utilizado na fabricação de brocas. As brocas de carboneto cimentado são importantes para materiais altamente abrasivos, como compósitos com reforço de fibra de vidro, fibra de carbono ou fibra de kevlar, para garantir que possam ser usadas por um período razoável entre as afiações. Por outro lado, as brocas temperadas a vapor têm menos atrito devido à sua superfície mais lisa, de modo que os materiais perfurados não ficam presos tão facilmente e também são protegidos da corrosão.
Existem três tipos de brocas e a regra é que elas afiem de diferentes formas: broca de trabalho, broca espiral rápida e broca espiral lenta. O que varia é o ângulo e o material para que são recomendados.
A ferramenta de perfuração
Quando se trata de operações de perfuração manual, é preciso ter velocidade e precisão. As máquinas também devem ser leves e fortes, a fim de evitar a fadiga do operador. As furadeiras pneumáticas são compactas e leves, de modo que são fáceis de segurar e adaptadas para a anatomia da mão e braço. Existem basicamente 4 tipos diferentes de furadeiras: furadeiras tipo pistola, furadeiras retas, furadeiras angulares e furadeira com parafuso roscado. Cada tipo específico de furadeira é adequado para o ambiente de trabalho e influencia diretamente a ergonomia do operador. Posturas desconfortáveis são comuns em operações de perfuração manual, mas esse problema pode ser, muitas vezes, evitado com o uso do tipo certo de ferramenta.
Alguns exemplos abaixo:
Ao perfurar em uma posição alta, use uma ferramenta de perfuração reta
Ao perfurar em uma posição baixa, use uma ferramenta de perfuração tipo pistola