O desempenho de um motor pneumático de palhetas
O que saber sobre o desempenho de um motor pneumático de palhetas
A curva de potência
O ponto de funcionamento
Ao selecionar um motor pneumático para uma aplicação, o primeiro passo é estabelecer o "ponto de trabalho". Essa é a combinação da velocidade de operação desejada para o motor e o torque necessário nesse ponto.
Nota: o ponto na curva de torque/velocidade em que o motor realmente opera é chamado de ponto de trabalho.
Consumo de ar
O consumo de ar de um motor pneumático aumenta com a velocidade do motor e, portanto, é mais alto em velocidade livre. Mesmo em condição de parado (com toda a pressão aplicada) o motor consome ar. Isso depende da fuga interna no motor.
Nota: o consumo de ar é medido em l/s. No entanto, este não é o volume real que o ar comprimido ocupa no motor, mas é medido como o volume que ocuparia se pudesse se expandir para a pressão atmosférica. Esse é um padrão usado para todos os equipamentos pneumáticos.
Torque de partida
Deve-se observar que todos os motores pneumáticos de palhetas produzem um torque de partida variável de acordo com a posição das palhetas no motor. O menor valor de torque de partida é chamado de torque de partida mínimo e pode ser considerado como um valor garantido na partida. A variação difere entre os tipos de motor e deve ser verificada individualmente. É notável que a variação de torque é maior para motores reversíveis do que para motores não reversíveis e, portanto, o torque de partida mínimo é menor para esses motores.
Nota: o torque de partida é o torque que um motor fornece com o eixo bloqueado ao fornecer pressão de ar total nele.
Torque por stall
O torque por stall é o torque que um motor fornece exatamente quando ele para depois de ser freado até parar em uma condição de funcionamento. O torque por stall não é indicado entre os dados tabulados. No entanto, multiplicar o torque de potência máximo por dois pode facilmente aproximar o torque por stall, ou seja, um torque de potência máximo de 10 Nm equivale a um torque por stall de aproximadamente 20 Nm.
- O torque por stall é o torque fornecido quando o motor está em funcionamento até parar.
- O torque por stall varia dependendo da velocidade com que o motor é freado até parar. Uma frenagem rápida resulta em torque por stall mais alto do que uma frenagem lenta. Isso depende do fato de que a massa (momento de inércia) do rotor aumenta o torque.