Projetado para lidar com uma linha completa ou partes de uma linha, o Industrial Location for Moving Lines é uma solução simples de localização de ferramentas da Atlas Copco que minimiza o retrabalho e simplifica o rebalanceamento de linha. Por quê? Para economizar tempo, reduzir custos desnecessários e aumentar a produtividade, é claro.
Um número crescente de montadoras e outros fabricantes está fazendo a transição de ferramentas com cabo para ferramentas a bateria, a fim de obter a flexibilidade das ferramentas sem fio. O desafio de usar ferramentas a bateria é que elas não estão fisicamente acopladas a uma estação específica e podem ser movidas na fábrica. Erros podem acontecer e ferramentas erradas podem ser usadas no produto errado em sua linha, levando a tempo de paralisação e frustração.
Estamos cientes desse problema há algum tempo e apresentamos uma solução eficaz de localização de ferramentas em 2019. A solução, chamada Industrial Location Tethering, ou ILT, fornece um cabo virtual que substitui o cabo da ferramenta enquanto ainda amarra ferramentas a uma estação ou área específica.
Baseado em ILT, o Industrial Location for Moving Lines (ILM) é o mais recente desenvolvimento e adição ao nosso portfólio de soluções para estações de trabalho. Abrange uma linha de produção completa ou partes de uma linha e até permite definir áreas menores dentro da estação. Além do ILT, o ILM também foi criado para trabalhar com linhas móveis, como as do setor de fabricação de automóveis.
Fácil de instalar e configurar
Como o ILM não requer um servidor, é relativamente fácil de instalar e configurar. Você pode começar com uma ou várias estações e, em seguida, estender o sistema conforme necessário. O sistema ILM é composto por âncoras ILM e tags ILM e, dependendo das suas necessidades, você pode trabalhar em dois modos de trabalho diferentes (básico e gerenciado) usando o mesmo hardware.
Âncoras ILM e tags ILM
Cada âncora ILM funciona como um ponto de referência para a localização do rádio de banda ultralarga. Ele usa alimentação de 24 V ou energia por meio de um cabo Ethernet (PoE). Se necessário, ele pode ser conectado a sistemas externos por meio da rede de fábrica.
As tags ILM recebem energia diretamente da ferramenta. Um LED de status indica quando a ferramenta está em uma área "ativada". Para facilitar a integração, a comunicação direta com a ferramenta é possível ao fazer com que a tag da ferramenta simule um segundo acionador de partida. Não são necessárias interfaces de software e o sistema também pode ser conectado diretamente via Open Protocol.
As tags e âncoras se comunicam entre si por meio da tecnologia de rádio UWB, que não interferirá com Wi-Fi e Bluetooth em sua fábrica.
Benefícios do ILM em comparação com outros sistemas semelhantes
Modo básico: uma solução eficaz para linhas stop-and-go
O modo básico é uma solução plug-and-play que requer esforço mínimo de instalação. Não é necessário medir a infraestrutura, nenhuma configuração de âncora é necessária e nenhum dado adicional ou cabos de sincronização são necessários. É simplesmente um caso de configurar as tags e conectar na fonte de alimentação de 24 V.
Com o ILM usando o modo Básico, você pode garantir que a ferramenta opera somente na área direita, e você pode, por exemplo, distinguir entre o lado direito e esquerdo da sua linha. A precisão no modo Básico é de 20-50 cm e, graças à detecção da orientação da ferramenta, o ILM também pode, em alguns casos, garantir que a junta correta seja apertada.
O modo básico é baseado na medição de distância e usa várias âncoras. Você coloca as âncoras no lugar e "ensina" cada tag de ferramenta a distância que deve ser das âncoras a serem habilitadas, usando a interface Web do ILM.
Basta colocar a ferramenta onde você precisa e pressionar a função "ensinar". Podem ser definidas até 8 áreas, para cobrir a lateral de um carro, por exemplo. Para o rebalanceamento de linha, o reensino e a reconfiguração das tags de ferramenta para diferentes variantes ou para uma nova linha podem ser feitos de forma rápida e fácil.
Modo gerenciado: a melhor opção para linhas móveis
Para obter uma ferramenta mais precisa nas áreas "ativadas" e "desativadas", a solução pode ser estendida para o modo gerenciado, o que proporciona uma precisão de até 10 cm. Aqui, o sistema de localização pode enviar a posição e a orientação da ferramenta (coordenadas XYZ) para um PC Master ou uma interface de servidor.
O modo gerenciado oferece a mesma facilidade de instalação que o modo Básico, com a adição de medir a posição da âncora do ILM. Todas as interfaces de dados e controladores de ferramentas são as mesmas do modo Básico.
O sistema ILM pode ser atualizado do modo Básico para o modo gerenciado. Com o modo gerenciado, você pode ter uma visualização em tempo real da posição da tag em um PC ou servidor, tornando o ILM uma solução eficiente de rastreamento de ferramentas para linhas de produção móveis.