Desafios em amortecimento de som
Para reduzir os níveis de ruído e, assim, aumentar o conforto do motorista e passageiros, os materiais de amortecimento de som aplicados com líquido (LASD) são frequentemente utilizados no painel do piso. Esses materiais podem ser de difícil uso, especialmente quando aplicados em grandes quantidades e altas vazões. Sistemas com componentes robustos são vitais. A linha de produtos SCA da Atlas Copco oferece sistemas de distribuição eficientes e de alta qualidade para aplicações de LASD em oficinas de pintura. Dependendo dos requisitos do cliente e das propriedades do material, são possíveis diferentes aplicações e configurações de sistema.
Fluxo plano
Fluxo plano é uma aplicação de baixa pressão e é mais comumente usado para LASD. O tamanho e a forma do filete são definidos pela geometria do bocal injetor. Para LASD, um bocal injetor de fenda larga é usado para permitir filetes largos e uma distribuição uniforme de material, tudo isso enquanto se manuseia altas vazões em curtos tempos de ciclo. Fluxo plano é uma aplicação muito eficaz e flexível para LASD. O material líquido pode ser aplicado exatamente onde ele é necessário, exatamente nas quantidades necessárias. Em áreas de pontos de atividade ou perigo significativos, mais material é necessário para o amortecimento de som. Em áreas com baixas vibrações, pode-se economizar material.
Aplicação em vários orifícios (MOG)
O fluxo com um aplicador de vários orifícios (MOG) é uma solução simples e eficaz para a aplicação de LASD. É usado principalmente para materiais acrílicos à base de água. A largura da aplicação pode ser de 75 ou 150 mm. Dentro desta largura, aplica-se vários filetes individuais em paralelo. Portanto, altos volumes podem ser processados em tempos de ciclo curtos. Ao mesmo tempo, o padrão de filetes especial fornece uma superfície de aplicação maior.