Fechar
 
Imagem mostrando batatas empilhadas
 

Caso de sucesso da Wernsing Feinkost

Cliente: Wernsing Feinkost GmbH
Região: Addrup-Essen, Alemanha
Setor: Embalagens de alimentos
Benefício: 75% de economia de energia anualmente

A Wernsing é uma fabricante de produtos alimentícios de alta qualidade que incluem produtos de batata para antepastos, cremes de pão, sobremesas, molhos, pastas e molhos líquidos, marinados, massas e petiscos, saladas ou sopas e ensopados. Seus produtos são procurados por atacadistas especializados, varejistas e parceiros industriais em toda a Alemanha. Isso torna a qualidade do vácuo essencial para o sabor e a qualidade de seus produtos.

Desafio:

Torsten Knuck (links), Energiebeauftragter bei der Wernsing Feinkost GmbH,  und Gerold Schmit, Abteilungsleiter der Produktionsbereiche "Speisekartoffeln" und "Baked Potatoes". (Foto: Atlas Copco)
O departamento de batatas cozidas e de mesa da Wernsing usou um suprimento a vácuo para suas máquinas de embalagem através de duas redes separadas. Um total de seis bombas de palhetas rotativas com fluxos de sucção semelhantes forneceram a velocidade máxima de bombeamento, mas nenhum controle de velocidade. Como resultado, as bombas operavam continuamente em níveis máximos, mesmo quando não havia demanda na produção. O resultado foram fortes flutuações de pressão e aumento do consumo de energia.Com 400.000 toneladas de batatas processadas e embaladas anualmente e com sustentabilidade como uma das prioridades da empresa, o problema do excesso de oferta de vácuo para suprir a demanda flutuante da produção precisava ser tratado com prioridade.
Imagem mostrando o Chefe de Departamento da Wernsing Feinkost, Gerold Schmit

A produção não foi afetada pela reconstrução da estação de vácuo. O vácuo era estável e cobria de forma confiável as cargas de pico. Ao mesmo tempo, ficou claro que a enorme energia e, portanto, a economia de custos teria um efeito muito positivo nos custos de produção do nosso departamento.

Gerold Schmit ,
Chefe do Departamento,
Batatas cozidas Wernsing Feinkost GmbH

Solução:

Seit März 2017 arbeiten in der gemeinsamen Vakuumstation der Abteilungen "Baked Potatoes"  und "Speisekartoffeln" eine drehzahlgeregelte Schraubenvakuumpumpe GHS 730 VSD+ sowie eine GHS 900 VSD+.  Die Maschinen versorgen die Verpackungsanlagen mit einem bedarfsgerechten Vakuum  bei einem konstanten Druck von 50 mbar absolut. (Foto: Atlas Copco)
Após um teste gratuito bem-sucedido de seis semanas das bombas de vácuo GHS VSD⁺ da Atlas Copco, a Wernsing Feinkost substituiu suas seis bombas de palhetas rotativas por duas bombas de vácuo de parafuso lubrificadas a óleo com acionamentos de velocidade variável, as bombas de vácuo Atlas Copco GHS 730 VSD⁺ e GHS 900 VSD⁺.O GHS 730 VSD⁺ substituiu duas bombas de palhetas rotativas no departamento de batatas cozidas. O consumo de energia anterior do departamento reduziu de 12,5 a 13 kW para menos de 4 kW.
O departamento de batatas de mesa recebe seu suprimento de vácuo da GHS 900 VSD⁺ da Atlas Copco. Os acionamentos de velocidade variável garantem fornecimento de vácuo estável durante a demanda da produção flutuante.As bombas de vácuo de fácil instalação não interferiram no cronograma de produção diária e foram facilmente integradas ao sistema existente.Equipadas com o pioneiro painel de controle Elektronikon, a Wernsing é capaz de aproveitar os recursos de eficiência energética e precisão de vácuo dos sistemas de vácuo da GHS VSD+.

Resultado:

Ins Vakuumnetz der Abteilung "Speisekartoffeln"" wurde ein 2000-Liter-Pufferspeicher integriert,  um Bedarfsspitzen nach einem Produktionsstopp direkt bedienen zu können. (Foto: Atlas Copco)
O uso de duas bombas de parafuso VSD⁺ lubrificadas a óleo permite um fornecimento confiável de vácuo na pressão operacional ideal. A Wernsing é capaz de especificar um ponto de pressão fixo e as bombas são capazes de fornecer a pressão conforme determinado pela demanda de produção. Como resultado, o caudal volumétrico de sucção e o consumo de energia são reduzidos.Dentro de alguns meses, a Wernsing experimentou melhorias na eficiência operacional com os novos sistemas de vácuo. A produção de batatas cozidas atingiu uma economia de 75% ou 65.000 kWh e a produção de batatas de mesa obteve uma economia de 50%, equivalente a 96.000 kWh. As bombas com controle de velocidade deram à Wernsing a capacidade de mapear com precisão as flutuações na demanda de produção.E talvez o benefício mais significativo durante a produção; quando o cronograma de produção é concluído, as bombas GHS VSD⁺ operam em seu mínimo absoluto e, em seguida, levam apenas alguns segundos para reconstruir o vácuo desejado para o próximo ciclo de produção.Para a Wernsing, esse ciclo operacional ideal combinado com uma economia de energia de 160.000 kWh por ano proporcionou um impacto extremamente positivo no desempenho dos departamentos de processamento e embalagem.

Tópicos e histórias recentes

Image showing a vacuum packed food package in a factory

Empresa francesa de processamento de alimentos, a Valentin Trateur escolhe bombas de vácuo da Atlas Copco para manter o frescor ideal dos alimentos embalados

28 Março, 2015

A Valentin Traiteur é uma empresa francesa de processamento de alimentos. Eles produzem e embalam pratos franceses clássicos, como massas de delicatessen, croissants com presunto, tortas e quiches para terceiros, principalmente marcas de lojas. Todos os seus alimentos são selados a vácuo, para preservar os sabores naturais.