Fechar
Fabricação de garrafas de vidro

Bombas de vácuo para a indústria de recipientes de vidro

A maneira mais rápida e energicamente eficiente de moldar e produzir vidro? É com vácuo. Descubra qual bomba de vácuo sua linha de produção de vidro precisa para obter a melhor eficiência possível.

Graças ao vácuo, garrafas e potes de vidro podem ser moldados em formas finas e leves em velocidades muito altas. Tradicionalmente, a moldagem do vidro é feita com ar comprimido, que sopra ar em uma massa de material derretido. Esse procedimento funcionou bem durante séculos, mas graças ao vácuo, o processo tornou-se mais rápido, mais eficiente em termos energéticos e com custos de produção mais baixos. Saiba como o vácuo molda o mundo da fabricação de vidro. 

Sistemas de vácuo para moldagem de recipientes de vidro

Garrafas e potes de vidro são produzidos por máquinas de "Seção individual" (IS) de alta velocidade. Uma massa de vidro derretido é colocada em um molde, o ar comprimido sopra a massa para a forma do molde e a garrafa é removida. Em princípio, toda a máquina IS precisa de um fornecimento de ar comprimido, mas graças ao vácuo, o processo tornou-se mais rápido e eficiente.

Ao aplicar vácuo ao processo, a linha de produção requer até cinco vezes menos ar e energia. Graças ao vácuo, a máquina IS também opera mais rapidamente e a qualidade da garrafa de vidro ou do pote pronto acaba sendo melhor.

A bomba de vácuo mais eficiente em termos de energia para a fabricação de vidro: a bomba de vácuo de parafuso rotativo

Linha de fabricação de garrafas de vidro

Fizemos vários testes, no laboratório e com nossos clientes, e descobrimos que uma bomba de parafuso rotativa com acionamento de velocidade variável é a solução mais eficiente em termos de energia para fabricação de garrafas de vidro. A bomba de vácuo de parafuso rotativo GHS VSD⁺ é economizadora de eletricidade: a série GHS VSD⁺ mostrou um desempenho significativamente melhor em relação às tradicionais tecnologias de velocidade fixa; economias de energia de 50%* ou mais, na maioria das aplicações, em comparação com as tecnologias tradicionais de vácuo de velocidade fixa. Não aceite apenas a nossa palavra, com uma ferramenta de auditoria de energia Vbox, você pode calcular a economia de energia para sua aplicação específica.

Estes são os benefícios diretos para a sua linha de produção de vidro para recipientes:

  • Uma solução para cada instalação de IS: a GHS VSD⁺ está disponível em uma linha completa de 350 a 5400 m³/h 
  • Projeto para um sistema centralizado: coloque essas bombas em paralelo para cobrir demandas mais altas ou redundância
  • Elevada confiabilidade
  • Economia de energia de 50% ou mais em sua eletricidade (em comparação com bombas de velocidade fixa)
  • Sistema de controle e monitoramento gráfico
  • Fácil manutenção: adequado para manutenção no local, juntamente com sua instalação de ar comprimido
  • A melhor retenção de óleo da categoria para um ambiente de trabalho limpo
  • Baixos níveis de ruído 
  • Uma instalação plug-and-play

*Na maioria das aplicações, em comparação com as tecnologias de vácuo de velocidade fixa tradicionais, baseadas em medição, com a nossa ferramenta de auditoria de energia VBOX.

Qual tecnologia de bomba de vácuo é mais adequada para a fabricação de recipiente de vidro: palheta ou parafuso com injeção de óleo?

As bombas de vácuo de palheta rotativa são tradicionalmente a tecnologia de escolha para moldagem de vidro e uso em máquinas de IS. No entanto, as bombas de palheta rotativa não reguladas não podem acompanhar as demandas flutuantes e as mudanças de pressão ao longo do processo. Uma bomba de palheta rotativa é o que chamamos de tecnologia de "velocidade fixa", o que significa que ela sempre funciona com aceleração total, para atingir o nível de vácuo mais profundo para o qual foi projetada. Como resultado, se houver flutuações naturais na demanda, essas bombas são tecnologicamente limitadas em sua capacidade de controle e só podem ser controladas dentro de uma faixa de velocidade de rotação predefinida relativamente estreita. 

Por outro lado, uma bomba de vácuo de parafuso lubrificada a óleo é capaz de operar uma ampla faixa de velocidades de rotação devido ao seu perfil de rotor e sempre pode obter o ponto de operação ideal. Isso cria condições de pressão estáveis com consumo de energia reduzido.

Por que as máquinas de IS se beneficiam de um sistema de vácuo centralizado?

Gostaria de levar sua instalação de produção de vidro ao mais alto nível? Então você deve considerar um sistema de vácuo centralizado. Um sistema de controle central controla e monitora várias bombas simultaneamente, garantindo que a combinação ideal de máquinas esteja funcionando o tempo todo. O fornecimento de vácuo corresponde à demanda exata da aplicação, enquanto o consumo geral de energia é otimizado. Além dessas economias de energia, um sistema de vácuo centralizado oferece estabilidade de pressão, resultando em uma produção mais estável, especialmente durante as trocas de molde ou outras pausas curtas. Um fornecimento de vácuo estável e confiável também beneficia a qualidade final do vidro.

Fornecedora completa para fabricantes de vidro

Na Atlas Copco, estamos acostumados a estabelecer parcerias com nossos clientes para encontrar a melhor solução possível para suas necessidades específicas. Se você estiver na indústria de vidro, podemos ajudá-lo com sua instalação completa: desde o projeto até o serviço e a manutenção pós-venda. Estamos ansiosos para saber sobre seu próximo projeto.

As soluções de vácuo sustentáveis e energeticamente eficientes da Atlas Copco oferecem o toque perfeito final para Noelle + von Campe

O que você deve procurar em uma bomba de vácuo para a fabricação de recipientes de vidro?

Soluções de economia de energia

Sustentabilidade é o nome do meio da Atlas Copco. Cada sistema de vácuo que construímos é otimizado para oferecer a melhor eficiência energética para a sua instalação. Você também se beneficia de um sistema de vácuo que consome menos energia e o ajuda a atingir suas próprias metas de sustentabilidade.

Rede de serviços global confiável

A etapa 1 é escolher uma bomba confiável que ofereça desempenho e tempo de atividade consistentes. A Etapa 2 é garantir que você possa contar com uma rede de serviços global que o ajude a manter seu equipamento. Na Atlas Copco temos centros de serviço em todos os cantos do mundo. Nossos programas de manutenção proativa e suporte pós-venda completo permitem que você mantenha sua produção em funcionamento, independente do que acontecer.

Baixo custo de propriedade

Confiabilidade e baixo custo de propriedade, isso é o que importa. A qualidade final do seu produto depende disso. Nossas bombas de vácuo combinam um design feito para durar com o menor custo de operação. Assim, você se beneficia de uma produção suave com uma conta de energia baixa.

Histórias de nossos clientes