A nova torre de iluminação híbrida HiLight BI+ 4 da Atlas Copco melhora a eficiência energética e a produtividade operacional
5 de Dezembro de 2023
A Atlas Copco lançou a sua primeira torre de iluminação híbrida, a HiLight BI+ 4, que promete transformar a indústria. A inovadora torre de iluminação integra a tecnologia de ponta de iluminação LED de montagem na superfície (SMD) e baterias de iões de lítio para proporcionar um excelente desempenho e eficiência. Os utilizadores em locais de construção, eventos, minas, aplicações de emergência e empresas de aluguer poderão reduzir a sua pegada de carbono e os custos operacionais, melhorando simultaneamente os níveis de sustentabilidade, tanto a nível ambiental como empresarial.
Ao combinar a utilização de baterias de iões de lítio com um motor diesel Stage V de baixo consumo, a nova torre de iluminação HiLight BI+ 4 oferece aos utilizadores a máxima flexibilidade, graças aos quatro modos de funcionamento: pode ser alimentada diretamente a partir da rede elétrica, das suas baterias de iões de lítio, do seu motor a diesel ou de uma instalação híbrida para tirar o máximo partido da energia disponível.
As torres de iluminação possuem uma autonomia de baterias de sete horas quando funcionam no seu potencial máximo. Além disso, ao utilizarem a sua função de regulação da intensidade da luz, podem proporcionar mais de 20 horas de funcionamento silencioso e isento de emissões com um único carregamento. Com um tempo de carregamento das baterias de apenas quatro horas, a HiLight BI+ 4 também pode incluir uma tomada de alimentação externa como opção.
Quando funciona em modo híbrido, em que recorre às baterias e ao motor, o consumo de combustível da torre de iluminação é de, em média, 0,29 l/h, oferecendo o menor consumo médio de combustível na sua classe de torres de iluminação. Graças à integração de uma bateria, os utilizadores podem reduzir até sete toneladas de CO2 por unidade, por ano, em comparação com as torres de iluminação a diesel tradicionais. Ao otimizar o seu consumo energético, os utilizadores podem reduzir o seu impacto ambiental e melhorar consideravelmente a sua rentabilidade.
A tecnologia da bateria de iões de lítio de 5 kW proporciona um desempenho superior ao das torres de iluminação comparáveis alimentadas por baterias de chumbo-ácido de tapete de vidro absorvente (AGM). A vida útil de uma bateria de iões de lítio é comparativamente superior, esperando-se uma duração de aproximadamente 36 500 horas, em comparação com as escassas 1500 horas das baterias de chumbo-ácido AGM.
A introdução da capacidade de utilizar baterias reduz a utilização do motor, o que prolonga a vida útil da unidade e resulta numa solução de iluminação temporária com um baixo custo total de propriedade (TCO). Com uma redução de 60% no tempo de funcionamento do motor, os intervalos de assistência são três vezes maiores do que os das torres de iluminação que funcionam apenas a diesel. A HiLight BI+ 4 requer uma manutenção mínima a cada 1500 horas de iluminação, o que permite aos utilizadores poupar nos custos associados à manutenção.
A solução de iluminação temporária flexível é também a primeira das torres de iluminação da Atlas Copco a incluir luzes LED SMD altamente eficientes, que são 20% mais eficientes do que as luzes LED alternativas de tecnologia “Chip-on-Board” (COB) encontradas em torres de iluminação alternativas e soluções concorrentes. Cada torre de iluminação possui quatro holofotes que fornecem uma potência de 150 W para abranger, de forma fiável, 4000 m2, prolongando os dias de trabalho e contribuindo para um ambiente de trabalho seguro. A HiLight BI+ 4 é ergonómica, com elevação hidráulica do mastro e rotação elétrica do mastro, sendo facilmente controlada no painel de controlo do sistema.
A torre de iluminação de tipo caixa é 15% mais leve do que qualquer torre de iluminação híbrida disponível no mercado. Os operadores podem instalar até 22 unidades num camião Euro convencional de 13 metros, o que influencia positivamente a facilidade de transporte e melhora a eficiência operacional.
A sustentabilidade é cada vez mais importante para os nossos clientes que procuram melhorar as suas credenciais ecológicas, pelo que a consideramos uma prioridade ao conceber novos equipamentos. Esta nova torre de iluminação híbrida é a primeira do seu género, combinando a mais recente tecnologia de iluminação SMD com baterias de iões de lítio para proporcionar o máximo desempenho e eficiência.
Divisão Power and Flow da Atlas Copco
A Atlas Copco também está a lançar as torres de iluminação portáteis HiLight PS 3 e PE 3 para alargar ainda mais a sua gama. Ambos os modelos integram holofotes LED SMD eficientes e proporcionam uma elevada luminosidade com uma cobertura de luz de 3000 m2 (com uma média de 20 lux) durante uma longa vida útil de até 50 000 horas. Asseguram uma fonte de luz estável e fiável para os locais de trabalho, com certificação para resistir a velocidades de vento de até 50 km/h sem requerer sistemas de fixação.
A compacta HiLight PE 3 é uma torre de iluminação estática sobre um tripé, ao passo que a HiLight PS 3 está disponível num trolley para facilitar o transporte. Ambas as torres de iluminação têm capacidade de regulação da intensidade da luz, proporcionando versatilidade no local, e podem ser facilmente comandadas a partir de um smartphone e de uma ligação Wi-Fi. A HiLight PS 3 foi concebida para ser alimentada pelo sistema de armazenamento de energia baseado em baterias ZBP2000 e está disponível com dois painéis solares rebatíveis de 200 W para permitir aos utilizadores otimizar a utilização de energia.
Estas novas soluções são uma adição vantajosa ao portefólio mais amplo de torres de iluminação da Atlas Copco, que também integra os modelos recém-introduzidos de torres de iluminação móveis, que incluem diversas soluções energeticamente eficientes, como unidades elétricas e solares.