Atlas Copco portable air compressors are designed for toughness
Inédita nas instalações da empresa em Antuérpia, a nova linha de produção totalmente elétrica reduziu os prazos de entrega dos compressores portáteis plug-in em 50%, acelerando a transformação sustentável mais ampla.
Há compressores de ar portáteis comuns e há compressores verdadeiramente robustos. Heroínas desconhecidas de muitos locais de construção, estas unidades realizam silenciosamente as suas tarefas apesar de grandes percalços e adversidades no terreno. Utilizados em todas as aplicações, desde a abertura de poços de água à prospeção mineira, os compressores robustos têm de enfrentar climas, altitudes e condições de ar extremas enquanto mantêm um desempenho ideal, independentemente do grau de exigência das condições.
Para garantir que as unidades de ar comprimido estão aptas a enfrentar qualquer intempérie ou tipo de terreno, há que pôr à prova a sua resistência. A Divisão Portable Air da Atlas Copco, líder de mercado, criou um leque de processos de teste rigorosos aos quais cada um dos seus compressores portáteis é submetido para garantir que as unidades honram o seu estatuto como as mais robustas do mercado. O seu design de alta qualidade, extremamente robusto e resistente é levado até ao limite máximo para comprovar que foram construídos para durar e conseguem manter um desempenho fiável em qualquer aplicação, face a quaisquer circunstâncias.
A guerra dos elementos
Os compressores de ar portáteis passam a sua vida útil no exterior, onde enfrentam diferentes inimigos comuns e seculares, como a humidade, a chuva e a poeira. A exposição a cada um destes pode causar estragos nos materiais de um compressor portátil e influenciar o ciclo de vida esperado da unidade. Os compressores portáteis da Atlas Copco foram concebidos e testados para vencer esta guerra dos elementos, conforme explica Gill Dhoghe, VP de I&D na Divisão Portable Air da Atlas Copco.
"Um dos muitos testes a que submetemos os nossos compressores antes de serem considerados adequados para utilização é realizado no interior do nosso recinto de testes de chuva, onde são expostos a uma “chuva” realista, mas acionada por máquina. Aqui, os materiais de alta qualidade, os componentes resistentes, as características de proteção e o design inteligente dos compressores da Atlas Copco são verdadeiramente colocados à prova. As unidades permanecerão resistentes à corrosão, à ferrugem e ao sal, mesmo em condições de monções, dando aos nossos clientes uma confiança total no seu desempenho durante décadas, ao mesmo tempo que proporcionam às unidades um valor de revenda excecional."
Quando a poeira entra num caudal de ar comprimido, pode ter consequências prejudiciais – e dispendiosas – para o equipamento a jusante e para os produtos finais. As unidades da Atlas Copco foram concebidas para uma longa vida útil, razão pela qual todas as novas unidades e os respetivos filtros de alta qualidade são testados contra poeiras, de modo a proteger os investimentos dos clientes.
"Todas as unidades também são submetidas a testes de estrada exaustivos, em que são arrastadas por terreno irregular e as respetivas vigas de elevação são testadas para verificar as forças de tração que conseguem suportar", explica Dhooghe. Isto garante a sua aptidão para serem transportadas para quaisquer locais imagináveis e demonstra a qualidade do chassis da unidade e da canópia de material de polietileno (PE) linear de média densidade, entre muitos outros componentes, o que comprova que os compressores portáteis são construídos para durar.
Temperaturas extremas
Vai utilizar o seu compressor de ar portátil no Vale da Morte ou na Antártida? Não se preocupe. Trabalhando em conjunto com os rigorosos processos de testes de chuva, de poeiras e de estrada, a câmara climática futurista e de alta tecnologia da Atlas Copco simula as condições climáticas mais desafiantes a que os compressores podem ser expostos, criando condições de temperaturas negativas e de deserto no interior da câmara.
O método de testes climáticos inclui a colocação de um compressor de ar portátil dentro da câmara, onde os engenheiros experientes da Atlas Copco podem manipular manualmente quaisquer condições climáticas através de diversos processos mecânicos. As temperaturas podem ser testadas desde uma temperatura abrasadora de 40 °C a uma temperatura glacial de -25 °C, para garantir que cada unidade se mantém sempre com um desempenho ideal e enfrenta qualquer desafio difícil tranquilamente.
Alcançar novos patamares
No entanto, algumas pessoas poderão alegar que, para testar verdadeiramente a durabilidade e a qualidade dos novos modelos de compressores portáteis, é necessário fazê-lo em condições de funcionamento reais. Para aqueles que colocam este desafio, a Divisão Portable Air da Atlas Copco mostra-se à altura, fazendo subir fisicamente as suas máquinas até às montanhas e testando o seu desempenho em altitudes extremas, variadas e reais. É aqui que o design robusto do compressor e os materiais de alta qualidade provam que a unidade é, sem sombra de dúvida, digna do seu estatuto de extremamente robusta.
"A melhor forma de testar a pressão atmosférica, os níveis de oxigénio e o frio extremo é nas montanhas", explica Dhoghe. "A nossa equipa já testou unidades nas Montanhas Kunlun, na China, onde não só tivemos a oportunidade de testar com êxito os nossos compressores 4500 metros acima do nível do mar, mas também no meio de uma tempestade de pedras de granizo! São cenários como estes que provam, sem qualquer sombra de dúvida, que os nossos compressores portáteis foram talhados para enfrentar os desafios mais difíceis."
Campanha de robustez
Para melhor destacar a robustez das nossas máquinas e esta mensagem de resistência, a Atlas Copco lança uma campanha de comunicação.