Fechar

A bomba de drenagem WEDA D95 de próxima geração proporciona um desempenho excecional ao longo de uma vida útil prolongada

30 de Março de 2023

A Atlas Copco Power and Flow lançou uma bomba de drenagem submersível elétrica da próxima geração, a WEDA D95, que incorpora tecnologia de defletor de desgaste topo de gama. A bomba, robusta e fiável, proporciona o melhor desempenho da sua classe durante uma vida útil mais longa do que a das bombas comparáveis, em ambientes altamente abrasivos, tais como a exploração mineira, a perfuração de túneis e a construção; além disso, permite aos operadores melhorar a sua sustentabilidade e produtividade.  

Bomba de drenagem WEDA D95 da Atlas Copco no local de trabalho

Bomba de drenagem WEDA D95 da Atlas Copco no local de trabalho

A WEDA D95 tem uma potência nominal de 37 – 43 kW e é a bomba mais recente da gama de drenagem WEDA D a incluir a inovadora tecnologia de defletor de desgaste, concebida para minimizar o desgaste e proporcionar um desempenho consistente ao longo de uma vida útil mais longa. Características como um impulsor de crómio endurecido resistente ao desgaste combinado com palhetas auxiliares de reorientação de sólidos contribuem para o seu desempenho excecional. A bomba também dispõe de um sistema hidráulico reajustável que permite que a bomba seja facilmente reajustada para compensar qualquer desgaste, prolongando assim a sua vida útil. Todos estes elementos têm um impacto positivo significativo na produtividade operacional global, o que significa que os utilizadores podem obter um custo total de propriedade inferior.

Muitas vezes, há uma grande quantidade de materiais sólidos suspensos em aplicações exigentes que podem provocar abrasão e desgaste excessivos nos mecanismos internos da bomba. Na Atlas Copco, somos motivados pela inovação, pelo que trouxemos o design de base da bomba de drenagem de volta à mesa de desenho. Otimizámos o design hidráulico utilizando a dinâmica de fluidos computacional (CFD) e aplicámos técnicas de fabrico do século XXI combinadas com décadas de experiência para produzir esta nova bomba duradoura e fiável.

Bart Duijvelaar, Product Marketing Manager , Bombas submersíveis na Atlas Copco Power and Flow.

A bomba também foi construída tendo em mente a manutenção e a facilidade de manutenção. Graças ao design inteligente, os próprios utilizadores também podem efetuar inspeções e manutenção no local e reduzir o tempo de paralisação e os custos associados. Por exemplo, o vedante mecânico é constituído por um único cartucho de aço inoxidável, ao invés de muitos componentes separados, sendo, por isso, fácil de substituir numa só peça. Para a Atlas Copco Power and Flow, alcançar um futuro mais sustentável é crucial. Por conseguinte, facilitar a reparação das bombas tem sido uma prioridade no processo de design, para garantir uma manutenção menos demorada e o melhor serviço de assistência da classe. Assim, estas bombas têm uma segunda vida e um maior tempo de atividade.

A WEDA D95 também inclui parafusos externos de inspeção do óleo. Os operadores podem aceder facilmente aos parafusos para verificar a qualidade do óleo e o estado de funcionamento do vedante, sem a necessidade de desmontar toda a bomba. Isto facilita a manutenção preventiva, para que os utilizadores possam detetar problemas antes que estes provoquem avarias. Em geral, com a facilidade de manutenção, é possível reverter a bomba ao desempenho original sem a necessidade de trocar muitas peças. A capacidade de reparação da bomba prolonga a respetiva vida útil, dando-lhe uma segunda vida e contribuindo para um futuro mais sustentável.

Além disso, as bombas da gama D estão disponíveis com vários acessórios, incluindo diferentes tipos de ligações de descarga, balsas de bomba e ânodos em zinco para proporcionar uma resistência adicional à corrosão.

As novas bombas WEDA D95 são apoiadas pela equipa de assistência da Atlas Copco e por uma vasta rede de concessionários e técnicos locais em todo o mundo, com peças prontamente disponíveis para ajudar os utilizadores a manter as suas operações em funcionamento e a melhorar a produtividade.

Com ferramentas de fabrico e modelação 3D topo de gama, a Atlas Copco está a atender ao desempenho dos seus produtos e aos desafios técnicos na fase de design. A bomba submersível WEDA D95 é o exemplo mais recente numa gama de bombas bem concebida e cuidadosamente pensada, estando previstos mais modelos no portefólio da empresa nos próximos anos.

Bombas submersíveis eléctricas

explainer icon