Como funciona uma torre de iluminação solar?
23 de Setembro de 2021
As torres de iluminação solares estão a tornar-se uma excelente alternativa às torres de iluminação a diesel. A nova geração de torres de iluminação solares permite aos utilizadores reduzir as emissões de CO2, enquanto desfrutam das funcionalidades de um modelo tradicional. Uma torre de iluminação solar portátil é uma solução mais sustentável que mantém a eficiência e o elevado desempenho. Desta forma, os utilizadores finais podem realizar operações mais ecológicas e cumprir os regulamentos relativos a emissões de CO2 e ruído.
A luz proveniente do sol torna-o possível em instalações de iluminação solar. No entanto, como funciona uma torre de iluminação solar?
Uma torre de iluminação solar portátil inclui um sistema de armazenamento incorporado
As torres de iluminação solares captam a energia libertada pelo sol através de painéis fotovoltaicos. Normalmente, estes são instalados na torre de iluminação solar portátil. A energia captada atravessa o inversor e é armazenada numa bateria sob a forma de energia CC. Sim, as torres de iluminação solar podem armazenar energia durante o dia para utilização posterior!
A energia mantida nas baterias alimenta as luzes LED, o que gera o funcionamento dos holofotes solares.
As baterias são normalmente recarregadas através do inversor interno, alimentado por painéis solares. No entanto, alguns modelos têm uma tomada que permite o recarregamento a partir de qualquer fonte de alimentação externa em apenas algumas horas.
Que aspetos podem influenciar o desempenho dos holofotes solares?
Existem dois fatores principais com impacto significativo no desempenho dos painéis solares e no tempo de recarregamento da torre de iluminação solar. Estes são a orientação e a inclinação.
A posição em que coloca a sua torre de iluminação solar portátil é determinante, uma vez que o sentido para o qual a torre está virada determina a quantidade de energia solar que os painéis fotovoltaicos recebem ao longo do dia.
No hemisfério norte, os painéis solares são mais eficazes quando instalados virados para Sul. Contudo, no hemisfério sul, a sua torre de iluminação solar é mais eficiente quando instalada virada para Norte.
Em alguns casos, um ângulo incorreto pode resultar numa redução da eficiência de entre 10% e 15%. O ângulo dos painéis solares é relevante. No entanto, não afeta o desempenho tanto quanto a direção para a qual a torre de iluminação está virada.
A divisão Power and Flow da Atlas Copco lançou recentemente a
A divisão Power and Flow da Atlas Copco lançou recentemente a torre de iluminação solar HiLight S2+. O seu design inovador permite aos utilizadores finais reduzir as emissões de CO2 até seis toneladas, em comparação com o seu homólogo a diesel. Dispõe de quatro holofotes solares LED de 90 W que proporcionam uma cobertura de luz de 2000 m².
Esta torre de iluminação solar portátil, de fácil utilização, dispõe de painéis solares que podem ser retirados da canópia. A HiLight S2+ proporciona 11 horas de luz, sem ruído e emissões de CO2. Além disso, com a instalação de um conjunto de baterias adicional, pode atingir 20 horas de autonomia.
A necessidade de energia ou a temperatura exterior durante a descarga podem afetar a autonomia de qualquer torre de iluminação solar. Para a aumentar, as luzes da HiLight S2+ têm uma função de regulação da intensidade da luz. Ao ajustar o brilho dos holofotes, os utilizadores reduzem o consumo de energia, poupando sempre que não for necessário o fluxo de luz total.
A HiLight S2+ não necessita do fornecimento de combustível. No entanto, por vezes, a necessidade de energia é superior ao rendimento solar, por exemplo, em determinadas áreas durante o inverno. As suas baterias carregam através de energia solar em oito horas, ou através de uma fonte de alimentação externa em apenas três horas.
Esta torre de iluminação solar inclui uma tomada que permite o recarregamento a partir de qualquer fonte de alimentação. Se for necessária uma solução totalmente limpa, os utilizadores podem utilizar
A HiLight S2+ não necessita do fornecimento de combustível. No entanto, por vezes, a necessidade de energia é superior ao rendimento solar, por exemplo, em determinadas áreas durante o inverno. As suas baterias carregam através de energia solar em oito horas, ou através de uma fonte de alimentação externa em apenas três horas.
Esta torre de iluminação solar inclui uma tomada que permite o recarregamento a partir de qualquer fonte de alimentação. Se for necessária uma solução totalmente limpa, os utilizadores podem utilizar sistemas de armazenamento de energia, como a gama ZenergiZe da Atlas Copco.
SobreFélix Gómez
Iniciou a sua carreira na Atlas Copco como Gestor Regional dos geradores de energia da Linha Gesan. Em 2016, foi nomeado Product Marketing Manager para as torres de iluminação na divisão Power and Flow.