Aumentar a produtividade na construção
18 de Abril de 2022
A produtividade na construção é o principal fator para a conclusão de trabalhos atempadamente e dentro do orçamento. No entanto, os estudos mostram que ambas as métricas são difíceis de alcançar e que a produtividade na construção está aquém de outros setores.
A potência fiável é um fator-chave que afeta a eficiência operacional do local de construção e, por conseguinte, a produtividade. Até agora, a indústria confiou fortemente em geradores a diesel, mas os sistemas de armazenamento de energia (ESS) proporcionam algumas vantagens que desempenham um papel na melhoria da produtividade na indústria da construção.
Medição da produtividade na construção
A produtividade consiste na medida que corresponde à quantidade de trabalho realizado convertida nos resultados pretendidos. Pode ser medida em termos financeiros ou de unidades de trabalho. Quanto mais elevada for a produtividade, mais eficaz será a empresa a converter o trabalho realizado em resultados. Infelizmente, o setor da construção não se encontra bem classificado relativamente a estas métricas.
As estatísticas para a indústria da construção mostram que esta se encontra atrás relativamente às restantes indústrias quanto ao valor bruto real acrescentado por hora de trabalho. A produtividade no fabrico, por exemplo, aumentou 96% entre 1995 e 2014. Por outro lado, a produtividade na construção melhorou apenas 21% durante o mesmo período. Um relatório da McKinsey afirma que, caso a produtividade na construção tivesse de melhorar mais 50%, o valor acrescentado do setor aumentaria cerca de 1,6 biliões de dólares ($).
Uma análise mais detalhada proporciona mais informações sobre as taxas de produtividade padrão na construção. Apenas um terço dos projetos de construção permanece dentro dos orçamentos projetados, e menos de um terço fica concluído atempadamente.
Vários fatores afetam a produtividade na indústria da construção. Um planeamento fraco, a mudança do âmbito do trabalho durante o projeto e a comunicação desempenham um papel importante. Contudo, existe também uma influência significativa associada à alimentação de energia no local e à utilização eficiente do equipamento.
Desafios e estratégias para melhorar a produtividade num local de construção
Controlo de ruído
Os reguladores estabelecem limites de ruído rigorosos para projetos de construção urbana devido ao impacto nas residências circundantes. Como resultado, os locais de construção funcionam com um regime de recolher obrigatório à noite, em que a atividade de construção é limitada. Um dos principais fatores para o ruído do local de construção é a utilização de geradores a diesel, que fornecem energia ao equipamento. A utilização de uma fonte de energia de baixo ruído, como os sistemas de armazenamento de energia, pode permitir que as empresas de construção continuem com as respetivas atividades durante mais horas, cumprindo os regulamentos relativos ao ruído. Um projeto em Hong Kong, por exemplo, atingiu um aumento de 50% na produtividade utilizando soluções de armazenamento de energia para alimentar as gruas durante a noite.
Gestão do diesel
A fiabilidade da energia da rede elétrica tem um impacto considerável na eficiência dos locais de construção e na gestão das fontes de energia móveis. Infelizmente, a energia da rede elétrica não é, muitas vezes, fiável em locais de construção e, em particular, em zonas rurais. A maioria dos geradores móveis utiliza combustível diesel como fonte de energia. Estes consomem o combustível a taxas variáveis, dependendo das condições do local. A gestão do stock de gasóleo disponível no local consiste num desafio devido à necessidade variável e aos custos associados ao armazenamento de grandes volumes. A escassez de combustível pode impedir a atividade de construção e limitar a produtividade no local.
Gestão de picos
Os locais de construção verificam necessidades de energia de pico no arranque do equipamento. Assim que o equipamento estiver a funcionar normalmente, a necessidade de energia diminui significativamente. No entanto, a natureza da atividade de construção requer equipamento diferente para o arranque em várias alturas do dia, passando por vários picos de energia. Os geradores a diesel têm de ser dimensionados para responder a estes picos de necessidade tanto quanto possível. Isto contribui positivamente para os custos de construção, uma vez que o gerador funciona em função de níveis de necessidade muito mais reduzidos durante a maior parte do dia. Além disso, alguns arranques do equipamento podem sofrer atrasos devido a necessidades de energia elevadas noutros locais, o que resulta em atrasos no trabalho e numa menor produtividade na construção.
Fiabilidade do equipamento
A atividade de construção depende da disponibilidade de muitos equipamentos para utilização e funcionamento eficiente a qualquer momento. Os geradores a diesel estão entre os mais importantes. Se um gerador falhar, outro equipamento será igualmente afetado. Para maximizar a fiabilidade do gerador, o equipamento deve geralmente funcionar no respetivo ponto de funcionamento ideal. No entanto, isto é difícil de alcançar num local de construção, uma vez que o gerador é frequentemente dimensionado para os picos de necessidade e não para uma utilização normal. Isto origina uma maior manutenção e disponibilidade reduzida, resultando numa menor produtividade no local de construção.
De que forma a tecnologia do sistema de armazenamento de energia pode ajudar a melhorar a produtividade na construção?
As soluções de armazenamento de energia utilizam tecnologia de bateria de iões de lítio para armazenar energia para utilização posterior. Podem ser recarregadas utilizando geradores a diesel com capacidade de reserva ou fontes de energia renováveis, como painéis solares.
As soluções de armazenamento de energia podem resolver muitos dos desafios de produtividade descritos acima para locais de construção:
- As baterias de iões de lítio apresentam requisitos de manutenção reduzidos.
- As soluções híbridas são fabricadas a partir de sistemas de armazenamento de energia, e os geradores a diesel aumentam a produtividade durante o pico de necessidade através da criação de uma alimentação adicional proveniente do armazenamento da bateria.
- A utilização de sistemas de armazenamento de energia numa solução híbrida pode também reduzir os requisitos de tamanho do gerador a diesel, o que resulta em custos operacionais mais reduzidos e em equipamento mais fiável.
- A gestão inteligente da carga pode ajudar as empresas de construção a maximizar as vantagens das soluções de sistemas de armazenamento de energia.
Outros fatores para melhorar a produtividade na construção
Além das considerações sobre equipamento e energia, outros fatores podem igualmente ajudar a melhorar a produtividade na construção. As alterações no âmbito do projeto têm um impacto negativo na produtividade. Portanto, as fases iniciais de design e planeamento são essenciais para o sucesso de um projeto. A indústria da construção tem também demorado a adotar novas tecnologias, pelo que fica atrás das restantes em termos de usufruir das vantagens da digitalização. A comunicação é um outro fator comum que afeta a produtividade. As desconexões entre a instalação e o terreno podem resultar em escassez de material, ou prioridades mal orientadas podem influenciar a eficiência do local e, em última análise, o prazo do projeto.
Gama de sistemas de armazenamento de energia da Atlas Copco
A Atlas Copco desenvolveu uma gama inovadora de sistemas de armazenamento de energia para a indústria da construção. A solução de iões de lítio tem uma vida útil de 40 000 horas e pode funcionar em condições de -15 °C a 50 °C. Um custo total de propriedade muito baixo proporciona às unidades da Atlas Copco um excelente ROI, com um período de retorno inferior a dois anos para a maioria das aplicações.
Sobre Bárbara Gregorio
A nossa Diretora de Marketing de Produtos para energias inovadoras e soluções digitais, Bárbara, tem mais de 10 anos de experiência de trabalho no setor da alimentação de energia. Iniciou a carreira na Atlas Copco enquanto Especialista de Produtos para geradores de energia e torres de iluminação. Atualmente, desempenha um papel fundamental no projeto de sistemas de armazenamento de energia da empresa, que inclui uma das soluções a bateria mais eficientes do mercado.