Design hidráulico das bombas submersíveis WEDA para um desempenho duradouro
10 de Março de 2022
As bombas submersíveis elétricas precisam frequentemente de ser enviadas para ambientes muito diferentes. As mesmas são transportadas de um local para o outro e têm de funcionar em condições variáveis, o que pode afetar o desempenho da bomba. Além disso, os materiais sólidos suspensos na água podem provocar o desgaste do impulsor, fazendo com que este avarie prematuramente.
A Atlas Copco lançou uma inovadora plataforma de alta tecnologia para a sua gama WEDA de
As bombas submersíveis elétricas precisam frequentemente de ser enviadas para ambientes muito diferentes. As mesmas são transportadas de um local para o outro e têm de funcionar em condições variáveis, o que pode afetar o desempenho da bomba. Além disso, os materiais sólidos suspensos na água podem provocar o desgaste do impulsor, fazendo com que este avarie prematuramente.
A Atlas Copco lançou uma inovadora plataforma de alta tecnologia para a sua gama WEDA de bombas submersíveis elétricas que protegem o impulsor, garantindo um desempenho duradouro durante meses. Alexey Flidlider é um dos engenheiros responsáveis pelo design e desenvolvimento da tecnologia de defletor de desgaste, que permite que as instalações de construção e industriais removam a água carregada de areia de forma mais fiável e melhorem a produtividade.
Quais são as caraterísticas mais significativas da tecnologia de defletor de desgaste?
A geometria exclusiva do difusor, feita de poliuretano (PU) e palhetas defletoras de sólidos integradas. Esta combinação de geometria e materiais é única e proporciona o melhor desempenho sustentável e resistência ao desgaste no mercado. A geometria especialmente concebida do impulsor fechado de ferro com alto teor de crómio minimiza a cavitação, proporciona uma elevada resistência à erosão e eficiência hidráulica (menor consumo de energia por litro de água bombeada). Todas estas caraterísticas compõem a inovadora tecnologia de defletor de desgaste, patenteada pela Atlas Copco.
Quais são as principais vantagens da nova WEDA D70?
Para além da sua eficiência e resistência ao desgaste, as principais vantagens do novo modelo de bomba são a robustez e a facilidade de manutenção. O design especial arrefecido a água do motor elétrico tem uma elevada capacidade de funcionamento a seco, algo que é muitas vezes importante para os nossos clientes. O sistema de vedação de cartucho em aço inoxidável topo de gama aumenta a robustez e é fácil de reparar, reduzindo o tempo de paralisação para o utilizador final e para os concessionários, que alugam as bombas e precisam de efetuar a manutenção das mesmas.
Concebemos uma canópia amarela única que combina interfaces e configurações elétricas integradas de fácil acesso para o mercado global, bem como várias opções de ligações de cabos e de descarga.
Como foi concebida a WEDA D70?
O projeto começou em 2018 como uma investigação para um novo conceito hidráulico. Efetuamos a dinâmica de fluidos computacional (CFD) e verificámos os resultados ao construir vários protótipos funcionais utilizando capacidades internas de fabrico aditivo (impressão 3D). Depois, em 2019, o projeto foi oficialmente aprovado, e com a grande experiência técnica de toda a equipa, começamos a construir a bomba em torno da geometria hidráulica.
Na fase final, antes do lançamento oficial do produto, realizámos vários testes diferentes nos protótipos para garantir a máxima robustez e desempenho.
Quão preparada está a Atlas Copco para responder às necessidades deste segmento de mercado em comparação com os seus concorrentes?
Temos uma grande equipa de profissionais motivados com reconhecida experiência, e temos os produtos, a tecnologia e uma linha única de produção. É uma boa oportunidade para aumentar a nossa quota de mercado.
Que impacto pode esta gama WEDA renovada ter na Atlas Copco Power and Flow?
Devido ao desafio técnico, o modelo WEDA D70 foi o mais crítico e é o primeiro que disponibiliza a nova plataforma. Começámos a trabalhar no design em 2018 e lançamos o mesmo em meados de 2021.
Estamos ansiosos por receber feedback dos nossos clientes para que possamos aprender com o mesmo e incluir as respetivas observações em processos futuros. O plano é apresentar uma gama de bombas com um design e aparência externa semelhantes nos próximos anos. Acredito que tanto os nossos clientes como a Atlas Copco irão beneficiar desta viagem para melhorar o nosso portefólio de bombas submersíveis elétricas.
Sobre Alexey Flidlider
Com 13 anos de experiência em bombas de drenagem. Alexey possui um diploma de Engenharia especializada em máquinas hidráulicas no Instituto de Engenharia de Energia de Moscovo. Alexey juntou-se à Atlas Copco em 2017 e ocupa atualmente o cargo de Engenheiro Sénior de Design Hidráulico.