17 de Abril de 2021
Para combater a cobertura de neve incrivelmente baixa e manter as condições de pista ideais, a estância de esqui Ski Portillo, no Chile, tem agora cinco vezes mais capacidade de produção de neve, graças à instalação de quatro geradores QAS da Atlas Copco com capacidade para alimentar 25 canhões de neve.
O Chile reúne destinos de neve populares a nível mundial que constituem negócios fundamentais para o turismo e uma indústria de grande relevância para a economia do país. Anualmente, o país recebe quase um milhão e meio de visitantes nos centros de esqui, tais como Portillo, a área de esqui mais antiga da América do Sul.Para garantir as condições de esqui ideais em várias das pistas intermédias da estância, em alturas em que a queda de neve é inferior à média, a Ski Portillo teve de complementar a queda de neve natural com neve produzida artificialmente suficiente para cobrir nove pistas de neve numa área de 10 hectares. Durante a época de 2019, foi instalado um novo sistema de produção de neve composto por 25 canhões de neve posicionados ao longo das pistas. Estes são alimentados por um conjunto de quatro geradores QAS 630 montados em bases da Atlas Copco, alojados numa sala de estação adjacente ao complexo principal.
Aumento da capacidade de produção de neve
Como resultado, a capacidade de produção de neve aumentou cinco vezes comparativamente à época anterior e agora é possível criar até 16 polegadas de neve num período de 70 horas, com o equipamento a funcionar de dia e de noite, se a temperatura ambiente o permitir.Os canhões de neve requerem duas variáveis climáticas para o seu funcionamento, uma temperatura ambiente específica e uma percentagem de humidade do ar. Quando o sistema deteta estas condições, o ciclo de produção de neve é iniciado gradualmente. Quer seja para trabalhar durante apenas algumas horas ou para realizar uma sessão completa 24 horas por dia, 7 dias por semana, dependendo a 100% da alimentação de energia das máquinas QAS como única fonte de energia.O novo sistema é totalmente automatizado, permitindo às equipas de manutenção controlar e monitorizar o estado de cada máquina a qualquer altura, inclusive a partir de um smartphone. O sistema é uma combinação de máquinas fixas e móveis, o que permite uma cobertura uniforme das pistas e a capacidade de mover as máquinas conforme necessário.
Geradores QAS
Sistema de gestão de energia
Uma das principais características de cada uma das unidades QAS 630 é um controlador equipado com um sistema de gestão de energia para otimizar o consumo de combustível e prolongar a vida útil de vários geradores quando estes funcionam em paralelo para formar uma central de energia móvel ou independente.Os geradores da estância de Portillo incluem o sistema de gestão de energia (PMS) da Atlas Copco. Trata-se de uma funcionalidade inovadora que gere os quatro geradores a funcionar em paralelo de acordo com a solicitação de carga, arrancando e parando as unidades em função dos aumentos ou das diminuições de carga. Desta forma, a carga em cada gerador permanece a um nível que otimiza o consumo de combustível e elimina a necessidade de trabalhar com níveis de carga baixos, uma situação que pode causar danos no motor e reduzir a vida útil do equipamento.
Conseguimos demonstrar ao cliente que, tendo em conta que os canhões de neve têm um consumo de energia que varia ao longo do tempo, uma configuração de quatro geradores QAS 630 com um sistema de gestão de energia PMS é mais eficiente do que duas unidades de 1000 kVA ou um único gerador de 2000 kVA, o que foi inicialmente solicitado
Atlas Copco Power Technique Chile
López também confirma outros fatores que influenciaram a decisão em favor da solução da Atlas Copco. O mais relevante foram as dimensões compactas do equipamento gerador - com dimensões 20% inferiores a outros designs equivalentes - que permitiam a sua instalação num edifício existente.Além disso, a instalação simples, o controlo configurável AOP e o fácil funcionamento foram características essenciais. A Atlas Copco teve também como função fornecer um estudo de engenharia básico para ajudar na obtenção de outros componentes essenciais para a rede de energia de produção de neve.
Bónus de potência
Além disso, houve também um bónus adicional aquando da instalação QAS na estância. O Hotel Portillo funciona nas horas de pico durante os meses de inverno. Por esse motivo, todos os dias, durante seis meses por ano, este desliga-se da rede elétrica normal das 17:45h às 23:10h, satisfazendo, desta forma, todas as suas necessidades energéticas ao utilizar os conjuntos de geradores como a única fonte de energia elétrica.