Aplicações mais eficientes para sistemas de armazenamento de energia
Analisar dois exemplos de aplicações ajuda a ilustrar todo o potencial dos sistemas de armazenamento de energia em bateria, como a gama ZenergiZe.
Os recentes acontecimentos têm evidenciado o quão importante é o foco acentuado de empresas, organizações, governos e até nações inteiras no consumo de energia, tanto na sua origem como na forma como é utilizada. Não só é cada vez mais importante ser autossuficiente, como também existe agora uma necessidade incontestável de obter fontes de energia o menos poluentes possível.
Um dos argumentos frequentemente utilizados por quem tem dificuldades em compreender de que forma estas energias podem ser adotadas sugere que as mesmas não podem ser acessíveis e que, embora possam ajudar a reduzir o impacto que todos temos no mundo, terão um custo irrealisticamente elevado.
Felizmente, esta linha de pensamento foi contrariada por uma solução desenvolvida ao longo de vários anos, e que atingiu agora a maturidade – um sistema de armazenamento de energia (ESS) que utiliza baterias de iões de lítio (Li-ion) de longa duração e baixa manutenção. Quando utilizados em modo híbrido em conjunto com um gerador de energia, estes sistemas de armazenamento de energia proporcionam aos utilizadores níveis de eficiência especialmente elevados enquanto minimizam os custos. Durante o funcionamento em modo de potência principal, os sistemas de armazenamento de energia podem garantir uma solução totalmente ecológica através do armazenamento e fornecimento de energia proveniente de fontes renováveis, como a energia solar ou eólica.
As qualidades impressionantes das baterias de iões de lítio tornaram-nas a escolha ideal para as mais recentes unidades de armazenamento de energia. As baterias proporcionam uma combinação imbatível de alta densidade energética, elevada eficiência, design reduzido/leve e excelentes características de carga.
Um sistema de armazenamento de energia com base em baterias é composto por um conjunto de baterias e um sistema inversor. As baterias armazenam a energia (em kWh) enquanto o inversor fornece a potência (em kW). Estas soluções de armazenamento de energia são ideais para aplicações tão diversas como eventos no centro da cidade e em locais de construção, podendo, por exemplo, funcionar em conjunto com painéis solares para recarregar as baterias automaticamente.
A mais recente gama de sistemas de armazenamento de energia com base em baterias da Atlas Copco foi desenvolvida para fornecer soluções de energia a utilizadores em ambientes sensíveis ao ruído ou remotos. Estas unidades de armazenamento de energia provaram ser ideais para quem necessita de um fornecimento temporário de energia por qualquer motivo – emergências, revisões ou manutenções, para assegurar um pico na produção ou para fornecer energia fora da rede.
Com uma área de ocupação de 1,4 m2, os sistemas de armazenamento de energia da Atlas Copco podem ser 70% mais pequenos e leves do que os geradores de energia convencionais, mas uma única unidade é capaz de fornecer energia durante mais de 12 horas com uma única carga (com um tempo de carregamento típico de 1,5 horas). Por último, estes modelos de armazenamento de energia proporcionam uma vida útil sem precedentes de mais de 40 000 horas, o equivalente a mais de 1600 dias de funcionamento contínuo.
Os mais recentes modelos ZBC da Atlas Copco, que proporcionam uma potência nominal de 100 kVA a 1000 kVA e capacidades de armazenamento de energia entre 250 kWh e 2000 kWh, revelaram ser ideais para aplicações exigentes que necessitam de um fluxo substancial e constante de energia elétrica.
Além de reduzir os custos operacionais e de manutenção, uma solução de armazenamento de energia com base em baterias garante um impacto ambiental mínimo e um consumo de combustível mais reduzido, proporcionando poupanças substanciais para empresas de aluguer e utilizadores finais. A capacidade de proporcionar zero ruído inerente a um sistema de armazenamento de energia moderno é crucial para um dia de trabalho mais longo, especialmente durante o funcionamento à noite ou em áreas metropolitanas com restrições de ruído rigorosas.
Os sistemas de armazenamento de energia baseados em baterias e utilizados em conjunto com geradores estão a fazer frente à concorrência através da combinação de níveis mais elevados de sustentabilidade com um retorno do investimento (ROI) mais rápido e um baixo custo total de propriedade (TCO). Uma solução de armazenamento de energia híbrida geralmente compensa os custos iniciais em menos de dois anos.
A utilização de um sistema de armazenamento de energia com um gerador em modo híbrido possibilita que os operadores utilizem um gerador mais pequeno, o que permite reduzir as dimensões da solução, poupar dinheiro em hardware, aumentar a vida útil do gerador, otimizar os níveis de desempenho e aumentar o nível de sustentabilidade no local.
Por exemplo, num sistema híbrido com base no sistema de armazenamento de energia "plug and play" ZBC da Atlas Copco ligado a um gerador a diesel portátil de menores dimensões, uma empresa de aluguer pode poupar até 80% nos custos de combustível. Num local de construção, uma solução de armazenamento de energia híbrida seria capaz de fornecer cargas reduzidas durante a noite, proporcionando energia adicional através das baterias quando necessário, anulando quaisquer ineficiências do módulo de alimentação devido a cargas parciais ao manter a unidade de armazenamento de energia carregada. Com o sistema de armazenamento de energia recarregado pelo gerador, esta solução não só melhoraria os níveis de desempenho dos trabalhadores, como também garantiria baterias sempre totalmente carregadas em momentos de maior necessidade.
Outras vantagens de uma solução híbrida com ESS/gerador incluem reduções significativas nas emissões de CO2, menores intervalos de manutenção, tempo de paralisação silencioso e níveis reduzidos de ações de reabastecimento, o que, por sua vez, resulta numa solução de energia mais fiável, com menos riscos de segurança e custos logísticos reduzidos.
Uma solução híbrida não poluente que provou ser bastante eficiente é a combinação do sistema de armazenamento de energia ZBC 250-575 da Atlas Copco com um gerador QAS+ 325. Constituindo uma atualização substancial para a impressionante gama QAS, que combinava uma área de ocupação compacta com um design robusto, intervalos de manutenção de 500 horas e conetividade multitomada, a gama QAS+ proporciona várias funcionalidades adicionais que elevam a sustentabilidade a um novo nível.
Estas funcionalidades incluem um depósito de combustível de autonomia prolongada que permite reduzir ainda mais os custos de reabastecimento e o custo total de propriedade (TCO), um compartimento dedicado para unidades de potência para maior refrigeração, aquecimento e atenuação de ruído, e níveis de ruído até seis vezes mais baixos, o que pode reduzir em até 10% os custos operacionais. A gama QAS+ proporciona um consumo de combustível e emissões de CO2 reduzidos graças a um ventilador elétrico inteligente VSD de baixo ruído e elevada eficiência que utiliza menos energia, assim como um radiador portátil para melhor arrefecimento e manutenção.
Analisar dois exemplos de aplicações ajuda a ilustrar todo o potencial dos sistemas de armazenamento de energia em bateria, como a gama ZenergiZe.
As the world moves towards adopting renewable energy on a massive scale and discarding fossil fuels, many options are being investigated. A key factor in this transition to low-carbon energy is the adoption of