Por que usar nitrogênio para corte a laser?
O nitrogênio é o gás auxiliar mais comum usado quando o corte do laser deve ser excelente. O processo vaporiza o metal e, antes que o metal vaporizado possa solidificar novamente, o gás nitrogênio o afasta da borda cortada.
O nitrogênio também é essencial em:
- Reduzir a descoloração da borda cortada
- Estabelecer uma barreira entre o oxigênio atmosférico e a borda metálica aquecida
- Auxiliar na dissipação de calor, para que a borda cortada esfrie mais rapidamente
- Prevenir a oxidação para evitar problemas com o produto acabado
- Ajudar a purgar o feixe de laser
Como o nitrogênio evita a oxidação durante o corte a laser
Graças às suas propriedades inertes, o nitrogênio permite que o laser opere em um ambiente sem oxigênio sem o risco de oxidação. Quando a aplicação aquece e entra em contato com o oxigênio, um fenômeno conhecido como oxidação ocorre. Isso pode fazer com que uma camada de carbono se forme na borda de corte, resultando em problemas como acabamento ruim do produto e problemas de aderência em qualquer revestimento ou pintura aplicada à superfície oxidada.
Como o nitrogênio ajuda a purgar o feixe de laser
Para evitar que o feixe seja distorcido e para manter a potência e a intensidade, o caminho do feixe precisa ser mantido livre de partículas de sujeira e de qualquer outro contaminante que possa causar divergência ou perda de energia. O nitrogênio é o meio ideal para a purga por meio da guia de feixes, pois é seco, limpo, isento de óleo e tem um conteúdo de contaminação muito baixo.
Quais são os benefícios de usar geradores de nitrogênio para sua aplicação de corte a laser?
- Custo mais baixo: o nitrogênio como gás de assistência e de purga é um dos custos mais altos quando se trata de corte a laser, especialmente para lasers de fibra. Portanto, toda economia obtida da geração de seu próprio nitrogênio afetará positivamente seu resultado final.
- Maior produtividade: ao economizar o tempo normalmente gasto na troca de tanques, você garante que sua aplicação seja executada continuamente e sem muita atenção do operador.
- Melhor controle: a geração de seu próprio nitrogênio significa não fazer mais pedidos, trocas e nem ficar sem garrafas. Não há mais entregas de líquidos interrompendo a produção e você não precisa mais lidar com aumentos imprevisíveis de preços dos fornecedores.
- Maior eficiência: sem borda de óxido, gás de alta pureza disponível até 99,999%.
- Nitrogênio sob demanda: essa solução plug-and-play é dimensionada para corresponder ao seu cortador a laser, para que você nunca precise esvaziar suas garrafas e reabastecê-las durante horas valiosas de produção
- Solução plug-and-play: não é necessário comprar compressores e equipamentos separados. Facilmente modificado e atualizado se a produção aumentar.
Que tipo de pacotes de geração de nitrogênio estão disponíveis para você?
- Um sistema de enchimento do cilindro projetado para produzir uma pequena quantidade de gás continuamente e, em seguida, comprimi-lo em alta pressão (300 a 350 bar g) para armazenamento em banco(s) de armazenamento de alta pressão. Esse tipo de sistema é ideal para uso intermitente ou onde a demanda pode variar com frequência de alto para baixo fluxo. Normalmente, uma oficina contratada de corte a laser se beneficiaria desse tipo de instalação.
- Um sistema de gás sob demanda projetado para atender aos requisitos de fluxo máximo da aplicação com um pequeno buffer armazenado a 40 bar.
Gases industriais e ar comprimido para corte a laser
Neste e-book, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre o uso de nitrogênio e ar comprimido em aplicações de corte a laser:
- O processo de corte a laser
- O papel dos gases industriais e do ar comprimido no corte a laser
- A importância da sustentabilidade
- Como é o sistema de ar comprimido para corte a laser
- Por que o monitoramento e a manutenção são importantes
Você tem alguma pergunta específica para nós ou precisa de mais suporte? Nossos especialistas em aplicações terão prazer em ajudá-lo. Entre em contato clicando no botão abaixo.