10 etapas para uma produção ecológica e mais eficiente

Redução de carbono para produção ecológica – tudo o que você precisa saber
10 etapas para produção de ar comprimido ecológica

Tudo o que você precisa saber sobre seu processo de transporte pneumático

Saiba como criar um processo de transporte pneumático mais eficiente.
3D images of blowers in cement plant
Fechar

Como garantir ar comprimido limpo para o seu processo de transporte

Para ter uma ideia do que é ar comprimido limpo, é importante observar primeiro os contaminantes. O ar ambiente sempre contém contaminantes, como umidade e partículas de poeira. Outros contaminantes, como o óleo, podem ser adicionados ao seu processo se você não usar o equipamento de ar comprimido correto. Como o ar comprimido entra em contato direto com o material transportado, esses contaminantes podem representar uma ameaça ao seu sistema de transporte pneumático e aos seus produtos finais. Para proteger a reputação da sua empresa, a continuidade do seu processo e a qualidade do seu produto, tem de mantê-los fora do seu fluxo de ar comprimido.

O primeiro passo para proteger seu sistema é conhecer esses contaminantes e o que você pode fazer sobre eles.

Contaminantes que podem ameaçar seu ar comprimido

O ar que nos cerca contém três tipos principais de contaminantes: poeira, óleo e umidade. Dependendo de onde você estiver, a concentração deles pode ser bastante alta – e aumentará ainda mais quando o ar for comprimido, por exemplo, para o seu sistema de transporte pneumático

contaminants, pneumatic conveying
  • Poeira: um metro cúbico de ar pode conter mais de 140 milhões de pequenas partículas de sujeira em ambientes industriais. A maioria deles é muito pequena (menos de dois mícrons) para ser removida por um filtro de entrada comum. Se o ar não for tratado, essas partículas podem prejudicar seu equipamento a jusante.
  • Óleo: há duas maneiras de o óleo entrar no fluxo de ar comprimido. Uma, semelhante à umidade, é através do ar de admissão na forma de hidrocarbonetos (como aqueles produzidos pela queima de combustíveis fósseis).
    A outra fonte de óleo no ar comprimido vem do próprio sistema de lubrificação do compressor. É por isso que você deve sempre usar equipamentos isentos de óleo ao transportar alimentos, produtos farmacêuticos ou quaisquer outros produtos que precisem ser protegidos da contaminação por óleo.
  • Umidade: o ar sempre contém umidade, por exemplo, na forma de vapor de água e condensado. Em termos de volume, o vapor de água é o contaminante mais proeminente e entra no sistema de ar comprimido através da admissão. Se for permitido que a umidade permaneça no ar comprimido, ela pode reduzir a vida útil do equipamento por meio de corrosão e aumentar a manutenção necessária.

Em um sistema de transporte pneumático, a umidade representa um perigo ainda maior para os produtos que estão sendo transportados, pois pode causar o crescimento de bactérias. A umidade é a causa principal para a rápida deterioração dos produtos, pois a corrosão (uma consequência da umidade no ar) pode danificar o material que você está transportando. Embora isso possa ser um problema menor para alguns materiais a granel, é um problema enorme para outros, como produtos alimentícios.

Por que a umidade é uma ameaça tão grande para os sistemas de transporte pneumático?

A ameaça de umidade é muitas vezes negligenciada. Mas, ao olhar para a lista dos produtos mais frequentemente transportados por transporte pneumático, é fácil ver por que a umidade pode ser um problema assim. Muitos deles são alimentos, como farinha, açúcar e grãos – e todos sabemos o que acontece com a farinha e o açúcar quando ficam molhados. Elas se aglomeram facilmente e sua qualidade diminui. Mas esse nem é o pior caso, porque as bactérias no ar não tratado podem estragar esses produtos alimentícios e comprometer a saúde dos consumidores finais.

Outros produtos comumente transportados que são suscetíveis à umidade incluem produtos farmacêuticos, produtos químicos, materiais de construção, minerais e peças metálicas. Todos esses produtos requerem ar particularmente seco e de alta qualidade para garantir a proteção ideal.

Um sistema de transporte pneumático limpo

Felizmente, não é difícil proteger seu sistema de todos esses contaminantes. Assim como existem vários contaminantes que ameaçam o sistema de ar comprimido, também existem vários equipamentos para garantir que seu ar comprimido esteja limpo. Filtros, secadores, resfriadores, separadores de água e outros podem ajudar a remover contaminantes do ar comprimido.

 

Além disso, o uso de equipamentos isentos de óleo com certificação Classe 0 garante que nenhum óleo seja adicionado durante o processo de compressão. Isso ajudará a reduzir os riscos de contaminação de óleo e a excluir a necessidade de filtros (que filtram contaminantes de óleo).

 

Construir seu sistema usando esses diferentes componentes de tratamento de ar pode ser um desafio. Ao comprar seus equipamentos de diferentes fabricantes, você precisará ficar atento a como você pode instalá-los juntos e, no final, se eles estão devidamente alinhados para funcionarem juntos.

Optar por um fornecedor de fonte única pode garantir que todos os equipamentos sejam perfeitamente compatíveis entre si. Isso também oferece grandes benefícios quando se trata de manutenção, pois você só precisa de técnicos de um fornecedor. Um provedor de fonte única pode garantir que todos os componentes da sala do compressor sejam dimensionados de maneira ideal em relação uns aos outros, que todos funcionem com segurança sem sobrecarga e que possam ser monitorados por um controlador geral.