A fábrica de cimento local pode economizar 35 mil euros por ano com recuperação de energia
Um fabricante líder de placas de cimento de fibra de celulose ecológicas queria melhorar a sala de utilidades e reduzir o consumo de combustível de caldeira e energia.
O desafio
A sala de utilidades consiste em quatro compressores com injeção de óleo. Três unidades da Atlas Copco e 1 unidade do concorrente.Dois compressores têm 7 400 horas de funcionamento por ano cada um, causando impacto significativo na pegada de carbono do cliente.
Para explorar a possibilidade de reduzir o consumo de combustível da caldeira mediante recuperação de energia, o cliente entrou em contato com a Atlas Copco.
A solução
A Atlas Copco propôs uma solução pronta para uso para os dois compressores com altas horas de funcionamento. A proposta consistia em duas unidades de recuperação de energia (uma para cada compressor), dois medidores de fluxo, dois contadores de energia e duas licenças SMARTLINK .
- As unidades de recuperação de energia produzem 58 m³ de água quente diariamente, aquecendo-a de 25 °C (água municipal) a 85 °C.
Os medidores de fluxo, os contadores de energia e as licenças SMARTLINK são usados para medir, calcular e rastrear a economia real.
Com base nos dados do SMARTLINK dos primeiros três dias, podemos estimar a economia anual.
O resultado
Os dados indicam uma redução no consumo de energia de 1.238.000 kWh/ano, equivalente a 35 mil euros (163 mil MYR)/ano. Além disso, conseguimos uma redução de 767 toneladas/ano de emissões de CO2 .
Isso significa que o período de retorno das duas unidades de recuperação de energia é inferior a 1 ano.