Compressores parafuso x scroll: qual é a diferença?
Encontre seu tópico abaixo
Este artigo se concentrará em compressores de parafuso x scroll. Discutiremos as diferenças entre os compressores scroll e rotativos e seus prós e contras. Também identificaremos as indústrias adequadas para cada uma delas, para ajudar a colocar "fim ao debate sobre o qual o compressor de ar é o mais ideal" para a minha instalação.
Decidir qual tipo de compressor de ar instalar pode ser assustador para engenheiros, especialistas técnicos e executivos de instalação de projetos.
Existem dois tipos fundamentais de compressores de ar: deslocamento positivo e dinâmico. Os mais populares são os compressores de parafusos rotativos, ar alternativo, axiais, centrífugos e scroll. Cada um tem vantagens e desvantagens.
Existem vários fatores na compra de compressores de ar, tais como requisitos da instalação, localização, ponto de orvalho sob pressão e custos de energia. Portanto, fazer sua lição de casa corretamente ajudaria antes de instalar um compressor de ar em sua instalação.
Um compressor scroll é o mesmo que um compressor de parafuso?
PRÓS
- Operação ultrassilenciosa: se você estiver procurando um compressor que não seja apenas silencioso, mas ultrassilencioso, os compressores scroll são a sua melhor opção. Os compressores scroll oferecem níveis de ruído de até 48 dBA.
- Ideal para ambientes internos: o design compacto dos compressores scroll minimiza e economiza espaço útil, que pode ser utilizado para outros fins. Várias empresas mantêm seus compressores scroll no armário, portanto, não é necessário criar um espaço dedicado para seu compressor de ar.
- Eficiência energética: a tecnologia utilizada nos compressores scroll os torna eficientes em termos energéticos. O sistema desliga as bombas do compressor que não são necessárias e ajusta automaticamente as configurações de pressão. Isso economiza eletricidade por não produzir ar indesejado e aumenta a vida útil da máquina.
CONTRAS
- Difícil de consertar: a maior desvantagem do compressor scroll é que ele não é facilmente reparável. O projeto complexo dificulta a inspeção e a limpeza. Um dos scrolls interligados é fixo e não pode ser desmontado.
- Altos custos de fabricação: a fabricação de compressores scroll envolve maquinário de ponta e tecnologia de montagem com centralização precisa, o que aumenta o custo de fabricação e, consequentemente, o preço.
- Vazamento de gás: uma certa folga é mantida deliberadamente entre os componentes móveis e não móveis para obter a vedação. Isso leva ao vazamento de gás, o que impede que o compressor scroll atinja uma taxa de compressão maior, contribui para o consumo desnecessário de energia e afeta negativamente o sistema do compressor de ar a longo prazo.
- Acessórios adicionais necessários: embora os compressores scroll gerenciem melhor os líquidos em comparação com outros sistemas de compressores de ar, eles ainda precisam de acessórios adicionais, como aquecedores de cárter e acumuladores da linha de sucção para maior proteção, o que aumenta o custo de compra.
PRÓS
- Suporta condições climáticas extremas: os compressores de parafuso rotativo, suportam condições climáticas extremas, tanto altas quanto baixas. Eles funcionam até mesmo onde outros produtos químicos são proibidos para evitar situações perigosas.
- Menos componentes: ao contrário de outros compressores, os compressores de parafuso rotativo são compostos por 70% menos componentes, o que facilita o procedimento de manutenção e reduz os custos de manutenção.
- Operação silenciosa: apesar do enorme fluxo de ar, os compressores de parafuso rotativo produzem menos ruído, graças às tecnologias de amortecimento de ruído incorporadas a eles, o que garante um ambiente de trabalho silencioso.
- Menos produção de calor: os compressores de parafuso rotativo produzem menos calor, contribuindo para a longevidade do sistema. Eles também utilizam menos óleo, garantindo óleo suficiente para a câmara de compressão para resfriar a máquina, lubrificar as peças móveis, vedar e dissipar o ruído.
CONTRAS
- Alto custo inicial: uma das desvantagens mais significativas dos compressores de ar de parafuso rotativo é seu alto preço. Embora o alto custo justifique a eficiência e a longa vida útil, várias empresas têm dificuldades para conseguir os fundos, especialmente durante a etapa inicial.
- Requer Manutenção especializada: ao contrário de outros compressores de ar, a manutenção do compressor de parafuso rotativo não pode ser feita por técnicos comuns. É necessário um nível mais alto de habilidade e compreensão para realizar a manutenção e o serviço de compressores de parafuso rotativo devido a seus sistemas e componentes complexos.
Agora que já entendemos a diferença entre compressores scroll e rotativos, é hora de descobrir quais são os melhores para o setor.
Os compressores de parafuso são altamente recomendados para aplicações industriais pesadas no setor de fabricação. Indústrias como a automotiva, cervejeira, embalagens de alimentos, aeroespacial e construção costumam utilizar compressores de parafuso. Nesses setores, é necessário que os sistemas de compressores funcionem continuamente por várias horas, o que torna o compressor de parafuso a opção perfeita, pois ele suporta o uso contínuo sem superaquecimento.
Poe outro lado, um compressor scroll é a escolha ideal para ambientes internos em que o ruído elevado é um problema. Por exemplo, em instalações médicas e laboratórios, os compressores scroll funcionam melhor devido à sua natureza mais silenciosa. Os compressores scroll também são preferidos em sistemas residenciais de ar-condicionado e sistemas médicos HVAC.
Compre compressores de parafuso e scroll na Atlas Copco
Na Atlas Copco, fornecemos uma gama abrangente de compressores de parafuso e scroll que reduzirão os custos operacionais e aumentarão o tempo de atividade!
Se você ainda tiver dificuldade para decidir qual compressor de ar funcionará melhor em suas instalações, entre em contato conosco.