29 de Abril de 2024
Num compressor de ar, muitos componentes de alta qualidade trabalham em conjunto para fornecer gás ou ar comprimido de forma eficiente e fiável. No entanto, um componente pode reivindicar o título de mais importante: o elemento de compressão do compressor. Isso leva-nos a uma pergunta relevante: o que acontece se o elemento de compressão sofrer desgaste ou danos? Pode ser substituído, recondicionado ou reparado?
Por que razão o elemento de compressão do compressor é ainda mais importante do que os outros componentes?
Os elementos de compressão são de diferentes tipos, dependendo da tecnologia e do princípio físico. Os dois principais princípios de compressão são: deslocamento positivo e compressão dinâmica. O deslocamento positivo refere-se à compressão através da redução do volume de ar. As tecnologias que utilizam este princípio são os pistões, as espirais e os rotores de parafuso ou dentados.A compressão dinâmica utiliza tecnologia centrífuga – ou turbo – para comprimir ar ou gás alterando a sua velocidade.
A seleção do princípio de compressão e da tecnologia mais adequados depende da quantidade de ar (FAD) necessária, da pressão (bar) e da qualidade do ar necessária para o seu processo de produção. O tipo de compressor industrial mais comum é o compressor de parafuso rotativo, com injeção de óleo ou isento de óleo.
O que provoca a deterioração do elemento de compressão do compressor?
Todo o equipamento mecânico está sujeito a desgaste. Especialmente em aplicações exigentes ou condições de trabalho difíceis, como ambientes quentes, húmidos ou poeirentos, o desempenho do elemento de compressão pode diminuir ao longo do tempo.
Tolerâncias aumentadas ou irregulares, um revestimento danificado ou uma geometria degradada dos parafusos… Para compensar todo este desgaste, o compressor terá de trabalhar mais arduamente, o que fará com que consuma mais energia.
Para evitar custos de energia excessivos e a probabilidade crescente de uma avaria, é hora de agir.
Posso reparar o elemento compressor?
O restauro do elemento de compressão requer processos e ferramentas específicos que apenas estão disponíveis para o fabricante do equipamento. O revestimento dos rotores é uma tecnologia basilar e, quando o revestimento de Teflon está gasto, substituí-lo por um novo elemento é o melhor a fazer.
Abrir e voltar a montar um elemento de compressão sem conhecimentos aprofundados resultará, quase certamente, num maior consumo de energia, numa vida útil mais curta e na contaminação do ar comprimido com óleo.
É possível substituir o elemento de compressão em vez de comprar um compressor novo?
Todos os tipos de elementos podem ser substituídos. O
Todos os tipos de elementos podem ser substituídos. O programa Element Xchange da Atlas Copco dá-lhe acesso à mais recente tecnologia de elemento de compressão para restaurar e, possivelmente, melhorar o desempenho original do seu compressor.
Ao contrário dos elementos de compressão de origem genérica, o programa Xchange assegura que o novo "coração" do seu compressor é corretamente dimensionado e compatível com o resto do equipamento. O novo elemento de compressão será igual ao original em todos os detalhes.
Ao evitar a necessidade de eliminar um compressor ainda em bom estado, o programa Xchange disponibiliza-lhe uma solução sustentável para o manter em funcionamento.
O recondicionamento pela Atlas Copco é uma opção?
O recondicionamento é disponibilizado para todos os elementos de compressão de compressores de parafuso rotativo com injeção de óleo, a um preço competitivo e com prazos curtos.
Os nossos centros de recondicionamento dedicados aplicam os mais elevados padrões de fabrico, com controlos rigorosos para garantir a fiabilidade e a eficiência energética que subscreveu aquando da compra do seu compressor.
O programa de recondicionamento disponibiliza-lhe a opção de poupar tempo ao trocar o seu elemento de compressão por um recondicionado. Enquanto o seu elemento antigo é enviado para um dos nossos centros de recondicionamento, recebe imediatamente um substituto adequado.