Utilizações de dióxido de carbono em aplicações industriais
Reduza o seu impacto ambiental e poupe dinheiro
O nosso cliente italiano utiliza CO2 para controlar pragas de insetos no seu processo de produção para assegurar a segurança e a qualidade do arroz. No final do processo, em vez de ser libertado na atmosfera, o CO2 é recuperado até 80%
Selecionar o compressor de dióxido de carbono correto
Leia mais sobre CO2 clicando nos artigos abaixo
Utilizar CO2, ajudar o ambiente e os seus resultados
Existe sempre uma dimensão acrescentada no que diz respeito à utilização de CO2. Porque, ao contrário do ar comprimido ou de outros casos industriais como o azoto ou o oxigénio, o potencial impacto no ambiente tem de ser sempre tido em conta em termos de emissões de CO2.
É por isso que a origem do CO2 desempenha um papel importante, bem como o que acontece ao dióxido de carbono depois de ter cumprido o seu objetivo.
O que qualquer utilizador de dióxido de carbono deve evitar, se possível, é produzir CO2 para a aplicação e, em seguida, simplesmente libertá-lo para a atmosfera.
Felizmente, existem tecnologias disponíveis que tornam isto desnecessário, como reutilizar ou recolher CO2.
Melhor ainda, embora a libertação de dióxido de carbono para a atmosfera seja cada vez mais punida pelos governos que tentam travar os efeitos das alterações climáticas, por exemplo, através de impostos e multas, as tecnologias mencionadas acima são frequentemente incentivadas.
É por isso que a recolha de carbono encontra-se em crescimento em termos de popularidade. Esta tecnologia não só impede que o CO2 seja libertado para a atmosfera, como também permite que as empresas façam a sua parte para proteger o ambiente, sendo também uma opção atrativa a nível financeiro.
Quão atrativa? Em muitos casos, todo o retorno do investimento em equipamento de recolha de carbono provém de impostos reduzidos. Além disso, qualquer CO2 que não seja reutilizado pode ser armazenado ou vendido.
Finalmente, num mundo em que os clientes estão cada vez mais conscientes em termos ambientais e a sustentabilidade é um dos principais argumentos de venda, a recolha de carbono também permite às empresas reforçar a sua imagem como uma empresa ecológica que se preocupa com o mundo que partilhamos e que faz a sua parte para o preservar.