O futuro da indústria eletrónica
Tendências da indústria de semicondutores
Os semicondutores são essenciais para o futuro da indústria eletrónica. Os setores automóvel e das comunicações sem fios são a chave para o crescimento e a inovação. A indústria eletrónica também desempenha um papel importante em tudo o que esteja relacionado com a "Internet das coisas", a computação em nuvem e a inteligência artificial, ou praticamente qualquer tipo de eletrónica de consumo. Consultar as tendências da indústria eletrónica ajuda a manter-se a par dos mais recentes desenvolvimentos.
A indústria de semicondutores atual e do futuro
Embora o futuro da indústria eletrónica seja promissor, estes avanços não irão abrandar em breve. Novas melhorias irão transformar ainda mais a indústria eletrónica.
As tendências macroeconómicas influenciam também o crescimento do setor.
A indústria sofreu um declínio após a bolha da Internet ter rebentado – a Grande Recessão – e após a recente pandemia, juntamente com as questões da cadeia de fornecimento. O motivo é que as inovações e os processos de fabrico requerem grandes investimentos e, durante as quedas económicas, as partes interessadas estão mais relutantes em fazê-lo. Por conseguinte, a perspetiva da indústria eletrónica está, em parte, ligada a grandes acontecimentos.
O que reserva o futuro da indústria eletrónica
Os chips semicondutores são o principal impulsionador dos avanços tecnológicos há décadas. Sem estes, muitas das tecnologias que utilizamos hoje não teriam sido possíveis.
Os semicondutores são essenciais para automóveis, telemóveis, computadores e muitos outros dispositivos funcionarem corretamente.
Não há razão para acreditar que isto irá mudar com a computação quântica, IA e tecnologia 6G. Na verdade, todas estas áreas serão impulsionadores significativos para o grande crescimento, ao mesmo tempo que impulsionam inovações revolucionárias.
Analisemos o futuro da eletrónica e de que forma este influencia as tendências futuras dos semicondutores.
Diferentes setores e o papel dos semicondutores
As alterações climáticas são o maior desafio da humanidade. Para resolver este problema, é necessário que se concentre na sustentabilidade e nas fontes de energia renováveis. Isto não seria possível sem chips semicondutores.
As turbinas eólicas e os sistemas fotovoltaicos são essenciais para processos como conversão de energia e armazenamento de energia. Além disso, os semicondutores desempenham um papel importante nas tecnologias de controlo inteligente que operam equipamento industrial de forma mais eficiente.
Inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática (ML)
Computação quântica
Eletrónica de consumo
- Com velocidades sem precedentes, a tecnologia 5G já transformou as comunicações sem fios. Além disso, aumentou a fasquia em termos de conetividade e baixa latência. Contudo, para aproveitar ao máximo todas as possibilidades do 5G, são necessários chips semicondutores. Estes ajudam com a filtragem espacial e o tipo de otimização de rede necessário para permitir conetividade contínua. Em alguns anos, os semicondutores terão de ir mais além para suportar a tecnologia 6G quando esta for introduzida.
- Os automóveis atravessam uma transformação que já não se verifica desde que passamos de cavalos e carrinhos para veículos alimentados a combustível. Agora, o seu futuro é elétrico e de autocondução. Isto requer chips especiais para automóveis que possam garantir que os automóveis do futuro são capazes de lidar com estes desafios. Afinal de contas, as expectativas são elevadas. Os semicondutores para automóveis têm de cumprir padrões elevados para serem inteligentes, eficientes e seguros para veículos de condução autónoma e para os passageiros e peões. Tal como se verifica, atualmente são necessários semicondutores mais do que nunca. No entanto, desempenharão um papel ainda mais importante no futuro. É por este motivo que o futuro da indústria eletrónica é mais promissor do que nunca.